Turismo + Sustentável | Um Caminho Incontornável

Mariana Soares / Atualizado a

Junho é o mês de grandes comemorações. Entre muitas, celebra-se o Dia do Ambiente, o Dia dos Oceanos e a chegada da estação mais querida da maioria, o Verão. Mas é também em Junho que comemoramos um marco importante: O nascimento de um novo segmento de Viagens que pretende promover um Turismo mais Sustentável, a Top Atlântico + Planeta.

turismo sustentável

A Top Atlântico +PLANETA

O Turismo tem um papel determinante na questão da sustentabilidade, pelo que é imperativo iniciar um processo de transformação e melhoria nas Viagens que a marca Top Atlântico propõe aos Viajantes. Precisamos de um Planeta são para viver e para viajar.

A marca elegeu critérios de eleição e exclusão, inspirados naqueles definidos pelo Global Sustainable Tourism Council e que obedecem 3 fatores essenciais na Sustentabilidade Turística – Social, Cultural e Ambiental.

Os programas de Viagem + Sustentáveis, pretendem:

  • Privilegiar sempre o recurso a fornecedores locais que contratam trabalhadores locais, promovendo a economia dos lugares;
  • Incluir visitas aos mercados locais onde os viajantes possam fazer compras que alimentem e promovam os comerciantes e comunidades locais;
  • Incorporar componentes formativas e de sensibilização à preservação da natureza e das espécies;
  • Visitas a parques naturais, cujo preço da entrada contribui para projetos de conservação;
  • Visitas ou interação com as comunidades, participando em projetos que contribuam para o desenvolvimento local e ou ensinem os viajantes sobre a cultura e património a preservar.
passeios em família

Fique a conhecer as Escapadinhas onde ficará de mãos dadas com a natureza em Portugal, Expedições no nosso país e pelo mundo fora e programas de Voluntariado onde poderá ativamente ajudar quem mais precisa. Mais informações em: turismo-sustentavel.topatlantico.pt.

E para amostra, conheça algumas das nossas sugestões de programas divertidos e mais sustentáveis para umas férias em Portugal.

Trilhos Fluviais & Rio Vouga

Poço de Santiago

Neste programa de 3 dias poderá contemplar a natureza na sua forma mais pura iniciando partida em viatura própria em direção a Sever do Vouga, vila que é atravessada por rios e cascatas, sendo o Rio Vouga o mais emblemático e que divide transversalmente a vila. Neste primeiro dia dê passeio guiado de bicicleta pela Ecopista no Vouga em família, antiga linha ferroviária do Vale do Vouga. Atravessaremos os túneis ferroviários por onde outrora passava o “Vouguinha”, o emblemático comboio a vapor que atravessava o vale, bem como a Ponte do Poço de Santiago, o ícone da região e um símbolo da vila. No dia seguinte, esteja preparado para adrenalina. Comece a descida do Rio Vouga em canoas. Num ambiente de grande envolvente natural onde o percurso desenvolve-se por zonas de água calmas separadas por uma série de pequenos e divertidos rápidos. Finalmente, no último dia, aproveite o tempo livre no alojamento ou mergulho na Quinta do Barco, praia fluvial. Almoço livre e regresso a casa.​

Sagres & Barlavento Algarvio

golfinhos algarve

O Barlavento Algarvio é um cantinho a sul de Portugal com uma diversidade cultural, gastronómica, histórica e com comunidades únicas. A natureza e simplicidade desta zona eleva a qualidade de vida oferecendo verdadeiros tesouros por descobrir. Nesta escapadinha de 3 dias os seus 5 sentidos irão usufrir de experiências que só o melhor do Algarve nos dá.

Inicie a sua viagem por Lagos, Salema e Sagres onde poderá visitar o Farol e fazer um passeio pelos Passadiços da Ponta da Piedade, onde se assiste a um por do sol memorável. No 2º dia, terá oportunidade de observar Golfinhos e Aves Marinhas num belo passeio pela costa. Da parte da tarde conheça a Quinta de Produção de Vinhos Biológicos, as suas caves e adega. No 3º e último dia, a estrela será o percurso pedestre no Parque Natural onde partirá à descoberta da natureza e das paisagens de uma das costas mais bem preservadas da Europa.

Loriga & Serra da Estrela

serra da estrela

Se é fã de serra e montanha, esta escapadinha é ideal para si. No dia 1, será o dia de se acomodar no Chão do Rio Turismo de Aldeia. A primeira atividade será um passeio de bicicleta por Travancinha. Ao final da tarde relaxe com uma Terapia de Taças Tibetanas. No dia 2, vá preparado para uma caminhada pelo trilho Loriga/Torre. Irá subir à famosa Garganta de Loriga até à Torre – o ponto mais alto de Portugal Continental situado a 1993 metros de altitude. Após o trilho e um excelente Pic Nic, a próxima paragem é na Lagoa Comprida para praticar Stand up Paddle. No dia 3, experimente uma aula de Meditação, técnicas de automassagem e algumas técnicas de Pranayama (respiração yoguica).

Se gostou destes programas, não vai querer perder os restantes. Se quiser ir mais longe, fique atento aos programas das Expedições que tem datas marcadas e grupos restritos que permitirão usufruir em pleno de experiências que guardará para sempre nas suas memórias.

Este mês é uma boa oportunidade para refletir sobre os hábitos e optar por escolhas mais sustentáveis que respeitem o nosso ecossistema.