O melhor de Cuba

Mariana Soares / Atualizado a

O frio já se faz sentir e já só pensamos em calor, praia, areia branca e…. muita rumba! Desde as praias imaculadas de Varadero, ao fascinante centro histórico de Havana e às gentes amistosas com um sorriso sempre aberto para nos receber, com ou sem charuto ou viola na mão. Neste artigo apresentamos o melhor de Cuba e de como é um destino a ter em conta para umas férias perfeitas de verão.

cuba

Praias lindas, cocktails fantásticos, uma história e cultura sem igual e um dos povos mais animados que provavelmente conhecerá. Assim é Cuba.

Quando viajar para Cuba

cuba

O melhor de Cuba

Banhos de sol nas famosas praias de areia branca de Varadero.

praias de varadero

Varadero é considerada uma das melhores praias do mundo, com 22 Km de areia branca e água quente do Caribe propícia também a amantes de desportos náuticos, vegetação luxuriante e com muita animação, tornando-se um dos destinos mais atrativos para umas férias de descanso. Ao longo dos tempos foi colecionando hotéis de luxo e resorts de tudo incluído à beira-mar. É com certeza um destino no mínimo aliciante para os fãs de férias de chinelo no dedo e praia.

Conheça o centro histórico de Havana

Havana é considerada uma das cidades mais fascinantes do mundo onde a herança histórica, cultural e arquitetónica se repercute em toda a cidade. Ruelas peculiares, bairros característicos (Havana Vieja e Havana Centro), edifícios coloridos de estilo romântico e os carros clássicos, que pintam com ainda mais cor a cidade. Tudo isto faz, de Havana, a cidade perfeita para uma aventura de verão com o cheiro a charutos no ar e ao som de uma rumba energética.

Prove o Daiquiris no El Floridita em Havana

El Floridita Havana

De certeza que já ouviu falar dos Daiquiris de Cuba? Estes Daiquiris foram criados num bar histórico em Havana, o El Floridita. Famoso pelos seus cocktails, principalmente o Daiquiri, tem como slogan “La cuna del Daiquiri” (o berço do Daiquiri). Passe pelo El Floridita e refresque-se com um Daiquiri gelado enquanto tira fotografias para partilhar com os seus amigos.

Faça um tour por uma Fábrica de Charutos de Havana

Fábrica de Charutos de Havana

Haverá algo mais típico de Cuba do que os seus charutos? Visitar Cuba significa também conhecer parte da cultura e tradição desta região. Faça uma visita à Fábrica de Charutos de Havana onde terá a oportunidade de conhecer as origens e o desenvolvimento dos famosos “Habanos Cubanos”.

Conheça as cidades da região central: Trinidad, Cienfuegos e Santa Clara

Na região central de Cuba, destacamos três cidades que representam bem a evolução histórica do país no seu período colonial, moderno e contemporâneo. Falamos de Trinidad, Cienfuegos, também chamada de “Pérola do Sul” e Santa Clara. Nestas três regiões poderá conhecer e estar de perto com as origens do país, as influências de outras culturas e poderá conviver com os povos locais.

Visite as plantações de Banana e Tabaco em Viñales

plantações de Banana e Tabaco

Um dos pontos altos de Cuba é, sem dúvida, a pequena e pacata cidade de Viñales. O seu imponente vale, onde se cultiva essencialmente tabaco e banana é, hoje, Património Mundial da Unesco. À volta da cidade, existem pontos interessantes para conhecer, como o Mural de La Prehistoria e a Cueva del Indio. Poderá também mostrar o seu lado aventureiro e fazer um passeio a cavalo pelo meio do vale.

Prove as iguarias cubanas

iguarias cubanas

Cuba é muito popular no mundo pela sua variedade na oferta de cocktails e bebidas como Rum, Cuba-livre, Daiquiri e Mojitos, contudo tem uma herança gastronómica culturalmente rica e espantosa. Conte em provar iguarias com influência chinesa, espanhola, francesa e norte-americana. Não saia de Cuba sem provar o ilustre Arroz Congrís, Chicharrones, Ajiaco ou Ropa Vieja. Ficará rendido à explosão de sabores que ligam tão bem com este espírito tropical de Cuba.

Há muito por descobrir quando viajar para a maior ilha do Caribe, Cuba, por isso não perca tempo e parta rumo a este paraíso na terra.