Praias Tranquilas no Algarve

Mariana Soares / Atualizado a

O Algarve é conhecido pelas suas praias, daí ser um destino tão procurado e cobiçado para férias. É um facto, que muitas destas praias têm autênticas enchentes de pessoas. Mas, a boa notícia é que também existem praias tranquilas no Algarve, praias com areais espaçosos e outras quase secretas, permitindo umas férias mais tranquilas e o merecido descanso.

praias tranquilas no Algarve

Comecemos desde a fronteira com Espanha até ao ponto mais ocidental do Algarve.

MONTE GORDO – Um extenso Areal

Praias Tranquilas no Algarve: Praia de Monte Gordo

Aqui encontramos a majestosa Praia de Monte Gordo com um imenso areal e águas calmas para que desfrute de umas boas férias. Monte Gordo está no meio da vasta Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e do mar radiante, tendo sido a primeira na exploração turística no Algarve, ainda hoje recebe os viajantes que procuram uma praia com espaço.

ALTURA – Praia da Alagoa

Praia da Alagoa

Na Praia da Alagoa (ou mais conhecida como Praia da Altura) pode descansar no vasto areal ou, caso seja dado à aventura, experimentar desportos náuticos

CASTRO MARIM – Praia Verde

Praia Verde

Fazendo justiça ao nome, a Praia Verde encontra-se envolvida por um bosque de pinheiro manso que desce por colinas até ao vasto areal. Os pinheiros assumem uma engraçada forma de cogumelo tornando este local quente, luminoso com um mar calmo e morno.

RIA FORMOSA

Praias tranquilas, com poucas pessoas é o que não faltam ao longo desta região. Maior parte das praias só são acessíveis através uma breve travessia de barco (que faz as delicias dos mais novos), não havendo por isso veículos motorizados. A Ria Formosa, declarada como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, tem uma extensão de 60 kms que começa na praia do Ancão em Loulé até à praia da Manta Rota (Vila Real de Santo António). Abrange também Olhão, Faro e Tavira.

TAVIRA

Tavira é uma das opções para quem procura praias mais tranquilas porque tem uma vasta escolha de praias e qual delas a mais maravilhosa? Muitas destas praias só conseguimos chegar através de uma breve travessia de barco, outras através de um pequeno comboio (uma delicia para as crianças). Falamos da Praia do Barril, Praia do Homem Nu (Naturismo), Praia da Cacela Velha (ou da Fábrica), Praia de Cabanas ou a Praia da Terra Estreita! E quem sabe se não é recebido por golfinhos que por vezes passam por aqui? Para além disso, pode sempre complementar as suas férias explorando o cunho histórico e cultural, que vale muito a pena ficar a conhecer. Em Tavira encontrará certamente uma das praias mais tranquilas do Algarve.

OLHÃO

Perto do cais da Ilha da Armona, no extremo poente da ilha, encontramos a Praia da Armona Ria, que está voltada para a Ria Formosa, beneficiando das suas águas mornas e calmas. Por outro lado, oposto ao cais da Ilha da Armona temos a Praia da Armona Mar que está, como o nome indica, voltada para o mar. O seu areal a perder de vista é ideal para quem procura tranquilidade e gosta de fazer caminhadas. Esta zona da Ilha da Armona é perfeita para quem gosta de bons banhos, boas caminhadas no areal e tranquilidade. Partindo de barco, chegamos até à Ilha da Culatra, com a famosa praia da Ilha do Farol e ainda a carismática Ilha da Fuzeta.

FARO – Ilha de Faro

férias no algarve

Na capital do Algarve, terminam ou começam as ilhas-barreira entre o Mar e a Ria Formosa. Destacamos dois ex-libris da região de Faro. Na praia da Ilha de Faro conta com extenso areal e vários restaurantes de apoio que permitem aqueles dias inteiros passados na praia. A praia da ilha Deserta/Ilha da Barreta também é uma ideia fantástica depois de uma travessia de 20 minutos de barco é o sitio ideal para um dias de Verão.

DE ALBUFEIRA A LAGOS

As praias em torno destas cidades são muito procuradas pelos turistas. Têm praias pequenas mas de beleza única, algumas de difícil acesso e outras perto das vilas, o que as torna muito atrativas e consequentemente mais cheias. Mas mesmo assim, ainda é possível encontrar praias e tranquilidade.

ALBUFEIRA / GUIA – Praia dos Salgados

Praia dos Salgados

Com um extenso areal, a Praia dos Salgados (que parece feita essencialmente para as famílias) é uma das escolhas dos portugueses e estrangeiros para as suas férias de verão. Entre Armação de Pêra e a Guia, esta praia oferece uma água apetecível, juntamente com um exposição solar radiante. Para lá das dunas douradas, encontramos a Lagoa dos Salgados ponto de passagem de diversas aves migratórias.

LAGOA – Praia dos Beijinhos

Praia dos Beijinhos - Praias Tranquilas no Algarve

Lagoa, tem várias praias de beleza única. Caracterizada por ser uma pequena praia na zona de Alporchinhos, a Praia dos Beijinhos é a mais famosa da região. Com pouca gente na praia (em comparação com as praias vizinhas) é ideal para uns banhos de sol mais intimistas. Explore esta praia e fique encantado com a beleza do Algarve.

Praia do ALVOR

Praia do Alvor

Alvor é uma vila pitoresca no Algarve que conserva ainda muitas das suas raízes mouras. Mas a razão pela qual é mais conhecida é a sua praia que é muito procurada. Contudo, o seu vasto areal (cerca de 3Km), que permite espaço para todos.

SAGRES – Um Algarve diferente

Sagres é o sitio mais “cool” do Algarve, muito procurado por surfistas e amantes do windsurf. É a região menos procurada pelos portugueses mas não quer dizer que seja por más razões. É ideal para quem quer um local calmo, sem multidões e passar bons momentos em família, amigos ou a dois. A água é mais fria do que o que é tradicional para o Algarve pois aqui já estamos a chegar ao Oceano Atlântico mas isso não torna menos apetecível. As opções de praia são variadas para passar tempo de qualidade com os que mais gosta. Bem no centro, temos a praia da Mareta. A praia do Martinhal é extensa e ideal para famílias. A praia do Beliche ou a do Tonel são as mais abrigadas do vento o que permitem passar belos dias de praia. E muito perto, de carro, chegamos à extensa Praia da Salema ou a praias quase selvagens como a do Zavial.

Estas são algumas das várias praias para umas férias tranquilas no Algarve longe das multidões. Escolha a sua e reserve a sua estadia com a ajuda da Top Atlântico.