Programa romântico a dois para fazer cá dentro

Top Atlântico / Atualizado a

Em Viana do Castelo, o romance anda no ar. Basta aproveitar um fim de semana ou feriado para escapar até uma das mais belas cidades do litoral português.

O QUE VISITAR

Entre monumentos, jardins e parques, praias atlânticas e praias fluviais, difícil será escolher o que visitar em apenas dois dias.

viana do castelo

No centro histórico da cidade, o património é enriquecido pela Matriz medieval ou os Antigos Paços do Concelho, que revelam o passado de Viana do Castelo. Há ruas e ruelas, edifícios e fachadas revestidas por painéis de azulejos. Dos principais monumentos da cidade, destacamos o Castelo de Santiago da Barra, a Ponte Eiffel e a Igreja de São Domingos.

No Monte de Santa Luzia tem uma vista panorâmica que tornará esta viagem ainda mais romântica. Daqui, vê-se o Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus além da deslumbrante paisagem natural que rodeia toda a cidade. Neste cenário estão incluídos outros espaços verdes, tais como o Jardim Público, o Jardim D. Fernando, o Parque da Cidade e o Parque Ecológico Urbano, entre outros.

Em pleno centro histórico, visitar o Museu do Traje é fazer um regresso às origens dos trajes à vianesa. Ficará a saber qual a importância das roupas, dos tecidos e dos padrões, além dos adereços como as jóias. Uma viagem no tempo que faz parte desta nossa tradição portuguesa.

No Museu das Artes Decorativas está em exibição um espólio de artes decorativas, em especial faiança e porcelana.

Um pouco longe dos monumentos e mais perto do mar, está o Porto de Mar, o Porto de Pesca e a Zona Ribeirinha de onde é feita a partida dos barcos de pesca. Atualmente, esta zona da avenida marginal ganhou uma nova dinâmica com obras de Fernando Távora e Siza Vieira, que merecem ser descobertas num passeio a dois.

Por fim, aproveite para entrar a bordo no Navio-Hospital Gil Eannes, construído em 1955 para apoiar a frota bacalhoeira portuguesa que partia para a Terra Nova e Gronelândia, o que fez orgulhosamente durante décadas. Hoje pode ser visitado no seu interior e vale muito a pena.

Navio-Hospital Gil Eannes
Navio-Hospital Gil Eannes

O QUE COMER

Em Viana do Castelo, a gastronomia está muito ligada à proximidade do mar e à atividade dos bacalhoeiros, pelo que é rica em pratos de peixe e em particular de bacalhau. Tudo sempre muito bem preparado e acompanhado de vinhos regionais.

ONDE DORMIR

Para um programa a dois em Viana do Castelo, a Casa Melo Alvim tem o ambiente perfeito e o tratamento Vip que merece. Este hotel está localizado na zona central da cidade, próximo de áreas comerciais e de uma grande oferta de restauração, além da praia a 5 km. No interior, todos os quartos são personalizados com cenários diferentes, decorados com mobiliário português.

Além da elegância e do conforto de um quatro estrelas, pode contar com todos os serviços de que precisará para tornar a sua noite realmente especial e perfeita.