Praias secretas na Europa

Mariana Soares / Atualizado a

Quem não adora um bom dia de praia? Sol, mar, areia, descanso! Estes são os motivos que nos fazem ansiar o verão e nos faz desfrutar desta rotina incrível que esta estação nos traz. Melhor do que excelentes praias com água temperada e um ar de paraíso é a tranquilidade e a paz de certas praias. Fique connosco e conheça praias secretas na Europa.

Praias secretas na Europa

Se gosta de praias calmas e longe de multidões fomos em busca de praias menos conhecidas que são autênticos tesouros bem guardados da Europa, e que podemos dizer até praias secretas de sonho na Europa.

Vale das Borboletas (Turquia)

Vale das Borboletas (Turquia)

Se procura uma praia longe de tudo, a costa da Turquia é o destino ideal.

Só acessível de barco, esta é uma das mais bonitas praias desta costa – a praia do Vale das Borboletas (por ser lar de + de 80 espécies de borboletas). Num vale entre montanhas rochosas e pinheiros, encontra esta praia com um mar azul e cristalino. É um local onde pode sentir o espírito livre da Natureza e ainda abrir o seu. Assim, poderá vivenciar a cultura e tradição hippie com música acústica, yoga e ainda comer um bom peixe, num pequeno restaurante onde é incentivado a lavar os seus próprios pratos.

Kabak (Turquia)

Kabak (Turquia)

Nas imediações de Ölüdeniz (Turquia), a praia de Kabak pode ser traduzida numa esplêndida obra de arte onde a areia branca e a água azul turquesa conferem uma sensação de paz! Envolvida por uma floresta de pinheiros, a baía é frequentada por aqueles que chegam de barco mas principalmente por aventureiros que gostam de partir rumo à descoberta de mochila às costas, por incríveis trilhos.

A atmosfera mágica e característica farão valer a pena todo o esforço.

Baía dei Turchi (Itália)

Baía dei Turchi (Itália)

Se está de férias em Itália à procura de natureza, mar, sol e lugares encantadores com um toque de elegância não pode perder este tesouro! A Baía dei Truchi é uma baía de águas cristalinas pouco explorada na zona de Puglia.

Com um peso histórico grande e lendas maravilhosas, esta praia tornarão as suas férias no mediterrâneo memoráveis. Conte com pouca gente, silencio e um clima quente.

Santa Maria Navarrese (Sardenha – Itália)

Santa Maria Navarrese (Sardenha - Itália)

Ao chegar a Santa Maria Navarrese (Sardenha – Itália) encontrará um romance a pairar no ar. A costa é cercada por águas azul turquesa, com uma vista que convida todos os casais apaixonados a contemplarem os barcos à vela no mar. A natureza selvagem que cobre esta região, oferece um clima fresco repleto de carvalhos, zimbro e pinheiros às falésias que se erguem sobre a água. Poderá também estar em contacto com espécies como falcões, águias e gaivotas.

Um segredo acidentado bem escondido em Sardenha.

Epanomi (Grécia)

Epanomi (Grécia)

E se lhe dissessem que teria a oportunidade de mergulhar em torno de um barco naufragado?
Na Grécia, perto da cidade de Tessalónica existe uma praia com uma vista do horizonte peculiar. Secreta e com as cores típicas das praias gregas, em Epanomi encontrará uma praia secreta com uma embarcação naufragada e plantada desde os anos 70 a poucos metros da costa.

As praias desta zona estão no seu estado mais puro de conservação mas sem qualquer vigilância.

Agali (Folegandros – Grécia)

Agali (Folegandros - Grécia)

Folegandros é uma ilha rochosa na Grécia e é uma das muitas ilhas gregas. A zona da praia de Agali, um dos tesouros de Folegandos, é repleta de ruas de paralelepípedos e de um ambiente balnear rochoso e rústico. Paisagens que parecem ter sido tiradas de um filme!

A título de curiosidade, esta região é apelidada pelos locais de “Terra do Ferro” devido à composição peculiar do solo.

Aiguafreda (Catalunha – Espanha)

Aiguafreda (Catalunha - Espanha)

Aiguafreda é uma pequena enseada a 10 minutos de Begu e próximo de Sa Tuna, na Catalunha (Espanha). Com um pequeno cais de barcos e locais amistosos, poderá fazer piqueniques enquanto aprecia a floresta.

Com todas as comodidades que possa imaginar para um bom momento de praia, em Aiguafreda poderá desfrutar da tranquilidade e do descanso numa praia pouco explorada.

Mas não é só no Sul da Europa que encontramos praias secretas. Para os que gostam de explorar o Norte da Europa, aqui também encontram autênticos tesouros.

Suurupi (Estónia)

Suurupi (Estónia)

Já visitou a gruta de Benagil no Algarve? Então temos um tesouro que tem tanto de secreto como de semelhante com a gruta de Benagil, mas este não fica em Portugal mas sim no Báltico (mais concretamente na Estónia).

O litoral da Estónia, principalmente na zona de Suurupi é repleto de cantos e recantos com esta gruta em forma de “C” que é uma beleza para amantes de fotografia. Depois de descer o penhasco poderá entrar dentro da “caverna” e observar o olho mágico. Esta é apelidada na Estónia por ‘praia secreta’.

Raudasandur (Islândia)

Raudasandur (Islândia)

Muito falamos da Islândia e do clima gelado mas desengane-se se pensa que este país é apenas gelo. Por norma as praias islandesas têm características escuras e ligadas ao tempo mais fechado que encontramos no céu. Mas em Rauðasandur – nas redondezas de Westfjords – é a exceção que foge à regra e presenteia-nos com uma vasta extensão em tons de terracota.

A praia é a personificação das cores primárias: os caminhos trilhados pelos desfiladeiros da água apresentam um tom de safira; a areia é amarela ou vermelha (depende se o tempo está mais enublado ou ensolarado). O verde pode até entrar nesta sintonia de cores, se as luzes do norte (auroras boreais) decidirem aparecer. Se avistar um traços de pretos, branco e laranja, não se admire, são os papagaios-do-mar a cumprimentá-lo!