Experiências / Lifestyle

Viajar de comboio? Uma alternativa com futuro

Share this post

“Viagens e comboio” não são propriamente um tema novo. Nascido no século XIX, à boleia da Revolução Industrial, o comboio afirmou-se como o meio de transporte por excelência. Logo surgiram viagens incríveis, como o épico Transiberiano e o mágico Expresso do Oriente.

Com a evolução das viagens aéreas – e a natural redução do preço das mesmas – o comboio acabou por passar a alternativa secundária. No entanto, têm soprado ventos de mudança.

O comboio está de regresso. E a todo o vapor.

Sustentabilidade e Inovação lado a lado

A crise ambiental e a necessidade de reduzir a pegada ecológica têm feito o comboio surgir como uma séria alternativa. Menos poluente, e, em certos percursos, efetivamente mais rápido (não se esqueça do tempo de embarque, check-in, raio-X necessário no avião).

Simultaneamente, têm sido feitas diversas inovações nos comboios, como o aumento do número de ligações entre cidades, a velocidade dos próprios comboios – o mais rápido, o Shanghai maglev, atinge a velocidade máxima de (imagine-se) 431km/h – e, claro, um imenso investimento financeiro na ferrovia europeia.

Muito mais do que um meio de transporte

O comboio tem a capacidade fantástica de aliar velocidade (como um avião), paisagens fantásticas (como um carro), quartos (como um hotel), culminando com um saldo ambiental bastante favorável.

Passar várias horas (mesmo dias) neste transporte tem tudo para ser uma experiência memorável. Existem quartos com quatro camas o que dá a oportunidade dos pais viverem esta experiência com os filhos com todo o conforto.

A mais longa viagem de comboio começa em… Portugal

Se já chegou até aqui é porque andar de comboio é algo que lhe interessa. E se lhe dissermos que existe uma viagem que cruza meia Europa – França, Bélgica, Alemanha, Polónia, Bielorrússia, Rússia, entra na misteriosa Mongólia, rompe a China – até chegar ao local de destino, a 17.000 quilómetros de Portugal, o Vietname? Uma verdadeira epopeia sobre carris.

No TopViagens já viajámos por alguns dos mais bonitos percursos de comboio portugueses, já revelámos um segredo em África que vem a todo o vapor, e uma experiência a fazer uma vez na vida de comboio.

Caso queira saber mais fale diretamente com um dos nossos consultores especializados. Teremos todo o prazer em ajudá-lo no que precisar.

Brevemente, iremos desvendar muitas mais viagens de comboio que deve mesmo conhecer. Acompanha-nos?

Artigos relacionados