Bali, a fabulosa Ilha dos Deuses

Top Atlântico / Atualizado a

Mais do que uma ilha na Indonésia que é um postal perfeito, Bali, a Ilha dos Deuses atrai turistas de todo o mundo pela sua energia. Visitar a “ilha dos deuses” onde a religião hindu se manifesta no estilo de vida das gentes desta terra, vai além das praias maravilhosas e ondas perfeitas para a prática de surf, do património cultural com os museus, artesanato e dança, ou da biodiversidade.

Aqui, existem campos de arroz, florestas tropicais, vulcões, templos e toda uma oferta de experiências que se tornam memoráveis. Vamos conhecer algumas.

UBUD

ilha dos deuses

Capital cultural de Bali, Ubud abunda em museus, palácios, espetáculos de danças tradicionais e artesanato com magníficas esculturas de madeira, tudo isto num ambiente muito zen.

Para quem já viu o filme “Comer, Rezar e Amar”, é fácil imaginar-se a participar numa aula de meditação ou yoga, a descobrir templos como o Tirta Empul ou a Floresta dos Macacos, e a caminhar pelos campos de arroz no Campuhan Ridge Walk que embelezam a paisagem desta cidade localizada no sossego das montanhas.

É, por tudo isto, um lugar propício a retiros espirituais, sendo atualmente uma das capitais mundiais da prática de yoga.

ULUWATU

Templo de Uluwatu

Aqui poderá visitar o Templo de Uluwatu, construído sobre um penhasco com cerca de 76 metros e rodeado por macacos sempre curiosos com os pertences dos turistas, e prontos a roubar qualquer comida que vejam.

Considerada ainda a melhor zona de surf em Bali, Uluwatu oferece também diversão com os espetáculos da dança Kecak Dance que acontecem todos os dias ao final da tarde, em vários locais como Single Fin, Cashew Tree ou a praia Padang Padang.

ACORDAR COM O NASCER-DO-SOL

templo Pura Ulun Danu Bratan

Na zona de Danau Batur está o templo Pura Ulun Danu Bratan, um dos mais fotografados de Bali, localizado numa das margens do Lago Bratan.

Além da descontração e diversão, Bali proporciona momentos tão únicos como escalar o Monte Batur para poder assistir ao nascer-do-sol no topo deste vulcão que fica a 1717 metros de altitude.

Vai custar acordar muito cedo e fazer uma caminhada de 2h30 sempre a subir, mas ver o dia nascer com uma vista deslumbrante sobre o lago e o próprio vulcão irá recompensar qualquer “sacrifício”.

ASSISTIR AO PÔR-DO-SOL

pôr-do-sol em bali

Os finais de tarde na ilha têm sempre uma coisa em comum que é assistir-se ao pôr-do-sol. Um espetáculo que atrai pela intensidade das cores e a magia deste fenómeno natural, e que nunca é igual.

Em Bali, existem muitos locais conhecidos por tornar o momento ainda mais especial, sejam praias ou templos como o Templo Uluwatu, que já foi referido, e o Templo Tanah Lot, um dos mais bonitos e visitados na ilha.

PRAIAS

Uluwatu

No postal perfeito que é Bali, não falta a imagem do mar e das praias tão procuradas pelos surfistas. A lista de nomes é enorme, pelo que deixamos aqui referência a algumas das principais praias: Kuta, Legian, Seminyak e Nusa Dua são as mais turísticas e, por isso, mais famosas.

Depois a de Sanur é bastante movimentada, oferecendo um mar calmo para quem procura descansar, e as praias de Uluwatu são as mais frequentadas pelos surfistas. Padang Padang foi a praia filmada no filme “Comer, Rezar e Amar”.

GASTRONOMIA

nasi goreng, bali

Em Bali, a comida é sempre deliciosa e saudável, preparada com ingredientes frescos e de temperos exóticos. Tem como base o arroz, peixe e frango, sendo raro servir-se carne de vaca por questões religiosas.

Seja qual for o tipo de comida que mais aprecia, facilmente encontrará bons restaurantes de cozinha tradicional ou até mesmo internacional. Boa viagem!