TopViagens – Viajar é o melhor destino

O melhor do Faial

Ilha do Faial, Açores

O Faial é, com toda a certeza, uma das ilhas mais bonitas dos Açores!

A sua principal cidade, a Horta, repousa parcialmente em várias colinas com vista para um belo porto, enquanto o interior revela paisagens vulcânicas de tal forma que fazem parecer que aterramos na Lua

A ilha do Faial, localizada no grupo central do arquipélago dos Açores, está repleta de belas paisagens, atrações únicas, trilhos para caminhadas fantásticas e um centro da cidade animado. Nesse sentido, quer esteja a visitar a ilha do Faial como uma escapadinha de dois ou três dias ou quer fique por lá por mais alguns dias, há muito para ver e explorar. Quer saber o que? Venha connosco e conheça o melhor do Faial!

Vista do Monte da Guia

No topo do Monte da Guia, estamos perante um antigo vulcão de origem marítima que se juntou à ilha do Faial. Serve de miradouro de excelência para a cidade da Horta, bem como para a maravilhosa praia do Porto Pim. Aqui, também poderá encontrar a Ermida da Nossa Senhora da Guia e, do seu miradouro, observar nitidamente parte da bela costa da Horta.

Caldeira do Cabeço Gordo

Ao chegar à Caldeira do Cabeço Gordo, será logo impactado pela imensa cratera da caldeira! Situado na zona central da ilha, este é o ponto mais elevado da mesma, com cerca de 1043 metros de altitude. Devido à sua altitude, é possível avistar as ilhas do Pico, São Jorge, Graciosa e também toda a ilha do Faial. No meio da Caldeira há um lago e o pequeno cone vulcânico, cercado pela primitiva floresta laurissilva.

Vulcão dos Capelinhos, Farol da Ponta dos Capelinhos e o Centro de Interpretação

Imagine visitar um testemunho de uma erupção vulcânica! Incrível não é? Aqui poderá visitar as “cicatrizes” deixadas pela última erupção ocorrida no Faial, que permitiu que o território da ilha aumentasse. No entanto, esta área, de solo cinzento, apresenta já algum crescimento de vegetação. Além disso, poderá subir ao Farol dos Capelinhos – que se manteve intacto – e ainda visitar o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, onde poderá compreender melhor a erupção e ainda ver filmes e exposições sobre os Açores, sobre a história dos faróis e sobre a formação do arquipélago.

Marina da Horta e as cores das gravações dos velejadores para dar boa sorte

Com 36 anos, esta marina é uma das mais movimentadas do mundo, principalmente, por iatistas e aventureiros. À sua volta, paira a tradição desses mesmos velejadores deixarem uma pintura alusiva à sua embarcação nas paredes da marina, tornando-a surpreendentemente única. Reza a lenda que essa pintura trará proteção divina à embarcação na viagem de retorno. Seja como for, todas estas pinturas dão à marina uma estética ainda mais especial e a Baía da Horta, local onde esta marina está localizada, é a segunda baía Portuguesa a integrar o “Clube das Mais Belas Baías do Mundo”.

Bar Peter’s, um dos mais icónicos dos Açores

Quem nunca ouviu falar no Bar Peter’s? Se é um apaixonado por embarcações, decerto que reconhece o nome. Se nunca ouviu, é hora de dar por lá um saltinho! Afinal, este é um famoso e imperdível café no mundo dos velejadores. Inaugurado em 1918, no Faial, conta com décadas de história e no seu interior, encontrará imensas bandeiras de várias partes do mundo, deixadas pelos imensos velejadores que por lá passam. Além disso, por cima do café, está situado o Museu do Scrimshaw, que reúne uma vasta coleção de peças de ossos e dentes de baleia esculpidas e gravadas e que merece uma visita.

Fábrica da Baleia de Porto Pim

Se gosta de vida marinha, este museu é imperdível! Em primeiro lugar, a exposição da Fábrica da Baleia de Porto Pim conta praticamente com toda a sua maquinaria original. Nesta fábrica podemos ver os vários espaços onde decorriam as várias fases do processamento integral do cachalote para obtenção dos subprodutos comerciais como óleo de toucinho e aproveitamentos, farinhas de carne, ossos e sangue. Em segundo lugar, encontrará também uma sala dedicada à morfologia e comportamento do cachalote com um esqueleto verdadeiro de uma fêmea desta espécie.

A ilha do Faial tem ainda muito mais para descobrir! Não faltam atrações, vistas de cortar a respiração e uma ótima gastronomia para o surpreender. Além disso tudo, não se esqueça: está a pisar parte da história da nossa natureza.

Por isso, nada de ficar só a imaginar. Está na altura de fazer as malas e marcar uma viagem para descobrir todo o encanto do Faial.

Exit mobile version