4 erros a não cometer quando viajar para a Austrália

Daniel Vink / Atualizado a

A Austrália é um destino verdadeiramente incrível onde poderá viver experiências absolutamente inesquecíveis! Claro que sou suspeito, porque tenho dupla nacionalidade – portuguesa e australiana – e já visitei este país mais de 15 vezes.

Muito provavelmente serei dos poucos que até já fez snowboarding neste antípoda. Além disso, conheço do extremo norte até Melbourne e muito do que está no meio, para além de zonas menos conhecidas em termos internacionais como South Stradbroke ou Fraser Island.

Viajar para a Austrália é um desejo de muitos, mas que nem sempre se torna uma tarefa fácil. Por ser um destino bem longínquo, de grande dimensão, pode fazer-nos cometer alguns erros que deitarão por terra a nossa expetativa de ter uma viagem de sonho.

Como não quero que isso lhe aconteça, partilho consigo 4 erros que não deve cometer quando viajar para a Austrália para assim estar preparado e viver dias inesquecíveis.

Subestimar a dimensão da Austrália

4 erros a não cometer quando viajar para a austrália

O tamanho deste maravilhoso país que é a Austrália, é praticamente equivalente ao tamanho de um continente! Para que tenha uma noção, a distância entre Sydney e Perth – duas das principais cidades australianas – é similar à distância de Lisboa a Moscovo. Na Austrália, existem quintas privadas de criação de gado que são maiores do que Portugal! Posto isto, não é de estranhar que muito do trabalho rural seja feito com recurso a motas e helicópteros e não a cavalos como, por exemplo, nos EUA ou na Argentina. Uma piada recorrente, é que no interior australiano é bastante chato ter que “pedir açúcar ao vizinho” já que, em média, este viverá a mais de 1 hora de distância.

Esta grande dimensão do território australiano, aplicado ao turismo faz com que seja muito importante ter atenção redobrada ao programar uma viagem! Existe assim uma ideia pré-feita de que a melhor forma de conhecer a Austrália, dada a sua extensão, é fazendo uma roadtrip. No entanto, temos de o alertar: esta só deve ser considerada em determinadas zonas. Deixamos-lhe alguns exemplos!

Porque é que fazer uma roadtrip não é o mais indicado?

4 erros a não cometer quando viajar para a austrália

Se optar por fazer de carro o percurso Brisbane/Gold Coast-Cairns, no norte, terá pela frente mais de 2 mil km de trajeto. Além disso, conduzir na Austrália pode ser bastante perigoso! São estradas nacionais com muito tráfego de pesados e onde a vida animal é fonte de sinistros. Além disso, 2.000km é, basicamente, o equivalente a conduzir de Lisboa a Paris, mas sem as autoestradas. É um percurso muito demorado e um esforço físico relevante! A costa continental entre estes dois pontos é, maioritariamente agrícola e industrial, o que não acrescenta grande interesse paisagístico ou turístico. Se preferir antes atravessar a Austrália, por exemplo, entre Sydney e Perth, conduzir no norte do país ou itinerários similares é altamente perigoso e apenas deve ser tentado por pessoas experientes e preparadas, não por turistas.

Por outro lado, se gostava mesmo de fazer uma roadtrip por caminhos australianos, então aconselhamos um itinerário mais turístico entre Sydney e Brisbane/Gold Coast. Terá paragens nas Blue Mountains, Port Macquarie e Byron Bay, mas deve considerar, no mínimo, 3 noites de estadia.

Em alternativa a tudo isto, recomendamos efetuar os principais trajetos de avião, recorrendo por exemplo às 2 excelentes companhias aéreas low cost – Jetstar e Virgin Blue. Será mais confortável, mais rápido e muito mais seguro!

Planear pouco tempo de viagem

4 erros a não cometer quando viajar para a austrália

Estando tão entusiasmados por uma viagem de sonho à Austrália, é frequente perguntarem-nos se é possível em apenas 2 semanas visitar a Austrália e ainda dar um salto à Nova Zelândia. A resposta simples é: não! Voos de e para a Austrália ocupam quase 3 dias completos. São cerca de 28 a 36 horas em cada sentido! A Nova Zelândia fica ainda a 4 horas e meia da Austrália. Só com isto já só sobraria 10 dias para visitar, não contando com trajetos internos. Por isso, muito dificilmente faria render o investimento que é viajar até ao outro lado do mundo. No entanto, caso não possam mesmo despender mais dias para estas suas tão ansiadas férias, considere que, pelo menos, os 14 dias serão precisos só para a Austrália.

O que devo mesmo fazer para sentir a verdadeira essência australiana?

Visitar um mercado de sábado: É cada vez mais comum encontrar flea markets (uma espécie de feira da ladra), farmer’s markets (mercados de comida local), antique markets (mercados de antiguidades) e similares. Por isso, é quase obrigatório visitar um deles! Procure perto de onde estiver pois certamente encontrará alguma coisa. Pessoalmente, o meu favorito, é o Eumundi Markets no Sunshine Coast.

Ir a um jogo de um desporto local, idealmente de Aussie Rules: Não vou dar muitos detalhes, mas Aussie rules é um desporto apenas praticado na Austrália! Este é uma combinação de rugby (bola é oval), futebol (marca-se um tipo de golo) e cricket (joga-se num campo oval). É mais popular nas cidades do sul do país, nomeadamente Melbourne e Adelaide, onde é seguido de forma quase fanática. Para além de desporto, é também uma experiência social pois o convívio tem um papel quase tão importante quanto o que se passa em campo.

Ver a dinâmica nos beach clubs ao domingo: Na Austrália, as concessões de praia dão menos importância aos negócios de restauração do que em Portugal, mas estão muito mais focados na gestão da segurança da praia e na educação física e social dos jovens e no seu papel a esse respeito. Ao domingo, cada clube organiza treinos/ jogos de praia para as crianças dos seus membros. Além disso, existem também competições entre clubes. Este, entretanto, tornou-se mesmo um desporto, ou seja, os salva-vidas são atletas de competição.

Simplesmente estar: Estar e deambular são possivelmente os 2 verbos mais condizentes com a forma de estar dos Australianos! Assim, se os quiser conhecer, terá também de o fazer. Trace o seu itinerário em slow days, que é como quem diz, dias para não fazer nada! Basta sentar-se numa esplanada, deambular pelos trilhos existentes nos parques naturais ou zonas verdes das cidades, apreciar o dia-a-dia dos locais e absorver tudo.

Viajar de improviso

4 erros a não cometer quando viajar para a austrália

Não há nada de errado com marcar passagens aéreas de e para um destino e apenas lá descobrir o que fazer, onde ficar e onde comer. Mas na Austrália esta opção pode ter um impacto relevante ao nível do orçamento. O nível de vida na Austrália está possivelmente ao nível da Suiça, pelo que uma refeição banal custa facilmente 40/50€. Adicionalmente, sendo necessário voar para fazer um itinerário compreensivo, a compra de passagens aéreas em cima da hora pode tornar-se uma opção cara, não sendo o comboio ou autocarro alternativas viáveis. Portanto, a melhor forma de controlar budget e limitar o gasto total é levar o máximo possível já planeado de Portugal.

Viajar na altura errada

4 erros a não cometer quando viajar para a austrália

Viajar é sempre bom! Mas a sazonalidade meteorológica e natural podem criar verdadeiros entraves à experiência com que sempre sonhou. Portanto é preciso ter muita atenção, principalmente, tendo em conta as atividades que quer fazer. Mas não se preocupe, vou-lhe explicar porque não terá uma experiência a 100% se viajar em certas alturas e, claro está, revelar-lhe quais os melhores meses para visitar a Austrália.

Quando não mergulhar na Grande Barreira de Corais?

Grande Barreira de Corais

Nadar na Grande Barreira de Corais é daquelas experiências que todos deveriam fazer uma vez na vida! No entanto, entre novembro e maio decorre a “stinger season. Ou seja, durante este período será, no mínimo, um incómodo fazer mergulho. Porquê? Porque as stingers são pequenas alforrecas que quase turvam a água de tantas que são. Com fatos próprios é possível evitar algum incómodo de picadas, mas garanto que são será a experiência pristina que imaginou.

Qual a melhor altura para visitar as cidades mais culturais?

Melbourne

De cidade para cidade, as condições meteorológicas podem variar e deve ter isso em consideração, informando-se sempre com o seu agente de viagens. Por exemplo, a incrível cidade de Melbourne tem um clima similar a Lisboa, mas com a época de chuvas invertidas. Ou seja, tenha em consideração que no verão (dezembro a março) será bastante quente e chuvoso. Por outro lado, no inverno (junho a setembro) encontrará um tempo frio, mas maioritariamente cheio de sol.

Quando não fazer praia?

4 erros a não cometer quando viajar para a austrália

Ainda que possa parecer um paradoxo, o verão australiano pode não ser a melhor altura para fazer praia! Por um lado, como já referido acima, é a época de chuvas. E, na Austrália quando chove… chove mesmo a sério! Por exemplo, há uns anos, houve uma inundação em Queensland, em que o território que estava alagado era equivalente à dimensão de França. Sim, leu bem, do país inteiro!

Adicionalmente, durante o verão, pode facilmente estar demasiado calor para estar na praia. A própria água tende a ser quente, pelo que pode não ser refresco suficiente. Por último, mas não menos importante, a Austrália está próxima de um buraco na camada do ozono pelo que a exposição excessiva ao sol é pouco recomendado e deve ser feito com todos os cuidados. Aliás, não estranhe se, na praia, vir boa parte dos australianos vestidos com uma t-shirt própria para mar. É tudo para se protegerem dos perigos do sol.

Quando visitar a Austrália?

Uluru & Kata Tjura National Park

Deixados todos os avisos, as alturas que mais recomendo para visitar a Austrália são assim as épocas intermédias. Ou seja, a primavera e o outono. Isto, corresponde a maio, ao início de junho, ao fim de setembro e a outubro. Estas são as alturas em que terá a melhor probabilidade de conseguir cumprir com todos os objetivos desta viagem.

Na TopAtlântico, temos pessoas muito experientes e que podem construir um itinerário personalizado, indo ao encontro dos seus sonhos, sejam eles acampar no Kakadu, mergulhar na Grande Barreira de Coral ou ver um espetáculo na Casa da Ópera de Sydney. Os nossos especialistas conhecem as melhores dicas e a melhor forma para que aproveite esta viagem ao máximo.

Viajar para a Austrália sempre foi o seu sonho? Então, não espere mais! Marque já a sua viagem, evite erros desnecessários e viva uns dias de sonho na Austrália!