Destino de verão com a melhor praia do mundo: Turks & Caicos

Top Atlântico / Atualizado a

Todos os anos, celebra-se o Dia Internacional do Sol a 3 de maio, lembrando que estamos cada vez mais próximos do verão. A melhor época para pensar em calor e praia, mas também de reservar as suas férias. No mar do Caribe, Bahamas, o arquipélago de Turks & Caicos é o destino perfeito para quem sonha conhecer pessoalmente os 8 km de Grace Bay, considerada a melhor praia no mundo, situada em Providenciales – uma das 40 ilhas existentes.

Turks & Caicos

Com uma infinidade de mar azul-turquesa, praias de areia fina e recifes de corais que dão cor a este cenário impressionante, as extensas praias das ilhas Turks & Caicos impressionam todos os sentidos, como se fosse um paraíso que aguarda tranquilamente a nossa visita.

Turks & Caicos

Um pouco por todo o arquipélago, os resorts, hotéis e restaurantes de grande qualidade combinam com o ambiente de glamour e privilégio sentido pelos turistas que vêm à descoberta de momentos inesquecíveis. Se é verdade que descontrair, fazer mergulho ou snorkeling nas praias, como Grace Bay e Leeward Beach, são o programa preferido, existem muitas outras atrações que vale a pena conhecer.

Na Ilha de Providenciales, a uns 30 minutos de Grace Bay, o Parque Nacional Chalk Sound destaca-se pela sua magnífica lagoa de águas cristalinas.

Parque Nacional Chalk Sound

Sapodilha Bay, perto de Chalk Sound, oferece-lhe uma praia isolada de águas calmas e momentos de pura descontração.

Sapodilha Bay

A cerca de 15 minutos de Providenciales, indo de barco, poderá conhecer Pine Cay. Uma ilha privada onde é possível fazer mergulho e snorkeling na sua fabulosa praia de 4 km.

Na zona nordeste de Providenciales, a Caicos Conch Farm merece uma visita pela dimensão desta fazenda de conchas, única no mundo.

No Turks & Caicos National Museum, cada visitante é convidado a conhecer a história das ilhas, contada através do espólio composto por fotografias, cartas, livros, diários e manuscritos, entre outras peças.

Coletores de sal no trabalho em Grand Turk

Na Grand Turk, uma outra ilha do arquipélago, além dos inúmeros centros de mergulho, uma das grandes atrações é o farol, localizado na zona norte.

Visitar as ruínas da plantação de algodão em Cheshire Hill, leva-nos por uma viagem no tempo até ao séc. 18.

Dedicada a outro tipo de cultivo (o sal), a famosa Ilha Salt Cay é considerada Património Mundial pela UNESCO.

Muito mais haverá para descobrir na imensidão de ilhas do arquipélago Turks & Caicos, mas resta-nos terminar com uma referência à gastronomia local, resultante de um cruzamento de inúmeras culturas dos povos que por aqui passaram, onde predomina o marisco fresco.

marisco fresco em Turks & Caicos

O ideal é experimentar, saborear e viver cada momento, de manhã à noite.