17 coisas incríveis para fazer numa viagem ao Vietname
Localizado no sudeste asiático, o Vietname é um país absolutamente incrível. Com paisagens de deixar qualquer um sem palavras, uma gastronomia de fazer crescer água na boca e uma cultura super rica e vibrante, este é um daqueles destinos que deveria ser visitado por todos, pelo menos uma vez na vida. Mas com tantas coisas para fazer no Vietname, uma vez por lá quais são aquelas atividades que não podem mesmo faltar na sua viagem? Nós damos-lhe uma dicas!
Acender uma lanterna em Hoi An

Hoi An é uma cidade encantadora, mas, acima de tudo é famosa pelas suas ruas iluminadas por lanternas coloridas. Durante a noite, o espetáculo torna-se ainda mais mágico quando os visitantes soltam lanternas de papel no rio Thu Bon. Diz-se que este gesto traz sorte e felicidade, tornando-se num ritual imperdível. É possível comprar uma lanterna em diversos pontos da cidade e o indicado é que se escreva nela um desejo antes de a soltar na água para que este se realize. Para uma experiência ainda mais especial, visite Hoi An durante o Festival das Lanternas, que decorre na lua cheia de cada mês.
Visitar Halong Bay e Bai Tu Long Bay

Halong Bay é considerado um dos lugares mais bonitos do Vietname e é conhecido pelas suas gigantescas formações calcárias que se erguem da água. No entanto, por outro lado, bem pertinho existe outro lugar igualmente incrível, mas muito menos turístico, perfeito para quem quer fugir das multidões: Bai Tu Long Bay. Para visitar ambas, existem cruzeiros que podem variar entre passeios de um dia ou experiências mais luxuosas de vários dias a bordo em barcos tradicionais vietnamitas, conhecidos como junks.
Caminhar pela Ilha de Cat Ba

Para os que querem adicionar um toque de aventura, a ilha de Cat Ba é um verdadeiro paraíso. Com várias rotas ideais para caminhadas, são vários os trilhos que atravessam florestas exuberantes e revelam vistas deslumbrantes da baía. Além disso, a ilha é lar de macacos endémicos e de praias paradisíacas. O Parque Nacional de Cat Ba tem também vários percursos de trekking, sendo um dos mais populares o trilho que leva até ao Pico Ngu Lam, onde encontra uma vista panorâmica impressionante. Para completar a experiência, siga num passeio de barco até à aldeia flutuante de Lan Ha Bay.
Navegar no Delta do Rio Mekong

Explorar o Delta do Mekong é uma experiência autêntica e culturalmente enriquecedora. O Mekong é um dos maiores rios do mundo, localiza-se no sudeste asiático e passa por vários países, incluíndo Vietname. O chamado Delta do Rio Mekong é uma parte do rio que se transforma num labirinto de rios, pântanos e pequenas ilhas, com vários mercados flutuantes e arrozais. Pequenos barcos conduzem os visitantes por estes canais serpenteantes, passando por aldeias piscatórias de uma vida rural autêntica e mercados flutuantes. É possível visitar os mercados de Cai Rang e Phong Dien ao amanhecer, quando estão mais movimentados e cheios de produtos frescos. Outra experiência interessante é visitar também as plantações de frutas tropicais e as pequenas oficinas artesanais onde se produzem doces de coco e papel de arroz.
Descer à maior caverna do mundo no Parque Nacional de Phong Nha

O Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang abriga a maior caverna do mundo, Son Doong. Tão grande que caberia dentro dela um arranha-céus! Esta maravilha subterrânea possui formações rochosas surreais e um ecossistema próprio. A visita requer preparação, mas é uma experiência que vale cada segundo. Por uma questão de preservação, o número de visitas a Son Doong tem um limite anual. No entanto, se procura algo mais acessível, as cavernas de Phong Nha e Paradise refletem também um cenário igualmente impressionante das formações subterrâneas da região.
Visitar a terra do café em Buon Ma Thuot

Buon Ma Thuot é a capital do café no Vietname e um destino imperdível, principalmente, se for um apreciador desta bebida. A região é famosa pelas suas vastas plantações de café e pela produção de alguns dos melhores grãos do mundo. Uma visita a uma plantação permite conhecer todo o processo, desde a colheita até à torra, e, claro, degustar diferentes tipos de café. O café de ovo, uma especialidade vietnamita, é uma experiência gastronómica a não perder!
Provar pho em Hanoi

O pho é o prato mais emblemático do Vietname – uma espécie de caldo, com carne de vaca, massa de arroz e ervas. Presente em todas as casas de família ou estabelecimentos, desde os de rua ao mais luxuosos, diz-se que não há lugar melhor para o saborear do que em Hanoi. Cada restaurante tem a sua receita secreta e a procura pela melhor tigela de pho pode transformar-se numa deliciosa aventura gastronómica. Não pode sair do Vietname sem provar, pelo menos, uma vez!
Conhecer mais sobre o passado no museu de Ho Chi Minh

Para quem deseja compreender melhor a história do Vietname, uma visita ao Museu dos Vestígios da Guerra em Ho Chi Minh City é essencial. A exposição impactante mostra os horrores da guerra e, acima de tudo, a resiliência do povo vietnamita. Para além do museu, também é possível visitar os Túneis de Cu Chi, uma rede subterrânea utilizada durante a guerra, onde pode perceber melhor como era a vida dos soldados vietnamitas.
Pedalar por Hue

Hue é uma cidade maravilhosa localizada entre Hanio e Ho Chi Minh e a melhor forma de a explorar é sobre duas rodas. O ritmo tranquilo permite conhecer os segredos desta antiga cidade imperial, onde se destacam os túmulos dos imperadores Nguyen e o Pagode Thien Mu. Além disso, a paisagem ao longo do Rio Perfume torna cada pedalada uma experiência relaxante e única.
Apaixonar-se no mercado do amor em Sapa

Sapa é uma cidade mercantil que se tornou popular nos anos 30. Dos vários mercados e tradições que por lá encontra, o mercado do amor remonta a séculos e continua a ser um evento cultural fascinante. Jovens homens e mulheres do grupo étnico Dao reúnem-se para cantar, dançar e encontrar potenciais parceiros. Originalmente, estes encontros realizavam-se no final dos mercados de sábado. Com o aumento da procura por parte de turistas, as localizações destes mercados de amor tornaram-se mais discretas, mas ainda é possível assistir. Mesmo que o objetivo não seja encontrar um amor, a atmosfera vibrante e autêntica faz deste mercado uma experiência única.
Navegar pelos campos de arroz em Tam Coc

Tam Coc é um dos locais mais bonitos do Vietname. A melhor forma de explorar esta região é através de um passeio de barco tradicional, onde se navega entre imponentes formações calcárias e extensos campos de arroz. As embarcações, geralmente conduzidas por habitantes locais, são movidas com os pés num impressionante jogo de equilíbrio e técnica. O ritmo calmo deste passeio permite admirar a beleza natural e observar a vida rural vietnamita. A melhor época para visitar é entre maio e junho, quando os arrozais estão no auge do seu verdejante esplendor.
Observar primatas raros no Parque Nacional de Cat Tien

Para os amantes de vida selvagem, o Parque Nacional de Cat Tien é mesmo obrigatório. Este é um santuário ecológico e alberga uma biodiversidade impressionante, incluindo algumas das espécies de primatas mais raras do mundo, como o gibão-de-bochechas-amarelas. Explorar o parque é uma verdadeira aventura e pode fazê-lo através de caminhadas guiadas, de passeios de bicicleta pelas densas florestas tropicais ou até ao passar a noite em alojamentos. Com alguma sorte, é possível avistar os macacos a saltar entre as árvores ou ouvir os sons tão característicos dos gibões ao amanhecer.
Maravilhar-se com a Cascata de Ban Gioc

A cascata Ban Gioc é uma das maiores jóias do Vietname e é também uma das maiores cascatas transfronteiriças do mundo, situada na fronteira com a China. Com os seus vários patamares e uma paisagem envolvente deslumbrante, este local é digno de um verdadeiro postal. Para chegar até lá, é possível fazer um passeio de barco até a base da cascata, que lhe vai proporcionar uma vista impressionante e a oportunidade de sentir a brisa refrescante da água. O cenário é simplesmente arrebatador! É ainda possível fazer um trekking até aos pontos mais altos das quedas de água, desde que esteja com equipamento adequado.
Admirar a Ponte das Mãos Douradas em Da Nang

Uma das atrações mais icónicas do Vietname é, sem dúvida, a Ponte das Mãos Douradas, situada na cidade costeira de Da Nang. Esta estrutura espetacular parece ser sustentada por duas gigantescas mãos de pedra, criando um efeito visual impressionante. A ponte encontra-se a mais de 1.400 metros acima do nível do mar e proporciona vistas panorâmicas sobre as montanhas de Ba Na. Um cenário absolutamente surreal e um lugar a não perder!
Desfrutar da tranquilidade da Ilha de Phu Quoc

Se a ideia é fazer uma pausa na energia das cidades vietnamitas e relaxar um pouco no meio do paraíso, Phu Quoc é o destino por onde tem de passar. Esta ilha no sul do país tem também à disposição várias atividades como, por exemplo, mergulho, snorkeling ou passeios de barco. Além das suas praias fabulosas de areia branca, Phu Quoc é também conhecida pelo seu molho de peixe e marisco fresco. Por isso, não deixe de provar!
Viver como os locais em Mai Chau

Para uma experiência cultural ainda mais autêntica e única, nada melhor do que passar algum tempo a acompanhar os habitantes locais. A melhor cidade para isso é Mai Chau. Esta região montanhosa, repleta de campos de arroz e aldeias tradicionais, proporciona a oportunidade de conhecer de perto o modo de vida das minorias étnicas do Vietname. Hospedar-se numa casa tradicional sobre estacas, participar em atividades diárias como a colheita do arroz e provar pratos típicos preparados pelas famílias locais fazem parte desta experiência. Mai Chau é mesmo o local perfeito para quem procura este contacto mais genuíno com a cultura vietnamita.
Com uma diversidade tão rica de paisagens, cultura e experiências, o Vietname é, sem dúvida, um destino apaixonante! Agora que tem algumas dicas das experiência que pode – e deve – fazer no Vietname, é só tratar da viagem e mergulhar de cabeça nesta viagem inesquecível. Para o ajudar, bastar falar com os nossos especialistas que farão de tudo para que tenha uma experiência memorável. Então, do que está à espera para ter a próxima grande viagem da sua vida?