7 ementas de Natal inspiradas nas tradições de outros países

Joana Santana / Atualizado a

Já estamos todos em contagem decrescente para o Natal e para um belo prato de bacalhau na mesa, seguido de (muitas) rabanadas. No entanto, se por um lado há quem garanta que o bacalhau sabe melhor na consoada, por outro, há aqueles que dispensam bem o peixe rei da Noruega.

Se quer agradar a toda a família, mas não quer estar com trabalho a cozinhar, saiba que passar o Natal num hotel é sempre uma solução! Caso contrário, se procura inspiração para o menu natalício, deixamos-lhe 7 ementas de Natal de outros países para que tire ideias e surpreenda todos no jantar de Natal.

Grã-Bretanha

Para os nossos amigos britânicos, o bacalhau não faz parte da ementa! Por outro lado, à mesa do jantar de Natal poderá encontrar camarões, tortas de carne picada e peru assado com molho de salsichas. Para sobremesa, eles optam pelas famosas Mince Pies, as tortas recheadas de fruta e por uma espécie de bolo húmido, também recheado de frutas, o conhecido Christmas Pudding.

Alemanha

Se estiver pela Alemanha na noite de Natal poderá encontrar como prato principal pato assado, ganso ou coelho. Para acompanhamento, eles optam por uma espécie de migas de salsicha e pão, bolinhos de batata e couve-roxa. A sobremesa tradicional é o Stollen, um pão doce recheado com frutas e com uma cobertura de açúcar.

Áustria

Pela Áustria também há peixe, mas não se trata de bacalhau. A carpa frita reina na mesa e é tradição! No entanto, o peru assado tem-se tornado popular nos últimos anos. Para a sobremesa há Sachertorte, um bolo de chocolate e damasco com um aspeto delicioso e que é comumente servido nas festas e épocas especiais.

Itália

Em Itália o menu incluí não um, nem dois, mas sim sete pratos e todos com frutos do mar, daí ser conhecido como Festa dei Sette Pesci. Carpa, polvo, amêijoas, mexilhões e enguia frita compõe a ceia de Natal, reservando um espacinho para as sobremesas que são clássicos italianos, mas verdadeiramente irresistíveis, como o tiramisú caseiro ou o panetone.

Filipinas

7 ementas de natal inspiradas nas tradições de outros países

O Natal filipino conta com leitão, queijo de bola e salada de fruta. Cá para nós, é nas Filipinas, mas poderia bem ser uma mesa portuguesa! Não concorda? Acompanham também com crepes de legumes e massa, e, nesse aspeto, já não faz lembrar tanto uma festa portuguesa.

Japão

7 ementas de natal inspiradas nas tradições de outros países

O menu de jantar de Natal no Japão é surpreendente, mas apostamos que faria a alegria de muitas crianças e adolescentes! No Japão, devido a uma campanha de marketing dos anos 70, tornou-se popular jantar frango frito da cadeia de fast-food KFC na noite de Natal. É isso mesmo que leu! Os típicos baldes de frango panado do KFC não falham na mesma dos japoneses.

Arménia

Ghapama

Na Arménia, apesar de só celebrarem o Natal a 7 de janeiro, por serem ortodoxos, o prato principal da noite é o tradicional Ghapama. Também muito escolhido em ocasiões especiais, Ghapama é uma abóbora recheada com arroz, frutos secos e mel.

E então, surpreendido com algumas das escolhas dos países? Vai incluir algumas das sugestões no seu menu? Se estas não lhe chegam, descubra connosco mais 5 ideias típicas do Natal de outros países e divirta-se a perceber o quão curiosas conseguem ser as tradições de Natal pelo mundo.

Além disso, se ainda não tem a lista de presentes completa, inspire-se com soluções perfeitas para amantes de viagens ou opte por oferecer um cheque viagem e faça as delícias de alguém, tanto na mesa como nos presentes, proporcionando assim o melhor Natal de sempre!