São Tomé e Príncipe: 7 curiosidades

Top Atlântico / Atualizado a

São Tomé e Príncipe, um dos destinos mais desejados para umas férias, situa-se no Golfo da Guiné e é um arquipélago com ilhas vulcânicas atravessadas pela linha do Equador, entre o hemisfério norte e sul da terra.

Entre as ilhas principais e os vários ilhéus em redor de ambas, São Tomé e Príncipe revela-se um país de enorme beleza natural que desperta facilmente a nossa curiosidade.

são tomé

E a melhor altura para ir é…

Quando quiser ou não estivéssemos no Equador, onde o clima é quente e húmido de acordo com algumas alturas do ano.

Em São Tomé e Príncipe fala-se…

marcelo rebelo de sousa em são tomé e príncipe

Português, ou pelo menos é falada por cerca de 95% do povo são-tomense, além dos três crioulos e outros dialetos de línguas africanas. Sendo uma antiga colónia descoberta pelos navegadores portugueses em 1479 e descolonizada em 1975, é natural que o português seja a língua oficial de São Tomé e Príncipe.

O melhor de viajar é…

crianças em são tomé e príncipe

Trata-se de um povo sempre disponível para conversar, partilhar a sua forma descontraída de viver ou até mesmo para receber os visitantes sempre com um sorriso no rosto.

As praias de sonho estão…

Em ambas as ilhas principais. Na ilha de São Tomé encontra-se a “Lagoa Azul”, uma praia com pedras, água translúcida e boas temperaturas. Um lugar muito especial que nos transporta para a tranquilidade.

Por outro lado, na Ilha do Príncipe encontram-se as fabulosas praias que surgem nos “postais” do país, tais como Praia Banana, Praia Boi, Praia Bombom, Praia de Santa Rita e outras mais que decerto irá descobrir pessoalmente.

Ilhéu das Rolas ou no “Meio do Mundo”

Ilhéu das Rolas, São Tomé e Príncipe

Além da Ilha de São Tomé ser perfeita para mergulhar nas praias ou desfrutar das paisagens naturais, é no extremo da zona sul que se encontra o famoso Ilhéu das Rolas.

São Tomé e a Floresta da Bruma

São Tomé e a Floresta da Bruma

Porém, a Ilha do Príncipe também é conhecida pela preservação de espécies que só existem na sua floresta, onde é possível fazer grandes caminhadas. Aproveitando que estamos numa de curiosidades, queremos apenas partilhar que foi nesta ilha que Albert Einstein comprovou a Teoria da Relatividade, no ano de 1919.

Roças de São Tomé e Príncipe

Sempre que se menciona São Tomé e Príncipe, torna-se inevitável referir as cerca de 150 Roças existentes só na Ilha de São Tomé. Roças são antigas plantações de café, cacau e ainda coco.

Curioso por ir a São Tomé e Príncipe?