O melhor do Faial

Mariana Soares / Atualizado a
Ilha do Faial, Açores

O Faial é, com toda a certeza, uma das ilhas mais bonitas dos Açores!

A sua principal cidade, a Horta, repousa parcialmente em várias colinas com vista para um belo porto, enquanto o interior revela paisagens vulcânicas de tal forma que fazem parecer que aterramos na Lua

A ilha do Faial, localizada no grupo central do arquipélago dos Açores, está repleta de belas paisagens, atrações únicas, trilhos para caminhadas fantásticas e um centro da cidade animado. Nesse sentido, quer esteja a visitar a ilha do Faial como uma escapadinha de dois ou três dias ou quer fique por lá por mais alguns dias, há muito para ver e explorar. Quer saber o que? Venha connosco e conheça o melhor do Faial!

Vista do Monte da Guia

No topo do Monte da Guia, estamos perante um antigo vulcão de origem marítima que se juntou à ilha do Faial. Serve de miradouro de excelência para a cidade da Horta, bem como para a maravilhosa praia do Porto Pim. Aqui, também poderá encontrar a Ermida da Nossa Senhora da Guia e, do seu miradouro, observar nitidamente parte da bela costa da Horta.

Caldeira do Cabeço Gordo

caldeira do cabelo gordo

Ao chegar à Caldeira do Cabeço Gordo, será logo impactado pela imensa cratera da caldeira! Situado na zona central da ilha, este é o ponto mais elevado da mesma, com cerca de 1043 metros de altitude. Devido à sua altitude, é possível avistar as ilhas do Pico, São Jorge, Graciosa e também toda a ilha do Faial. No meio da Caldeira há um lago e o pequeno cone vulcânico, cercado pela primitiva floresta laurissilva.

Vulcão dos Capelinhos, Farol da Ponta dos Capelinhos e o Centro de Interpretação

vulcão dos capelinhos

Imagine visitar um testemunho de uma erupção vulcânica! Incrível não é? Aqui poderá visitar as “cicatrizes” deixadas pela última erupção ocorrida no Faial, que permitiu que o território da ilha aumentasse. No entanto, esta área, de solo cinzento, apresenta já algum crescimento de vegetação. Além disso, poderá subir ao Farol dos Capelinhos – que se manteve intacto – e ainda visitar o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, onde poderá compreender melhor a erupção e ainda ver filmes e exposições sobre os Açores, sobre a história dos faróis e sobre a formação do arquipélago.

Marina da Horta e as cores das gravações dos velejadores para dar boa sorte

o melhor do faial, marina da horta

Com 36 anos, esta marina é uma das mais movimentadas do mundo, principalmente, por iatistas e aventureiros. À sua volta, paira a tradição desses mesmos velejadores deixarem uma pintura alusiva à sua embarcação nas paredes da marina, tornando-a surpreendentemente única. Reza a lenda que essa pintura trará proteção divina à embarcação na viagem de retorno. Seja como for, todas estas pinturas dão à marina uma estética ainda mais especial e a Baía da Horta, local onde esta marina está localizada, é a segunda baía Portuguesa a integrar o “Clube das Mais Belas Baías do Mundo”.

Bar Peter’s, um dos mais icónicos dos Açores

O melhor do Faial, bar peters

Quem nunca ouviu falar no Bar Peter’s? Se é um apaixonado por embarcações, decerto que reconhece o nome. Se nunca ouviu, é hora de dar por lá um saltinho! Afinal, este é um famoso e imperdível café no mundo dos velejadores. Inaugurado em 1918, no Faial, conta com décadas de história e no seu interior, encontrará imensas bandeiras de várias partes do mundo, deixadas pelos imensos velejadores que por lá passam. Além disso, por cima do café, está situado o Museu do Scrimshaw, que reúne uma vasta coleção de peças de ossos e dentes de baleia esculpidas e gravadas e que merece uma visita.

Fábrica da Baleia de Porto Pim

Se gosta de vida marinha, este museu é imperdível! Em primeiro lugar, a exposição da Fábrica da Baleia de Porto Pim conta praticamente com toda a sua maquinaria original. Nesta fábrica podemos ver os vários espaços onde decorriam as várias fases do processamento integral do cachalote para obtenção dos subprodutos comerciais como óleo de toucinho e aproveitamentos, farinhas de carne, ossos e sangue. Em segundo lugar, encontrará também uma sala dedicada à morfologia e comportamento do cachalote com um esqueleto verdadeiro de uma fêmea desta espécie.

A ilha do Faial tem ainda muito mais para descobrir! Não faltam atrações, vistas de cortar a respiração e uma ótima gastronomia para o surpreender. Além disso tudo, não se esqueça: está a pisar parte da história da nossa natureza.

Por isso, nada de ficar só a imaginar. Está na altura de fazer as malas e marcar uma viagem para descobrir todo o encanto do Faial.