5 curiosidades sobre os rituais do famoso Dia dos Mortos

Top Atlântico / Atualizado a

Com as férias de verão quase terminadas, aproveite os próximos meses para desfrutar do clima de outono numa viagem memorável, ou não fosse uma das tendências deste ano. E que tal aproveitar o feriado de 1 de novembro para presenciar o famoso Dia dos Mortos, celebrado atualmente em várias cidades no mundo e reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Atenção: não confundir com o Halloween!

Halloween
Halloween

Com origem no México, o (originalmente) Dia de Los Muertos é uma tradição de culto aos mortos com mais de três mil anos. Vejamos então algumas curiosidades sobre esta cerimónia repleta de cor, música, desfiles, dança e oferendas em honra dos entes falecidos que neste dia visitam os seus parentes. Uma festa inesquecível, sem dúvida.

Dia dos Mortos
Dia dos Mortos

1. A duração das festas

Como todas as festividades, o Dia dos Mortos requer muita organização e preparação que culminam a 2 de novembro.

Dia dos Mortos
Dia dos Mortos

Até chegar o grande dia, porém, há muito a fazer e por isso as comemorações começam entre 25 a 28 de outubro, podendo terminar entre 2 e 3 de novembro.

2. A preparação do altar

No México, quase todas as casas e igrejas têm um altar para receber quem já partiu e será, talvez, um dos preparativos mais importantes neste ritual.

Basicamente, consiste em criar um altar com objetos pertencentes aos falecidos, caveiras de açúcar com os nomes deles inscritos, velas, flores, comidas e bebidas preferidas dos falecidas, e ainda fotografias de família.

Dia dos Mortos

3. As Calaveras

As calaveras ou caveiras pintadas, normalmente feitas de açúcar ou em argila, são o símbolo principal desta celebração.

caveiras pintadas

La Catrina, a figura mais popular do Dia dos Mortos, representa o esqueleto de uma dama com um chapéu típico da alta sociedade, por vezes vestida de noiva, e simboliza a morte.

La Catrina
La Catrina

4. A festa nos cemitérios

Nos cemitérios, o altar ganha outro protagonismo, já que as campas se transformam em autênticas “mesas de banquete”, após terem sido limpas e decoradas para receberem as oferendas já mencionadas. No final, é feito um concurso simbólico para “premiar” o túmulo mais enfeitado.

5. Onde se comemora

Por tradição, o Dia dos Mortos é comemorado na Cidade do México, especialmente no distrito de Xochimilco, em Morelos, em Oaxaca ou até mesmo em Xcaret, um parque ecológico situado na Riviera Maya.

México

Fora do México, esta homenagem aos mortos acaba por acontecer em algumas cidades americanas como Chicago, Nova Iorque ou Los Angeles. Aventure-se nesta experiência única.

dia dos mortos