Top 5 atrações em Malta

Top Atlântico / Atualizado a

Entre tantos destinos para viajar com as suas amigas, alguns deles a menos de 5 horas de Lisboa, Malta é sem dúvida dos mais desejados. Conheça o nosso Top 5 de atrações em Malta.

Situada a sul da Europa, mais precisamente perto da ilha italiana de Sicília, a República de Malta é composta por três ilhas: Gozo, Comino e Malta, da qual Valletta é capital. Então, o que nos leva a querer tanto fazer um charter de verão, uma das melhores alturas para viajar até à charmosa ilha de Malta? .

atrações em Malta

Visitar Valletta

Além de ser a capital de Malta, Valletta é Capital da Cultura 2018. Embora seja uma cidade pequena, com apenas seis mil habitantes, possui um património cultural que remete aos primórdios da ilha. O centro histórico é considerado Património Mundial da UNESCO desde 1980, mas muito haverá para conhecer.

atrações em Malta

A Catedral de St. John, construída entre 1573 e 1578 pelos Cavaleiros de Malta, ou até mesmo o Palácio das Armaduras onde se pode conhecer toda a história acerca desta vestimenta, são dois dos locais que recomendamos. Entre as 365 igrejas de Malta, saiba que em Valletta existem cerca de 37.

atrações em Malta

Para descontrair dos passeios pelas ruas e ruelas da cidade, experimente parar na Pjazza de Valette ou espairecer no jardim de Barrakka. Daqui poderá avistar as fortalezas em redor ou apanhar o elevador da cidade até ao Porto da Ilha.

Visitar Sliema

atrações em Malta

Sliema é outra cidade de Malta, embora mais pequena. Nas ruas, com os seus cafés e restaurantes em estilo Art déco, o ambiente é bastante acolhedor e convidativo a passeios calmos e descontraídos. Para quem aprecia umas férias relaxantes, sugerimos uma ida às termas romanas de Sliema, esculpidas em rochas junto ao mar.

Visitar Templos Megalíticos

Templos Megalíticos

Se gosta de conhecer um país através da sua história, tem de visitar os Templos Megalíticos de Malta. Acreditava-se que estas construções, com mais de 5000 anos, surgiram para aproveitar a luz do sol durante o solstício de inverno e verão, embora mais tarde possam ter sido usadas para algumas práticas religiosas, sendo que em Malta existem seis templos e todos eles são Património Mundial. Os mais conhecidos são Hagar Qim e Mnajdra na ilha de Malta, e ainda Ggantija na ilha de Gozo.

Visitar Marsaxlokk

Visitar Marsaxlokk

É bem provável que Marsaxlokk seja um daqueles destinos europeus dos quais nunca ouviu falar, mas vale a pena visitar esta simpática vila de pescadores na zona sul da ilha de Malta.

Afinal, que melhor lugar encontrará para se deliciar com uma refeição de peixe fresco num dos vários restaurantes com vista para o mar? Só mesmo aqui. Aproveite para explorar o tradicional Mercado de Marsaxlokk e conhecer as várias espécies de peixe que fazem parte dos pratos típicos.

Mergulhar na Lagoa Azul

Mergulhar na Lagoa Azul

Já todos sabemos que as praias de Malta são bastante procuradas pelos turistas, mas decidimos fechar este nosso Top 5 com a Lagoa Azul, uma das preciosidades de Malta. Situada na ilha de Comino, para chegar a este pequeno paraíso é preciso fazer uma pequena viagem de barco.

Assim que desembarcar vai entender a razão do nome, até porque a água translúcida é verdadeiramente azul. Já se imaginou a mergulhar com peixes coloridos à sua volta? Bem-vindo a Malta.