Top 10 turismos rurais para conhecer em Portugal

Top Atlântico / Atualizado a

Cá vamos nós, de norte a sul do país, a caminho do verão e das férias, das escapadinhas e dos fins de semana longe da cidade, geralmente equivalente a trabalho. Vamos com o sentido de experimentar viver dias de tranquilidade, no descanso, no ar puro e nas paisagens naturais do turismo rural que nos causam uma sensação de bem-estar. Sozinhos, a dois ou com toda a família. Fique a conhecer o nosso Top 10 turismos rurais para conhecer em Portugal.

turismos rurais para conhecer em Portugal

E se não formos nós, é sempre uma excelente oportunidade de presentear alguém que nos é muito especial com a oferta de uma ou mais noites, como no Dia da Mãe. Conheça o nosso Top 10 e desfrute de Portugal no seu melhor.

Herdade do Gizo | Cuba do Alentejo

Localizada perto de Cuba, no coração do Alentejo, a Herdade do Gizo é um típico monte alentejano apenas a cerca de 90 minutos de Lisboa.

Composto por 24 moradias tipo V2, V e V4, este condomínio tem todas as condições para desfrutarmos do campo em privacidade. Seja relaxar junto à piscina, caminhar pela herdade com mais de 100 hectares, fazer um passeio a cavalo no Centro Hípico ou jogar golfe.

Herdade da Matinha | Cercal do Alentejo

Na Herdade da Matinha, o lema é viver a vida com simplicidade. Em plena costa alentejana, na aldeia do Cercal, somos recebidos com um sorriso no rosto para então percebermos o que nos rodeia.

Uma paisagem composta por carvalhos antigos, quartos elegantes e confortáveis, um restaurante com especialidades locais preparadas com ingredientes orgânicos, pequeno-almoço caseiro, um parque infantil, possibilidade de fazer trecking, andar de bicicleta ou a cavalo, ficar na piscina ou ir à praia. Que mais é preciso para nos sentirmos em casa?

Herdade da Cortesia | Avis

Continuamos por terras alentejanas para apresentar a Herdade da Cortesia, um hotel de quatro estrelas localizado no distrito de Portalegre, nas margens da Barragem do Maranhão. O cenário ideal para relaxar e estar em permanente contacto com a natureza.

Aqui pode-se percorrer os vários trilhos pedestres, andar de bicicleta, usufruir do ginásio, ter aulas de equitação ou passear a cavalo pela herdade, andar de barco ou canoa, e ainda aventurar-se num romântico passeio de balão a dois.

Herdade da Malhadinha Nova | Albernoa

Em Albernoa, no Baixo Alentejo, encontramos a Malhadinha Nova Country House & Spa. Uma herdade familiar que é mais do que um hotel, mas sim uma viagem às tradições da agricultura com o cultivo das terras, da gastronomia com o restaurante e dos vinhos com a adega.

É um espaço vocacionado para proporcionar experiências e pensado para a família ou para quem planeie uns dias românticos.

Cerca Design House | Fundão

Apenas a quatro quilómetros do centro do Fundão, entre a Serra da Estrela e da Gardunha, está a Cerca Design House. Ideal para quem procura um ambiente descontraído e longe da vida citadina, onde o ar puro e as paisagens deslumbrantes nos fazem descobrir o verdadeiro prazer de viver dias incríveis neste refúgio.

Quinta de Casaldronho | Lamego

Localizada no centro da cidade de Lamego, mais precisamente nas margens do rio Douro, a Quinta de Casaldronho Wine Hotel combina a essência das tradições da região com uma decoração minimalista.

Além dos 20 quartos com vistas privilegiadas e equipados para proporcionar todo o conforto, tem uma piscina, estacionamento privado, o bar Vista Douro e o restaurante Egas Moniz, onde poderá fazer uma viagem à gastronomia típica, sempre na companhia de vinhos regionais.

Imani Country House | Évora

A Imani Country House encontra-se a 60 minutos de Lisboa e a 15 da cidade de Évora e foi construída numa colina na Quinta de Montemuro, onde existem antigos jardins centenários e bosques de cedros.

O cenário perfeito para todos os que procuram um ambiente mágico, principalmente para descansar durante alguns dias numa das regiões mais encantadoras do nosso país. Do património histórico e arqueológico, às adegas e produtores de vinho, passando pela pesca, observação de aves, caminhadas e passeios de bicicleta, tem muito por onde escolher para tornar a sua estadia inesquecível.

Monte do Zambujeiro | V. N. Milfontes

O Monte do Zambujeiro destingue-se pela sua localização, em Vila Nova de Milfontes, mas também pelas vistas para o rio Mira. Afinal, são 70 hectares de paisagens naturais, entre sobreiros e zambujeiros, além da proximidade às famosas praias da costa vicentina. Aqui, a tranquilidade e a simpatia parecem ser intermináveis, fazendo-nos sentir muito bem-vindos a este monte alentejano.

Qta. Nova de Nossa Sra. do Carmo | Covas do Douro

A norte, em Covas do Douro, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo oferece 11 quartos com vistas deslumbrantes.

Tem ainda um restaurante que privilegia as especialidades regionais, um bar vínico e uma adega subterrânea, além da sala de provas de vinho, um jardim de inverno e muito mais para descobrir numa vinda até aqui. Fazer enoturismo ganha todo um novo sentido neste fantástico hotel rural.

Casa do Terreiro do Poço | Borba

Terminamos este nosso Top 10 com a Casa do Terreiro do Poço, uma casa apalaçada do séc. XVII que pertence ao património local e vem referida no Inventário Artístico de Portugal pelas suas pinturas murais e frescos.

Oferece 13 quartos com varandas e terraços privados, várias salas e um pavilhão de apoio à piscina, para além do mais importante: a simpatia dos anfitriões Rita e João.