Top 5 cascatas naturais mais famosas de Portugal

Top Atlântico / Atualizado a

Portugal é conhecido pelo sol e pelas extensões de areia onde nos refrescamos nos dias de verão, mas as cascatas naturais revelam-se das melhores opções para quem aprecia paisagens verdejantes onde a água continua a ser o elemento comum.

cascatas naturais portugal

Se adora banhar-se em águas naturalmente transparentes, explorar lugares rodeados de vegetação com direito a piquenique, árvores e pássaros a cantarolar, as cascatas são o cenário idílico para si e este é o nosso Top 5.

1. Cascata do Arado, Gerês

Cascata do Arado, Gerês
Cascata do Arado, Gerês

Localizada na aldeia da Ermida e inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Cascata do Arado é uma das mais conhecidas no Gerês. Embora tenha um acesso algo desafiante, assim que lá chegar vai perceber que valeu a pena descobrir este curso de água de montanha a 900 metros de altitude. Sem dúvida, um recanto muito especial que tem de conhecer.

2. Cascata da Cabreia, Aveiro

Cascata da Cabreia, Aveiro
Cascata da Cabreia, Aveiro

Um pouco mais abaixo do Gerês, encontramos a Cascata da Cabreia com mais de 25 metros de altura em plena Serra da Cabreia. Com águas provenientes do Rio Mau, esta belíssima cascata encontra-se rodeada de vegetação densa, uma bacia fluvial e até mesmo uma zona com mesas e bancos para fazer o seu piquenique.

3. Cascata Fraga da Pena, Coimbra

Cascata Fraga da Pena, Coimbra
Cascata Fraga da Pena, Coimbra

Inserida na Serra do Açor, próximo da aldeia de Benfeita, a Cascata Fraga da Pena deslumbra-nos com os seus 20 metros de altura e as fantásticas paisagens em redor. Basta mencionar que se encontra num vale estreito onde se formam duas lagoas de autêntica beleza, onde predomina a tranquilidade.

4. Cascata do Pulo do Lobo, Beja

Cascata do Pulo do Lobo, Beja
Cascata do Pulo do Lobo, Beja

A Cascata do Pulo do Lobo situa-se em Mértola, no Parque Natural do Vale do Guadiana e região do Alto Alentejo. Considerada a maior cascata natural no sul do país, diz a lenda que as suas margens eram tão apertadas que até um lobo as atravessaria com um salto. Um local surpreendente para visitar, explorar e viver momentos únicos.

5. Cascata do Salto do Cabrito, Açores

Cascata do Salto do Cabrito, Açores
Cascata do Salto do Cabrito, Açores

No arquipélago dos Açores, mais precisamente na Ilha de S. Miguel, a Cascata do Salto do Cabrito encontra-se nas proximidades da Ribeira Grande e impacta qualquer visitante com os seus 40 metros de altura. Na verdade, é um conjunto de 20 quedas de águas cristalinas que convidam a um banho inesquecível. Pronto para se aventurar?