5 ideias para as férias da Páscoa em Portugal

Joana Santana / Atualizado a

As férias da Páscoa são uma oportunidade perfeita para fazer uma escapadinha e tirar uns dias para relaxar e se divertir! Já com os dias mais longos, mas antes do calor e da confusão do verão, e sem o frio e a chuva intensa do inverno, as férias da Páscoa presenteiam-nos com um meio-termo ideal de dias de primavera que não devem, de todo, ser desperdiçados.

Para aproveitar em bom estes dias nem sequer precisa do sair do país! Portugal está repleto de cidades e atividades para todos os gostos que, garantidamente, lhe vão proporcionar uns ótimos dias.

Assim, se ainda não tem ideias sobre o que fazer nas férias da Páscoa e precisa de um pouco de inspiração, deixamos-lhe 5 ideias para fazer umas férias, dentro de Portugal, durante a Páscoa.

Praia

Algarve

Com a chegada da primavera os dias são mais longos, a temperatura sobe, o sol começa a queimar mais. E isto tudo pede o quê? Praia, é claro! Nesta altura da Páscoa, o local ideal para fazer as primeiras idas à praia é, sem dúvida, a região do Algarve. Rume a sul para uns dias mais quentes, dê o seu primeiro mergulho do ano e aproveite para ganhar já uma “corzinha” por praias algarvias! Mas como o Algarve não é só praia, ou caso apanhe um tempo não tão favorável para se estender no areal, descontraia a conhecer melhor as cidades desta maravilhosa região.

Trilhos

Uma boa forma de aproveitar para descontrair, desligar a cabeça e perder aquelas calorias a mais ingeridas nas festividades da Páscoa, é percorrer trilhos! Portugal tem vários espalhados pelo país que merecem toda a nossa atenção. Informe-se sobre o nível de dificuldade do trilho que pretende fazer, reúna a família ou os amigos e partam à descoberta da natureza e do nosso país numa caminhada. Será uma atividade diferente, desafiante, longe da confusão e que, consequentemente, faz muito bem à saúde!

Refúgio nas Aldeias Históricas

5 ideias para as férias da páscoa em portugal

Já teve vontade de deixar por completo a agitação da cidade e refugiar-se num lugar remoto onde a vida parece que parou? As Aldeias Históricas são uma solução para passar uns bons dias e fazer uma pausa no stress do dia-a-dia. Portugal tem muito a mostrar no que toca a Aldeias Históricas! Espalhadas pelo país, além de encantadoras, conte sempre com os locais que o vão receber de braços abertos. Conheça melhor a história do nosso país e explore a fundo os cantos e recantos das nossas aldeias que são, garantidamente, cheias de encantos!

Vinho e Gastronomia

5 ideias para as férias da páscoa em portugal

Uma das melhores qualidades do nosso país é, sem dúvida alguma, a qualidade da nossa gastronomia e dos nossos vinhos. De norte a sul, não esquecendo as ilhas, é impossível comer mal! Afinal, todas as regiões do nosso país nos presenteiam com deliciosos pratos de fazer qualquer um ficar com água na boca. Apesar de ser difícil escolher, se pretende passar as suas férias da Páscoa a mergulhar mais a fundo na gastronomia típica de Portugal e nos nossos vinhos de ótima qualidade, recomendamos que passe pela região do Douro ou pelo Alentejo.

Douro

Douro Vinhateiro

A norte, a zona do Douro Vinhateiro, além de ser incrivelmente bonita e mágica, produz dos melhores vinhos da Europa e, quiçá, do mundo. Aliado a isto, tem para acompanhar pratos com o melhor do que se cozinha em Portugal. Tudo isto, claro está, abraçado por uma paisagem absolutamente fenomenal. Assim, se nunca foi ao Douro, aposte nisso desta vez!

Alentejo

Alentejo

Por outro lado, mais a sul, o Alentejo pede mesmo almoçaradas que durem até ao jantar, regadas com um ótimo vinho da região. Comida tradicional portuguesa, típica do Alentejo, de comer e chorar por mais, com a probabilidade de vir acompanhada com o fantástico Cante Alentejano, parece-lhe bem? É que a nós parece-nos ótimo! O Alentejo é também uma região de paragem obrigatória e pode bem ser o destino ideal para uma escapadinha de Páscoa.

Natureza em pleno

5 ideias para as férias da páscoa em portugal

Uma das melhores formas de descontrair, relaxar e, sobretudo, desconectar-se da azáfama da rotina durante as férias é dedicar-se a experienciar a natureza em pleno. Portugal também é um afortunado nesta questão e tem locais incríveis que são ótimos para explorar e sentir a natureza de perto. No entanto, para uns dias de férias no período da Páscoa destacamos o Gerês e a Serra da Estrela.

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Parque Nacional Peneda-Geres

O Parque Nacional da Peneda-Gerês localiza-se mesmo a norte e divide os louros com os nossos amigos espanhóis. Contudo, a parte localizada em Portugal é absolutamente incrível seja em que altura do ano for. No Gerês sinta a natureza no seu estado mais puro, esteja atento para tentar ver um veado ou um lobo, visite as cascatas e aventure-se num mergulho, mas só se tiver coragem para enfrentar a temperatura da água.

Serra da Estrela

5 ideias para as férias da páscoa em portugal

Já a Serra da Estrela praticamente dispensa apresentações! Sem necessidade de grandes motivos para dar lá um saltinho, na famosa Serra da Estrela consegue estar frente-a-frente com a natureza no seu todo. Rodeado de uma tranquilidade mágica que paira no ar, aventure-se por trilhos, suba à torre, explore os riachos e as praias fluviais e sinta o tempo a passar bem devagar.

De norte a sul do país, opções para uns dias bem passados não faltam! Pode até arriscar-se numa estadia mais ousada e diferente e apostar no glamping, uma trend que está cada vez mais em voga e que merece muito ser experimentada.

No entanto, se gostou das nossas sugestões, mas prefere aproveitar estes dias de pausa para dar um saltinho a outro país, são variadíssimas as opções de citybreak pela Europa que pode aproveitar. Inclusive, em Florença (Itália) existe uma tradição de Páscoa chamada “Scoppio del Carro” que é absolutamente imperdível. A verdade é que viajar na altura da Páscoa é cada vez mais uma tradição, por isso, seja cá dentro ou lá fora, aproveite estes dias para descontrair e tirar umas miniférias.