Viajar e fazer voluntariado

Mariana Soares / Atualizado a

Estamos a viver tempos que nos fazem refletir sobre os valores da humanidade. Ter empatia com o próximo torna-se uma prioridade e um antídoto contra o caos. Viajar pode significar isso mesmo, um terapia não só para quem viaja mas também para todas as pessoas que se cruzam no nosso caminho. Fazer uma escapadinha para praticar o bem, como o viajar e fazer voluntariado, parece-nos uma boa ideia, não é?

Viajar e fazer voluntariado

Nos últimos anos, o voluntariado em viagem cresceu de forma exponencial. A contribuição para com causas sociais podem não se traduzir numas férias paradisíacas, mas é uma troca de valores e aprendizagem que marcará, certamente, a nossa vida. Com isto trará consigo o melhor souvenir de uma viagem dedicada aos outros: o encontro de um propósito, de realidades diferentes e de uma experiência fora da sua zona de conforto.

A Top Atlântico + Planeta, tem ao seu dispor projetos de responsabilidade social desenvolvidos como complemento académico (escolar e universitário), mas abertos e adaptados a todas as idades. Pode encontrar programas nacionais e internacionais de voluntariado, de sentido comunitário, ecológico e humanista, com partilha de experiências únicas para um regresso a casa de coração cheio!

Em Portugal – Voluntariado Zona Oeste

Se gosta de aventura, cultura, conforto e um pouco de exercício este programa alia o melhor que a nossa Zona Oeste tem com o sentido de dever cumprido!

Estará em contacto com a terra e durante 7 dias poderá contribuir da melhor forma para o país com voluntariado na Quinta Biológica do Arneiro (em Mafra) com apanha de legumes e poderá também fazer recolha de resíduos na Praia de São Julião. Se nutre também de uma grande paixão por animais poderá participar em ações de voluntariado na Associação Mafra Intervenção e Resgate Animal.

O contributo não passará apenas pela fauna da região mas também pela flora. Poderá intervir na Tapada de Mafra com a manutenção e aprimoramento de zonas verdes e ajardinadas e manutenção de árvores de espécies florestais.

Aliado ao voluntariado tem também actividades de lazer das férias, como Arborismo e aulas de surf, na Praia da Ribeira.

Com alojamento incluído e refeições garantidas, durante 7 dias não terá que se preocupar com nada apenas com muita vontade de ajudar e estar próximo da natureza.

Lá Fora – Voluntariado no Nepal

Poderá também fazer uma experiência única fora do país e partir rumo ao Nepal para uma viagem de uma vida. Uma experiência única de voluntariado internacional, que integra componentes sociais, culturais e humanitárias, no seio de uma comunidade com características bem particulares. Este projeto apoia diretamente aldeias e bairros nepaleses com a reabilitação de casas, agricultura biológica e assistência paramédica, sem esquecer as raízes e a história do Nepal.

Parta para o Nepal e seja recebido pela apresentação das duas maiores religiões do Nepal: o Budismo (seguido essencialmente nas montanhas) e o Hinduísmo (com maior implantação nas cidades).

Aprenderá técnicas importantes junto das comunidades para garantir que as plantações de arroz estejam prontas a serem cultivadas o ano todo. Por falar em comunidade pode também contribuir na recuperação das casas da comunidade e prepara-las para a época das chuvas na zona de Kathmandu.

Aprenda a culinária típica desta região e participe em aulas de cozinha nepalesa com a agricultura local. Descontraia um pouco e faça rafting, parapente e dê uns toques num jogo de futebol!

Saia da sua zona de conforto e reserve já a sua viagem com a Top Atlântico + Planeta onde poderá viver a experiência da sua vida!