7 cidades que parece que ficaram paradas no tempo
Viajar é muito mais do que apenas explorar novos destinos ou riscar lugares da bucketlist. Por vezes, o encanto de uma viagem está em descobrir cidades que parecem intocadas pela passagem do tempo e que nos transportam para uma época diferente. A verdade é que existem vários locais no mundo que mantêm a sua essência intacta, preservando a beleza, a história e os costumes de outros tempos. São verdadeiros tesouros escondidos que, uma vez descobertos, nos fazem sentir que viajámos no tempo. Se é daquelas pessoas que adora viajar para descobrir recantos únicos, então temos a certeza que vai querer conhecer estas 7 cidades que parecem estar paradas no tempo. Vamos a isso?
Beaune, França
Escondida no coração de Borgonha, Beaune é uma cidade que respira história e vinhos. Conhecida como a capital dos vinhos daquela região, esta pequena cidade medieval é famosa pelos seus vinhas e pelo Hospices de Beaune, um antigo hospital fundado no século XV, que atualmente funciona como museu. A estrutura do hospital, com o seu telhado de padrões coloridos, é uma das imagens mais icónicas da cidade e um exemplo brilhante da arquitetura gótica francesa. Passear pelas ruas de pedra, entre edifícios históricos e pequenas lojas, é sentir-se numa era distante. A cidade manteve-se fiel às suas tradições, com mercados e feiras que parecem saídos de séculos passados. E claro, não pode deixar de provar os vinhos da região – visitar Beaune sem degustar um bom vinho seria como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel!
Bibury, Inglaterra
Imagine um postal idílico da Inglaterra rural, com casas de pedra, telhados de colmo e riachos a serpentear entre os campos verdes. Esse lugar existe e chama-se Bibury! Localizada na região de Cotswolds, Bibury é uma das aldeias mais pitorescas de Inglaterra e parece ter saído diretamente de um conto de fadas. A atração mais famosa de Bibury é Arlington Row, uma fileira de casas de pedra que datam do século XIV. Mas além da arquitetura encantadora, Bibury é também um lugar para relaxar, caminhar pelos campos ou simplesmente sentar à beira do rio Coln e apreciar a serenidade. Aqui não há pressa! É mesmo para respirar e apreciar.
Cudillero, Espanha
Se a costa asturiana tivesse de escolher uma joia secreta, Cudillero seria, sem dúvida, uma forte candidata. Este pequeno e colorido vilarejo piscatório parece ter sido esculpido nas falésias que o rodeiam, criando uma paisagem encantadora. As casas, pintadas em tons vivos, escalam as encostas até ao porto, onde os barcos de pesca baloiçam tranquilamente ao sabor das ondas. Cudillero mantém-se fiel às suas raízes pesqueiras e uma das melhores experiências que pode ter aqui é saborear um prato de peixe fresco enquanto observa o dia-a-dia dos locais.
Klis, Croácia
Se é fã da aclamada série Game of Thrones, então claro que, para si, esta paisagem não é desconhecida. Esta pequena vila na Croácia é famosa pelo seu castelo, que data do século VII e que já serviu de cenário para a fictícia cidade de “Meereen”, na quarta temporada da série. A fortaleza de Klis, empoleirada numa colina, tem vista para a cidade de Split. Embora o castelo seja a grande atração, a própria vila de Klis é um lugar onde o tempo parece ter parado. As ruas estreitas, as casas de pedra, a tranquilidade. Vai sentir-se verdadeiramente em outros tempos ou, caso seja fã, num episódio de Game of Thrones.
Matera, Itália
Situada na região de Basilicata, no sul de Itália, Matera é uma das cidades habitadas mais antigas do mundo. O que torna esta cidade tão especial são os seus Sassi, antigos bairros de casas escavadas nas rochas. No entanto, essas casas tiveram de ser evacuadas por uma questão de segurança. Ainda assim, a paisagem urbana é tão impressionante que Matera foi classificada como Património Mundial pela UNESCO. Atualmente, algumas dessas grutas foram recuperadas e transformadas em hotéis, restaurantes e museus, permitindo que os visitantes sintam um bocadinho do que o povo que por lá viveu, sentia. Matera é uma autêntica viagem no tempo!
Portree, Escócia
Escócia é sinónimo de uma beleza quase sobrenatural. E Portree não é exceção! Portree é a principal vila da Ilha de Skye e é um daqueles lugares onde a natureza parece ter o controlo total. Rodeada por paisagens de montanhas e mar, a cidade tem uma atmosfera quase mística, reforçada pela sua baía pitoresca com pequenos barcos de pesca e casas coloridas à beira da água. Apesar da cidade não ser muito grande, o seu charme é inegável! As ruas tranquilas, as pequenas lojas e os pubs acolhedores fazem de Portree um refúgio perfeito para quem procura um escape à vida moderna. Das icónicas formações rochosas de Old Man of Storr até às incríveis vistas do Quiraing complementam o cenário para uma visita perfeita por aqui.
Simiane-la-Rotonde, França
No coração da Provença, Simiane-la-Rotonde é uma aldeia medieval encantadora, situada no topo de uma colina e rodeada por campos de lavanda que, em certas épocas do ano, perfumam o ar com um aroma inconfundível. Além disso, esta vila é também conhecida pela sua Rotonde, uma torre circular que faz parte de um antigo castelo e que oferece vistas deslumbrantes sobre a paisagem. As ruas são estreitas e sinuosas, os edifícios de pedra antiga e os jardins floridos. Simiane-la-Rotonde é um lugar de tranquilidade absoluta, onde se pode passear sem pressa e absorver a beleza da maravilhosa região da Provença.
Estas cidades, repletas de charme e autenticidade, são um convite para uma pausa no nosso quotidiano frenético. Afinal, são lugares onde o tempo parece não passar e onde cada rua, cada pedra e cada edifício contam uma história. Lembre-se, uma pausa na correria do dia-a-dia faz bem à saúde e aumenta os níveis de felicidade. Estas 7 cidades que parecem paradas no tempo podem ser uma excelente opção. Além disso, tem a nossa garantia: vão fazê-lo muito feliz!