5 dicas para se proteger do sol numas férias no Algarve

Top Atlântico / Atualizado a

Ir até ao Algarve de férias é um clássico de verão para muitas famílias portuguesas e também alguns turistas que regressam, ano após ano. Na região sul do nosso país, os dias são preenchidos com passeios, boa gastronomia, excelentes praias e muita vitamina D proveniente do sol. Aqui ficam 5 dicas para se proteger do sol, enquanto se bronzeia.

dicas para se proteger do sol

1. Começar por hidratar a pele

Nas férias, a ideia é passar bons momentos na praia. A descontrair ao sol, a mergulhar na água, a fazer caminhadas à beira-mar, a brincar ou simplesmente a “trabalhar” para o bronze.

dicas para se proteger do sol

Porém, é importante preparar a sua pele para a exposição solar a que ficará sujeita durante dias e até semanas. Antes das idas à praia, experimente fazer uma esfoliação seguida da aplicação de um creme hidratante na cara e no corpo. Ao longo do dia, opte por comer frutos com mais água, como a melancia, e beba cerca de um litro e meio de água.

beba cerca de um litro e meio de água

2. Escolher o protetor solar ideal

O uso de um solar, além de indispensável para proteger a pele, é o seu maior aliado para um bronze saudável.

Escolher o protetor solar ideal

Se tiver a pele morena, pode usar um protetor com um FPS 30 ou menos, mas se a sua pele for muito clara, tiver sardas ou sinais, use FPS 50+. Para as crianças, o mínimo é FPS 50 e resistente à água, já que elas passam “horas” no mar ou na piscina. Em todos os casos, os solares devem oferecer proteção UVA e UVB.

mergulhar no mar

Quanto à textura, opte de acordo com o seu tipo de pele. Se for seca, o ideal será em forma de gel-creme ou fluído, por permitir maior hidratação. Se for oleosa, deverá ser matificante e sem óleo.

3. Saber como se proteger do sol

No verão, a altura mais crítica para estar na praia é entre as 11h30 e as 16h30, quando a incidência dos raios solares está no auge. Idealmente, vá após as 16h ou, caso queira desfrutar de um dia inteiro na praia, use um guarda-sol para ter acesso a sombra sempre que precisar.

Saber como se proteger do sol

Reforce a sua proteção com o uso de um chapéu na cabeça e óculos escuros, além do recurso a roupas leves.

dicas para se proteger do sol

Se levar as crianças, então recomenda-se que as proteja do calor intenso que se faz sentir nas horas críticas e que pode provocar desidratação.

Dado que os protetores solares podem demorar cerca de 30 minutos a fazer efeito, aplique ainda em casa e já na praia renove a cada 2h.

4. Proteger o corpo por inteiro

No momento de aplicar o protetor solar, o usual é fazê-lo nas zonas do corpo mais expostas. Contudo, lembre-se das zonas mais sensíveis do rosto, incluindo o contorno dos olhos, as orelhas e o pescoço, com um protetor específico. Nos lábios, deverá fazer uma hidratação extra com um batom FPS 30.

hidratar os lábios

Porque a melhor proteção acontece por inteiro, não se esqueça das mãos e dos pés, mas também dos cabelos que ficam danificados pelo sol e pelos banhos, e para os quais existem protetores capilares.

dicas para se proteger do sol

5. Cuidar após a exposição solar

Após um dia bem passado na praia ou a passear, os cuidados continuam. Assim, começando por um banho revigorante e terminando na aplicação de uma loção after-sun, é importante manter a pele hidratada.

loção after-sun

Resultado: conseguirá uma pele naturalmente bronzeada e suave ao toque, durante todo o verão.

dicas para se proteger do sol

Com os devidos cuidados para se proteger dos excessos do sol, nada como aproveitar o verão da melhor forma e reservar umas férias no Algarve.

Algarve