7 tipos de viagens a fazer em família

Joana Santana / Publicado a

Fazer viagens em família é uma experiência única e enriquecedora! É uma oportunidade para criar memórias inesquecíveis, fortalecer laços e explorar o mundo juntos. No entanto, sabemos bem que nem tudo são rosas e escolher o destino pode não ser fácil. Ou porque não é prático para os mais pequenos, ou porque os mais crescidos acham aborrecido, ou porque é difícil encontrar um sítio em que ainda ninguém tenha ido. Entre muitas, muitas outras razões. Apesar disso, sabemos que todo esse trabalho compensa, porque no fim terão sido passados dias incríveis que jamais se irão esquecer.

Para lhe dar uma mãozinha e para que se inspire para a sua próxima viagem em família, deixamos-lhe 7 tipos de viagem que pode fazer!

Cruzeiros

cruzeiro, tipos de viagens a fazer em família

Os cruzeiros são uma das opções mais completas para viagens em família! A bordo, encontra atividades para todas as idades, desde clubes infantis, piscinas, cinema, espetáculos ao vivo ou casinos. Existem vários tipos de restaurantes e nunca ninguém ficará aborrecido. Tudo isto, dentro de um espaço só, em segurança! Outra grande vantagem de um cruzeiro é que, além de toda a diversão que tem em alto mar, ainda consegue visitar vários destinos sem ter de se preocupar com deslocações e alojamento. E só desfaz as malas uma vez!

Resorts com tudo incluído

resort com tudo incluido, piscina

À semelhança dos cruzeiros, uma outra solução em que não vai ter de se preocupar com absolutamente nada é escolher um resort com tudo incluído. Aqui terá tudo o que precisa sempre a poucos metros de si: refeições, bebidas, piscinas, spa, atividades e muito entretenimento. Muitas vezes, os resorts têm também programas específicos para crianças e adolescentes, garantindo que todos tenham a melhor experiência possível. Quando aos adultos? É só relaxar, aproveitar, apanhar sol, beber cocktails e estar tranquilos sabendo que os mais pequenos estão a divertir-se de forma segura.

Neve

neve, tipos de viagens a fazer em família

Para as famílias que adoram aventura e atividades ao ar livre, uma viagem à neve pode ser uma boa ideia. Nunca o fez? Tem de experimentar! As estâncias têm sempre várias atividades que pode fazer como, por exemplo, ski, snowboard, trenós, construções de bonecos de neve e, até aulas, para aqueles menos experientes. No final de cada dia, aquecer-se junto à lareira, a beber uma bebida quente e a rir-se em família das quedas e dos grandes momentos de cada um será absolutamente perfeito. É uma excelente maneira de desfrutar do inverno em família ou, caso não gostem do calor, uma ótima forma de fugir ao verão.

Roadtrip

carro com familia a fazer um roadtrip

Ainda na categoria dos mais aventureiros, fazer uma roadtrip pode ser também uma excelente opção. Alugar uma caravana ou simplesmente pegar no carro e seguir estrada fora permite descobrir paisagens deslumbrantes, adicionar cidades ao roteiro à última da hora e encontrar locais escondidos ao longo do caminho. Além disso, a liberdade e a flexibilidade de gerir a viagem à sua maneira, sem horários e ao seu próprio ritmo é maravilhosa. Sabemos que se tiver miúdos, várias horas de carro podem ser uma desvantagem, mas leve jogos, faça playlists com músicas que todos gostam, vá fazendo paragens pelo caminho e aproveite para fazer piqueniques em sítios inéditos!

Parque temáticos

parques temáticos, tipos de viagens a fazer em família

Os parques temáticos são um verdadeiro paraíso para crianças (e adultos!). Oferecem um mundo de fantasia e diversão e têm atracções para todas as idades que incluem carrosséis, montanhas-russas, espetáculos, cinema, desfiles, diferentes cenários, piscinas e uma infinidade de atividades. Além disso, são tantos espalhados pelo mundo e com os mais diferentes temas que o difícil é escolher. Por isso, sugerimos que passe uns dias só a visitar diferentes parques temáticos e verá a família toda a divertir-se à grande!

Praia

praia, tipos de viagens a fazer em família

Uma escapadela à praia é sempre uma boa opção para relaxar e desfrutar do sol e do mar. Existem imensas praias maravilhosas tanto em Portugal como no resto do mundo, ideais para umas férias em família. Atividades como construir castelos na areia, nadar, praticar snorkeling ou simplesmente relaxar ao sol são perfeitas para todas as idades. Para que seja tudo mais fácil, opte por uma praia com infraestruturas como restaurantes, casas de banho e parques infantis para que seja uma ajuda extra e torne os dias de praia mais confortáveis. À noite, faça um passeio pelas avenidas e não deixe de parar para comer o tão apreciado gelado!

Cidade

mãe e filha a explorar uma cidade ao por do sol

Explorar uma cidade é uma excelente forma de combinar cultura, história e diversão. Este tipo de viagens faz com que todas as idades possam aprender mais sobre outras culturas e outros lugares, enquanto se divertem. São inúmeras as atividades que podem ser feitas desde visitas a museus, passeios de barco, parques, jardins, experimentar as iguarias locais e existem até alguns tipos de tours indicadas para agradar aos mais novos. Uma dica extra? Opte por alojamentos centrais para facilitar toda a logística e aproveitar ao máximo o que cada cidade tem para oferecer.

Viajar em família é uma oportunidade incrível de criar memórias e viver aventuras juntos. Seja qual for o tipo de viagem que escolher, o importante é desfrutar do tempo em conjunto e aproveitar cada momento. Desde cruzeiros relaxantes a roadtrips aventureiras, há sempre uma opção que se adapta às preferências e ao orçamento de cada família. Por isso, o ideal é mesmo ir, mesmo que por poucos dias!

Pronto para juntar a família?