Volta ao Mundo por Pedro Guerra – Dias 28 a 31 – Zimbabwe 🇿🇼 Zambia 🇿🇲 Parte III

Pedro Guerra / Atualizado a

Parte III

Os dias passam. A energia esgota-se ao anoitecer. Carrega de noite. Tipo bateria de iPhone. Apanham-me no hotel às 7:30am. 30 minutos de percurso maioritariamente no meio da savana. Sou acompanhado por um guia e caminhamos durante mais 10m. São 10m de palestra. O Rei espera por nós e temos que saber como interagir com ele. Não é todos os dias que se interage com o Rei 👑!

1- Não olhes nos olhos
2- Não te aproximes de frente, sempre pelos lados
3- Não caminhes à frente, nunca dês as costas
4- Não toques na cabeça
5- Segura este Stick de madeira

Ouço com atenção. Interiorizo. Apreendo. Mete respeito, embora me sinta confortável, porque um verdadeiro leão reconhece sempre um seu semelhante. Saudações leoninas aos mais de 3,5 milhões de Sportinguistas! 💚🦁🙌

Como definir o momento em que vejo um leão e uma leoa, de dois anos, a caminhar na minha direcção? Desta vez não há jipe de safari. Não há barreira ou vedação. Eles estão ali… e vêm aí… Caminham seguros. Elegantes. Majestosos.

Durante mais de uma hora interagi com o Rei e respectiva Rainha. Aprendi e questionei. Adoro leões! Informei-me sobre o projecto de preservação da espécie. Os números são assustadores. Contribuí para a causa com orgulho e satisfação. Dentro de algumas semanas este casal de leões será reintegrado no habitat natural de forma totalmente independente. Outros se seguirão. Ainda bem!

“Por cada leão que cair, outro se levantará!”

Z & Z, para vocês duas palavras: Foi incrível!!

Chega ao fim a etapa africana desta terceira volta ao mundo. 11 dias e 4 países depois. Levo comigo todos os momentos. Todas as caras. Todas as conversas. Todos os cheiros. Toda a adrenalina!

África, bem-hajas! 🌍💚🤜🏻🤛🏻

Já passaram 31 dias desde que comecei. Um mês! 13 países! Depois de ter explorado o globo maioritariamente na longitude, é chegada a hora de apostar na latitude! Borá lá mudar de continente e apostar no jet lag.

O próximo destino é na Ásia. Nunca esteve no meu radar… puro clichê asiático, turístico e massificado… mas era a melhor ligação para ligar África à Ásia… e já que tenho que aterrar lá, porque não explorar e tirar conclusões com os próprios olhos?!

#voltaaomundo3 #Dinamarca #Islândia #Finlândia #Estónia #Letónia#Lituânia #Polónia #Hungria #Turquia #Quênia #Tanzânia