5 cidades com a melhor arte urbana do mundo

Top Atlântico / Atualizado a

Nem sempre unânime, a arte urbana – também conhecida por street art – tem vindo a crescer em popularidade. Entre cores fortes e imagens simbólicas, podemos encontrar um retrato social de um povo, críticas à atualidade ou simplesmente obras que encantam o olhar e ajudam a revitalizar espaços públicos. Não é então de admirar que este tipo de manifestação urbana colha cada vez mais admiradores. Descubra 5 cidades com a melhor arte urbana do mundo.

cidades com a melhor arte urbana do mundo

Venha conhecer autênticos museus a céu aberto e quem sabe ganhar inspiração para a sua próxima viagem. Vamos lá?

São Paulo

São Paulo

Sabia que São Paulo já foi denominada de cidade cinza? É difícil de imaginar ao observar as cores vibrantes que cobrem os murais da cidade. São Paulo conta inclusivamente com o maior museu a céu aberto da América Latina, o MAAU, que fica localizado na Zona Norte da metrópole.

A capital administrativa do Brasil é também a casa de grandes talentos, como OsGêmeos ou Kobra.

Bristol

Bristol

O que dizer da cidade que é berço do artista mais aclamado e misterioso da atualidade? Falamos, claro, de Banksy e da sua cidade, Bristol. Aqui pode encontrar diversas obras do autor, sendo que a cidade conta mesmo com tours relacionadas apenas com a arte do autor.

Bogotá

Bogotá

A Colômbia, e Bogotá em particular, conta com uma grande tradição na arte de fazer murais. Caracterizam-se sobretudo pela crítica social, por narrar memórias do passado e também pelas mensagens positivas em relação ao futuro. No fundo, contam sempre uma história em que a camada social ganha destaque, bem como a utilização de cores vivas.

Um facto importante a destacar é que, até 2011, a prática da arte urbana era crime. A situação só se alterou após os protestos contra um tiroteio que aconteceu por parte da polícia e que levou à morte de um jovem artista.

Nova Iorque

Nova Iorque

Cheia de estímulos, arte e pessoas dos mais diversos recantos, a inspiração faz-se sentir um pouco por todo o lado, inclusive nas paredes. É difícil mencionar apenas um local para ir se gosta de street art, já que são vários os bairros que têm obras fenomenais, dos mais fantásticos artistas do mundo (Banksy, Buff Monster, Kobra, Beau Stanton, entre muitos outros). Falamos de bairros como Williambsurg, Bushwick, Harlem, Bronx e até mesmo Manhattan.

Belfast

Belfast

A história recente de Belfast está marcada pela violência e pela divisão entre Protestantes e Católicos. Foi essa mesma divisão que deu origem a um muro gigantesco, hoje denominado de “Peace Wall”. Ao visitar o Peace Wall pode ter uma lição de história ao mesmo tempo que vê obras de arte imensas ao longo da sua extensão. A crítica social é clara.

No entanto, Belfast tem mais arte urbana para lá daquela que vive no Peace Wall. É deixar-se passear e observar como este movimento tem tanta força na capital da Irlanda do Norte.

cidades com a melhor arte urbana do mundo

Chegámos ao fim desta nossa visita pelas paredes do mundo. Se ficou interessado em explorar mais sobre este movimento, porque não começar por Portugal? Tanto Lisboa como o Porto contam com obras que vale a pena conhecer.