Volta ao Mundo por Pedro Guerra – Parte II – Dias 22 a 27 Kilimanjaro – Kenya & Tanzânia

Pedro Guerra / Atualizado a
Kilimanjaro

Acordo às 5 da manhã! Ainda não há luz. Não está frio, mas está fresco. O meu bungalow fica descaradamente virado para o Kilimanjaro. Saio e sento-me no parapeito de madeira. Limito-me a ouvir. Em silêncio. Natureza em estado puro. O sol vai perdendo a timidez. Aparece do lado esquerdo. Começa aos poucos a iluminar o topo do Kilimanjaro. Ainda há neve lá em cima! Ouço melodias dos mais variados animais. Pássaros de todas as espécies e cores. Vejo elefantes. Girafas em pares. Os babuínos são presença habitual. As zebras aparecem mais pela tarde. Os leões preferem a noite. As gazelas… essas estão ligadas à corrente 24 sobre 24 horas!

safari

Saio para o safari. Faço parelha com um casal de holandeses que vivem no Kenya e trabalham no Oil and Gas. Procuramos os big five. 4 em 5 já estão. Falta o leopardo. Dos animais para as histórias de vida. Do passado para o presente e deste para o futuro. Empatia máxima e dois amigos para a vida. É assim quando te permites dar aos outros.

safari

Outro dia. Outra madrugada. Outro desafio. Fiz uns contactos de véspera e consegui arranjar um guia para subir comigo uma parte do Kilimanjaro. Um Maasai, que ainda vive com absoluto rigor todas as tradições da tribo. Laracha, de seu nome. 1.90m. Veste de vermelho. É a cor oficial da tribo. (Tentei sem sucesso alterar a vestimenta para verde!) Não tem medo de leões. Cresceu a olhá-los de frente. Conhece como ninguém o Kilimanjaro e toda a selva envolvente. “Não tenhas medo, eu protejo-te. Levo-te e trago-te inteiro”, disse-me à partida, enquanto tomávamos o pequeno almoço… Leite e sangue tirado diretamente da veia vaca! Sim… tasty!!

Kilimanjaro

Caminhámos durante horas. Subimos vales. Trepámos pedras. Seguimos girafas. Escondemo-nos de hienas. Observámos famílias de elefantes. Admirámos cada recorte do Kilimanjaro! Cada paisagem. À medida que se sobe a vegetação densa dá lugar a formações rochosas. Conversámos sobre a vida. Costumes. Tradições. Crenças. Concordámos em discordar.

Kilimanjaro

Kilimanjaro. Montanhas de memórias.

Meu guia. Meu protector. Meu amigo.

Asante sana!! 🤜🏻🤛🏻

Idealizei. Realizei. É assim que funciono.

Ps: São precisos 5 dias para subir ao topo do Kilimanjaro e a temperatura acima dos 4000 metros pode chegar aos -20. Por questões de tempo e logística não achei que fosse apropriado fazê-lo nesta viagem. Irei voltar especificamente para o fazer. Fica desde já feito o convite a quem se quiser juntar a mim…

Ps2: o próximo destino partilha a coincidência de estar também em cima da fronteira entre dois países. Literalmente. Cai de um lado e cai do outro. Rumarei ainda mais a sul e apesar do sol e céu azul que me espera é bem provável que fique encharcado! Too easy, right?!?