Tailândia: O que não perder!

Mariana Soares / Atualizado a

A Tailândia é conhecida como a terra dos sorrisos, das torres douradas e dos templos. Um país onde as praias são tão brancas que iluminam tudo à volta. Tudo isto é tão verdade que deixa toda a gente que por lá passa diante de um dilema: com tantas coisas incríveis para ver e fazer, por onde começar?

Não se preocupe! Compilámos os sítios mais incríveis e imperdíveis da Tailândia especialmente para si!

1. Bangkok

Bangkok, apelidada de Cidade dos Anjos, é a capital da Tailândia e é uma das mais importantes cidades desta região. Devido ao seu desenvolvimento económico exponencial e à sua grande popularidade como destino turístico, tornou-se uma das cidades mais influentes e modernas do sudeste asiático.

Localizada nas margens do rio Chao Phraya, fez com que historicamente contasse com um vasto sistema de canais, levando Bangkok a ser chamada de Veneza do Leste ou a Veneza do Oriente. Em Bangkok, poderá percorrer as centenas de mercados (flutuantes ou em terra) que invadem a cidade, provar as suas picantes especialidades culinárias ou visitar alguns dos coloridos e brilhantes templos.

2. Parque Nacional Khao Yai

O primeiro parque nacional da Tailândia tem o pacote completo: montanhas, floresta, animais selvagens e exóticos, cascatas, lagos, entre muitas outras coisas. Com uma área de mais de 2.100 km quadrados, o extenso parque cobre quatro províncias da Tailândia. Quando estiver em Pak Chong, a maior cidade perto do parque, não deixe de visitar o mercado diário, onde a população local vende os seus produtos biológicos. A cerca de 15 km da cidade, encontrará o belo reservatório de água – Lam Takhong.

3. Parque Marinho Ko Tarutao

O Parque Nacional Marinho de Tarutao abrange uma área de 1.490 km quadrados no sul da Tailândia. O parque é composto por 51 ilhas em dois grupos; Grupo Tarutao a leste e Grupo Adang-Rawi a oeste. Contém três arquipélagos: o arquipélago de Tarutao, o arquipélago de Klang e o arquipélago de Adang. O nome Tarutao deriva de Pulau Tertua (significa “a ilha de antigamente”) que era o nome original da ilha principal.

À noite, é muito fácil encontrar cervos-rato ao longo da estrada, provavelmente uma das zonas onde encontrará mais animais desta espécie no país. Poderá também avistar outros mamíferos como, gatos de pesca, esquilos, macacos, entre outros.

4. Kanchanaburi

Kanchanaburi, é uma cidade histórica construída no século XVIII como defesa contra os invasores birmaneses. Poderá ver a icónica “Ponte sobre o Rio Kwai”, que foi construída para conectar Bangkok com a Birmânia, de comboio. Na área circundante poderá observar grandes plantações de bambu, que fornecem celulose para as fábricas de papel de Kanchanaburi. Nesta zona são também cultivados arroz e tabaco.

5. Região de Isaan

No extremo nordeste da Tailândia, podemos sentir a cultura Isaan a tomar lugar e o fluxo turístico a diminuir. Nesta zona, tomam vida as cidades simples e rurais, como Nong Khai, e outros lugares plantados às margens do rio Mekong. Aqui poderá conhecer uma perspectiva diferente da Tailândia enquanto passeia por jardins de esculturas excêntricos ou assiste a corridas de barcos no rio Mekong. É nesta região que poderá ver pinturas rupestres pré-históricas.

6. Railay na Ilha de Krabi

Já alguma vez ouviu falar de grandes escaladas na Tailândia?
Se é fã destas aventuras “Escalar em Krabi“, é uma das coisas a não perder neste país asiático. As falésias são de tirar o fôlego que se erguem sob as praias de Railay. Com dezenas de rotas fechadas para alpinistas, as falésias de Railay são uma das principais escolhas para uma boa dose de de adrenalina. A esta falésias, pode juntar uma cenário de areia branca com um mar turquesa e uma selva a decorar a paisagem.

7. Ilha de Phuket

Phuket é a porta de entrada para as praias do sul e um ponto de partida muito popular entre as famílias que visitam a Tailândia pela primeira vez. A comida é saborosa e apimentada, resorts mesmo em frente à praia com todo o conforto, as praias são completamente paradisíacas e há imensas atividades para os mais novos, como snorkeling.

8. Ko Pha-Ngan

A capital da festa da lua cheia da Tailândia é um lugar para aventuras que duram a noite toda e durante o dia são imensas as pessoas que descansam nas praias de areia fina. Pense em Ko Pha-Ngan como um género de “Ibiza da Ásia”, mas com cantos tranquilos, palmeiras altas e redes que balançam para preservar o clima da ilha tropical. De dia poderá experimentar ioga, meditação, trekking, mergulho e natação.

9. Ilha de Pai

Mesmo ao lado de Shan de Mianmar, Pai é uma ilha no sul da Tailândia onde encontramos pousadas, restaurantes e bares para exploradores de mochila às costas agrupados no fundo do vale, enquanto os pontos altos das montanhas guardam as fontes termais, cascatas na floresta e miradouros imperdíveis.

10. Ayuthaya

Ayuthaya foi há muito tempo uma grande cidade da Tailândia que recentemente foi eclipsada por outras cidades tailandesas, mas as suas relíquias da era de ouro estão espalhadas pelas suas ruas e recantos. Parte integrante do Patrimônio Mundial da Unesco, os templos e santuários – em ruínas – têm uma ligação histórica tailandesa forte. Nos arredores de Ayuthaya fica também o Bang Pa In Palace, a casa de verão dos reis da Tailândia.

Dê asas à sua imaginação e voe para a Tailândia! Conheça a beleza desta região e visite todos os lugares icónicos e imperdíveis do país asiático. A Top Atlântico acompanha-o em todos os momentos e ajudará a planear a sua viagem de sonho!