Verão: O que fazer em Portugal

Mariana Soares / Atualizado a

Antes de tudo, há que esclarecer uma coisa muito importante! Portugal é considerado, por muitos, um país pequeno mas é muito grande no que diz respeito à sua oferta de experiências e atividades de verão.

De norte a sul somos privilegiados com temperaturas quentes e locais completamente propícios a fazer certas coisas que só nos sabem bem nesta altura do ano.

verão em portugal

Para quem gosta de passar o verão à beira-mar

Imagine um dia de calor. O termómetro já aponta para mais de 30 graus e até já acordou a pedir um mergulho refrescante quer seja numa praia, piscina ou lagoa. Em Portugal, certamente não lhe faltam opções para partir rumo ao som das ondas ondas ou da água fresca das nascentes.

1. Aproveitar as piscinas naturais

Quer seja no continente ou nas ilhas, o nosso país é rico em piscinas naturais. Então, se preferir ficar pelo continente, conheça a Piscinas do Penedo Furado (Vila Real), Ribeira do Paul (Covilhã), Piscina Natural de Ançã (Cantanhede), Piscinas das Marés (Matosinhos).

Caso pretenda ir mais além na sua escapadinha, vá até às Ilhas dos Açores ou da Madeira e conheça lugares lindos. Nos Açores, conheça a Caloura banhada pelo Atlântico. Na Madeira, não fique diferente às piscinas de Porto Moniz, um dos pontos altos desta ilha.

2. Dias inteiros na praia

Ainda se lembra daquela memória de infância em que abríamos o guarda-sol na praia às oito da manhã e só o fechávamos às oito da noite? Diziam-nos que era para guardar o melhor lugar. Bem, não estavam enganados!

praia algarve

Se Portugal 943Km de costa, com praias magnificas, porque não passar um dia inteiro na praia. Se gosta de águas mais frescas, fique pelas praias do norte como, por exemplo, Praia de Moledo (Caminha), Cabedelo (Viana do Castelo) e Aver-o-mar (Póvoa de Varzim). Nestas praias não se esqueça de um protetor de vento, são típicas pela sua “Nortada”.

Se gosta de praias com grande areal, ainda que a água seja igualmente fria, vá mais para a zona centro. Conheça a Praia do Relógio (Figueira da Foz), Praia da Barra (Aveiro), Praia da Pederneira (Nazaré), mas não só. Por exemplo, na Ericeira também encontrará praias lindíssimas e com um mood surfista muito engraçado.

Se descer mais um pouco até ao sul, já encontra praias em tons de dourado com uma mistura de águas quentes de um azul inebriante. No Alentejo poderá conhecer a Praia da Comporta, Praia de Tróia ou Melides.

No Algarve, a água já aquece e pode ir a banhos sem se arrepiar. Conheça a Praia da Falésia, Praia dos Pescadores, Praia da Rocha e a Praia de Monte Gordo.

3. Costa Vicentina – road trip, praias e trilhos

Por falar em Alentejo, já pensou alguma vez em pegar numa mochila, no seu carro e conhecer a região alentejana pela costa?

verão costa vicentina

A Costa Vicentina, é considerada uma das costas mais bonitas da Europa. Nesta longa e extensa linha de areia não poderá perder, portanto, praias como São Torpes, Samoqueira, Ilha do Pessegueiro, Malhão, Odeceixe e Arrifana.

4. Passar o dia numa das praias fluviais

Pensar em praias fluviais é sempre uma dúvida, correto? Nunca sabemos bem se podemos considerar uma praia fluvial como uma praia – na nossa cabeça praia tem ondas, água salgada e muita areia – ou se simplesmente lhe chamamos rio.

verão praias fluviais

Hoje em dia, existem inúmeras praias fluviais que as únicas coisas que se diferenciam das praias de mar pelo facto de a água ser doce ao invés de salgada e ainda de não existir ondulação. E hoje já encontramos praias fluviais com areia, espreguiçadeiras, bares de praia, entre outros.

Entre tantas praias fluviais incríveis, destacamos a Praia Fluvial da Lombra (Gondomar), Praia Fluvial da Loriga (Seia), Lago Azul (Ferreira do Zêzere), Olhos de Água (Alcanena) e Praia Fluvial de Adaúfe (Braga).

5. Ir até às Berlengas

Em primeiro lugar, temos de o avisar de algo essencial: uma visita às Berlengas nunca se esquece!

Com uma estética praticamente intocada, as Berlengas oferecem-lhe um ambiente selvagem. Na viagem de barco desde Peniche para a ilha irá sentir que está a descobrir um tesouro quando começar a avistar ‘Terra’. Mas é quando chega realmente a terra firme que terá essa confirmação.

verão berlengas

Nas Berlengas, Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO desde 2011, poderá descansar no Carreiro do Mosteiro, faça mergulho, eleve a experiência e acampe no Parque de Campismo e conheça o Forte de São João Baptista.

Para quem gosta de passar o verão a explorar a natureza

Se a ideia das Berlengas – misturar Praia e Natureza – até lhe agrada, contudo é mais dado ao verde das serras, não se preocupe! Portugal tem um vasto ‘pulmão’ cheio de oxigénio e saúde para si.

6. Entranhar-se na Natureza

Estar em contacto com a natureza pode realmente curar a nossa alma. Com o verão a aquecer os dias, nada melhor do que entranhar-se na Natureza e aproveitar o bom clima e a facilidade de se deslocar nas serras, por exemplo.

O que fazer em Portugal no Verão

Faça turismo rural ou acampe no meio das árvores e em comunhão com os animais. Conheça as serras portuguesas onde poderá encontrar espécies raras de fauna e flora, lagoas e rios e, quem sabe, refrescar-se por entre o grande arvoredo do calor que já se faz sentir.

No projeto +Planeta da Top Atlântico poderá encontrar escapadinhas ideais no Douro, Foz Côa, Serra da Estrela, atividades no Rio Vouga, entre outros.

7. Caminhar pelos trilhos em Portugal

Se realmente gostar de explorar, Portugal tem uma infinidade de passadiços e trilhos nas serras e costa para serem feitos.

trilhos em Portugal

Por exemplo, experimente o Trilhos dos Pescadores (Costa Vicentina), os famosos Passadiços do Paiva (Arouca), Trilho das Fisgas do Ermelo (Mondim de Basto), Trilho do Vinho do Porto (Lamego). De Norte a Sul, uma variedade maravilhosa de alternativas.

8. Explorar aldeias históricas

Sugerimos que não passe deste verão sem conhecer as emblemáticas Aldeias Históricas portuguesas. Assim, conheça pitorescas ruas e as aldeias que decoram Portugal – são um must-see.

Aldeia do Piodão em Coimbra

Assim, passeie pelas ruas de Belmonte, berço de Pedro Álvares Cabral, com um património judaico forte. Tire fotografias à incrível Aldeia do Piodão (Arganil). Mais a sul, visite a Aldeia de Monsaraz (Alentejo).

Por fim, não descarte a ideia de passar o Verão em Portugal e aproveite já para traçar o seu “plano de festas”. Praia ou Natureza? Fica à sua escolha!