Férias de Verão: faça uma escapadinha às Ilhas Canárias

Top Atlântico / Atualizado a

As Ilhas Canárias são um dos destinos mais queridos de Espanha e as ilhas mais famosas são Tenerife, Fuerteventura, Gran Canaria, Lanzarote, La Palma, La Gomera e El Hierro. Cada uma tem o seu próprio charme e merece uma visita demorada. Já para não falar que lá é Verão o ano inteiro. Para o ajudar a decidir qual deverá ser a sua escolha, deixamos-lhe uma lista com alguns dos pontos mais interessantes. A boa notícia é que pode visitar mais do que uma na mesma viagem.

Ilhas Canárias

Tenerife

Tenerife

Tenerife é, por norma, o cartão de visita das Canárias, não fosse a maior ilha do arquipélago. Extremamente popular pelas suas praias e festas, há uma outra faceta que não pode deixar de descobrir: o seu lado mais selvagem. Visite o Parque Nacional Teide onde vai encontrar o El Teide, o vulcão que dá nome ao parque. Este é um dos lugares mais espetaculares da ilha e dá-lhe a oportunidade de ir intercalando papas e descanso com caminhadas incríveis.

Fuerteventura

Fuerteventura

Embora se possa sentir tentado a passar cada hora que tem nesta ilha junto à piscina ou às praias de água azul cristalina rodeadas por paisagens áridas (as temperaturas são ótimas o ano inteiro), há muito mais a explorar aqui. Visite a Montanha de Tindaya, o Parque Natural da Ilha dos Lobos e o Miradouro de Morro Velosa. Vai ficar deslumbrado!

Gran Canaria

Gran Canaria

A ilha Gran Canaria é provavelmente a que mais diversidade oferece a quem por lá passa. Com mais de 50 praias, aldeias pitorescas, uma rede de trilhos bem sinalizados, e animação de dia e de noite, garantimos que coisas para fazer não faltarão. Não deixe de visitar a lindíssima cidade de Teror, explore a Catedral de Arucas, suba a Montanha dos Roques e, claro, veja o pôr do sol nas dunas de Maspalomas.

Lanzarote

Lanzarote

Lanzarote é sinónimo de paisagens vulcânicas de cortar a respiração e de praias que se estendem pelo horizonte fora – a Praia do Papagaio e a Praia Branca são dois dos ex-libris da ilha. Visite o Miradouro do Rio que lhe oferece uma vista fantástica sobre a vizinha Ilha da Graciosa. Para os fãs de José Saramago esta ilha tem um sabor especial visto que o escritor passou aqui os últimos anos da sua vida. Lanzarote é, definitivamente, um pequeno pedaço de paraíso.

La Palma

La Palma

La Palma não é tão famosa como as ilhas anteriores, mas garantimos-lhe que é lindíssima e que merece um lugar de destaque em qualquer roteiro. Afinal não é à toa que ganhou o estatuto de “Isla Bonita”. À parte das praias fantásticas (já esperava, não já?), esta ilha é procurada pelas suas paisagens vulcânicas. Por isso, não deixe de visitar o Parque Natural da Caldeira de Taburiente. La Palma foi também reconhecida como a primeira reserva Starlight mundial certificada, o que significa que é um dos melhores locais no mundo para contemplar as estrelas!

La Gomera

La Gomera

La Gomera é a segunda ilha mais pequena das Canárias e, ao contrário das restantes, não é tão procurada pelas suas praias. Talvez por isso ainda sejam um diamante bruto. Ao chegar a esta ilha deve trocar os chinelos pelos ténis e desfrutar dos inúmeros percursos para fazer caminhadas. Não deixe de visitar a Rocha de Agando – um dos marcos da ilha -, nem de passar umas horas na charmosa aldeia de Hermigua. É deslumbrante!

El Hierro

El Hierro

Se o que procura é uma escapadinha para estar longe das multidões, El Hierro é a sua ilha. Além de ser aquela onde é mais difícil de chegar, é também a que se mantém mais fiel a si própria. Aqui vai encontrar a natureza no seu estado mais puro, com paisagens incrivelmente bonitas e piscinas naturais, como o Charco Azul. Não deixe de visitar a bela Igreja de Candeleria, situada no topo de uma colina vermelha. É majestosa!

As Ilhas Canárias são surpreendentes e fazem-nos sonhar com locais idílicos. Escolha aquela(s) que mais se adequa(m) ao seu gosto e reserve já as suas viagens. Se precisar de ajuda pode contar connosco!