8 razões para visitar a belíssima ilha de Creta
A Ilha de Creta é a maior ilha da Grécia e uma das mais fascinantes pelas paisagens que diversificam entre praias quase desertas, montanhas e muitos outros atrativos que a tornam um destino de eleição. Creta divide-se em quatro concelhos, sendo eles Rethymnon, Chania, Lasithi e a capital Heraklion. A melhor altura para visitar Creta é durante a primavera pelas excelentes condições climatéricas que permitem desfrutar de temperaturas moderadas e um ambiente tranquilo, sem excesso de turismo. Seja como for, uma coisa é certa, será sempre muito bem-vindo pelos cretenses, uma vez que são um povo muito caloroso. No entanto, se precisa de mais razões para conhecer esta paradisíaca ilha, aqui tem oito:
Praias

Uma das razões mais fortes para visitar a ilha de Creta são, sem dúvida, as suas praias. Com uma costa extensa e variada, a ilha tem opções para todos os gostos. Elafonissi, com areia rosada e águas translúcidas, é uma das mais populares. Por outro lado, Balos, é uma lagoa de águas turquesas que lembra as Caraíbas. Outra praia muito procurada é também, por exemplo, a praia de Vai que, com um cenário exótico, é rodeada pelo maior palmeiral natural da Europa. Seja qual for a escolha, todas as praias de Creta vão deixá-lo sem palavras!
Gastronomia

A gastronomia grega é uma das mais famosas e saborosas do mundo. E, claro, Creta não é exceção! Rica em ingredientes frescos, azeite, ervas e queijo, a gastronomia local é de comer e chorar por mais. Os pratos típicos, como, por exemplo, o gamopilafo (arroz cremoso cozinhado em caldo de carne), o antikristo (carne de borrego assada no fogo), os choclioi boubouristi (caracóis fritos com alecrim e vinagre) ou os ntakos (pão de cevada com tomate, queijo feta e local) são de fazer crescer água na boca. Nas tavernas tradicionais e restaurantes locais terá a oportunidade de se deliciar com todas estas iguarias e muitas outras.
História e Cultura

Creta é uma ilha carregada de história! Entre 2700 a.C. e 1420 a.C, abrigou a civilização Minóica, considerada a primeira grande civilização europeia. Essa herança histórica perdura até aos dias de hoje e pode ser visitada. O Palácio de Knossos, por exemplo, perto de Heraklion, destaca-se como o mais importante sítio arqueológico minóico, com mais de 20 mil metros quadrados. Outro pedaço de história de destaque é o Disco de Phaistos, que está nas ruínas do palácio com o mesmo nome, que continua a intrigar os arqueólogos com os seus símbolos hieroglíficos que ainda hoje não foram totalmente decifrados. Além dos vestígios minoicos, há fortalezas venezianas, mosteiros ortodoxos e museus com acervos impressionantes, como o Museu Arqueológico de Heraklion.
Montanhas e Parques Nacionais

A natureza montanhosa de Creta e os seus parques nacionais também são, sem dúvida, uma das grandes mais valias naturais da ilha. O destaque vai, no entanto, para o Parque Nacional de Samaria Gorge! Localizado nas Montanhas Brancas (Lefka Ori), este parque alberga as famosas Gargantas de Samaria – um dos desfiladeiros mais longos da Europa, com cerca de 16 kms de extensão. A caminhada pelo desfiladeiro é uma experiência memorável: começa a mais de 1200 metros de altitude e termina junto ao mar, em Agia Roumeli. Mas não é só Samaria que brilha. Também vale a pena explorar o Planalto de Lassithi, os trilhos em Psiloritis (o ponto mais alto da ilha) e a natureza preservada no Parque de Asterousia. Para quem procura contacto com a natureza, este é o sítio certo!
Vilas e Aldeias

As pitorescas vilas cretenses preservam a autenticidade e as tradições da ilha e são de visita obrigatória! Em cada recanto, há uma vila que convida à descoberta. Archanes, por exemplo, impressiona com as suas casas de pedra restauradas e ruas floridas, tendo recebido prémios europeus pelo seu trabalho de preservação. Anogia, nas encostas do Monte Psiloritis, representa o espírito rebelde cretense, com uma história marcada pela resistência durante ocupações estrangeiras. A encantadora Kritsa destaca-se pelas suas ruelas sinuosas repletas de artesanato local e pela impressionante igreja bizantina de Panagia Kera.
Clima

Outro motivo que merece destaque entre as razões para visitar a ilha de Creta é o seu clima invejável. Com mais de 300 dias de sol por ano, é quase garantido que quem viaja para lá encontrará bom tempo. As temperaturas são agradáveis durante grande parte do ano! Os verões caracterizam-se por dias longos, quentes e secos, com temperaturas entre 25°C e 35°C. A primavera e o outono são amenos com temperaturas a rondar os 18°C e 25°C. O inverno surpreende por ser relativamente suave nas áreas costeiras, enquanto que pode nevar nas montanhas.
Alojamento

O alojamento em Creta não é, de todo, uma dor de cabeça! A ilha tem uma enorme variedade de opções. Desde hotéis com pequeno-almoço a resorts com tudo incluído e vista para o mar, não faltam também vários hotéis em regime de meia-pensão ou pensão completa. Para uma maior comodidade, no verão, é ainda possível encontrar pacotes com voos diretos desde Lisboa ou Porto que já incluem estadia.
Aventura

Para os mais aventureiros, a ilha de Creta pode ser um verdadeiro parque de diversões natural. Os fãs de escalada têm à disposição mais de 3500 rotas estabelecidas, especialmente na região de Agiofarango, com vistas espetaculares do Mediterrâneo. Canyoning e parapente são também algumas das experiências para os que adoram adrenalina. Para os fãs de desportos aquáticos, mergulho, snorkeling, windsurf ou até passeios de caiaque são ótimas opções. Mas se prefere algo mais tranquilo e em terra, pode ainda fazer trilhos de bicicleta, passeios a cavalos ou visitas guiadas por zonas montanhosas.
Há muito razões mais para visitar e explorar a ilha de Creta. Existem inúmeras praias paradisíacas, lagos que se formam no meio de montanhas, cavernas e grutas e cidades que preservam a sua história nos vestígios arqueológicos. Embora seja uma ilha que faz parte da mitologia grega, viajar até Creta pode ser uma realidade. No entanto, se Creta lhe abriu o apetite e se pretende descobrir mais sobre a Grécia, fique a conhecer todas as Ilhas Gregas e descubra qual a ideal para si.