8 cidades que deram origem a nome de comidas
Já alguma vez parou para pensar nas inúmeras iguarias que se popularizam com o nome dos locais onde foram criadas? É de facto curioso como algumas das delícias que mais adoramos carregam a essência dessas cidades até no próprio nome. Em Portugal, também temos alguns desses casos. Por exemplo, os famosos pastéis de Belém, as tripas à moda do Porto, o pão de Mafra, as bifanas de Venda Novas, entre muitos, muitos outros. Na verdade, poderíamos ficar aqui horas! Mas pondo um pézinho fora de Portugal, hoje vamos embarcar numa pequena rota gastronómica em que lhe vamos dar a conhecer as cidades que estão por detrás dos nomes de algumas comidas bem populares. Temos só de lhe dar uma aviso: não nos responsabilizamos se ficar com água na boca!
Bolonha, Itália
Bolonha, localizada no coração da região de Emilia-Romanha, em Itália, é conhecida pela sua arquitetura medieval e cultura rica. No entanto, a sua cozinha também cativa visitantes de todo o mundo. O famoso molho à bolonhesa, tradicionalmente servido com tagliatelle, tornou-se globalmente associado à esparguete. O molho “ragù alla bolognese” (em italiano) é um verdadeiro símbolo da tradição culinária de Bolonha! No entanto, são cada vez mais as variações que se podem encontrar por todo o mundo.
Bruxelas, Bélgica
A capital da Bélgica, a belíssima Bruxelas, é uma cidade vibrante conhecida pelo seu papel na política europeia e pelos encantadores mercados de Natal. Porém, é também o berço das pequenas e controversas couves-de-Bruxelas. Este vegetal, que deve o seu nome à cidade, é cultivado nas redondezas desde o século XVI, mas tem dividido opiniões à mesa em todo o mundo! Aí por casa, é um sim ou um não?
Champagne, França
Sim, sabemos que não é uma comida… mas sejamos sinceros. Era impossível o famoso champanhe francês ficar fora desta lista! Situada no nordeste de França, a região de Champagne é famosa pelas suas vinhas e pelas paisagens idílicas. Desde sempre que o seu nome é sinónimo de celebração e luxo! Antigamente, este néctar dos Deuses, produzido nesta região, era exclusivo da realeza francesa. No entanto, e apesar de existirem imensas marcas e variações desta bebida alcóolica gaseificada, estas só podem ser chamadas de “champanhe” se forem produzidas realmente nesta região. Por isso, cuidado com as imitações!
Edam, Países Baixos
Edam, uma pequena vila nos Países Baixos, está ligada de forma inconfundível ao queijo que detém o seu nome. De sabor suave e formato esférico, revestido de cera vermelha, o queijo Edam é exportado por todo o mundo desde o século XIV. Visitar Edam é uma viagem ao passado, onde encontra diversos mercados de queijo tradicionais.
Frankfurt, Alemanha
Frankfurt, um dos principais centros financeiros da Alemanha, é também o lar das famosas salsichas Frankfurt. Estas salsichas de porco, finas e defumadas, são adoradas desde o século XIII e tornaram-se num símbolo da comida de rua alemã. Desde sempre servidas em pão, estas salsichas deram origem aos tão famosos cachorros-quentes. Podem ser experimentadas em qualquer parte do mundo, mas, em especial, em qualquer parte da cidade de Frankfurt.
Hamburgo, Alemanha
A cidade portuária de Hamburgo, no norte da Alemanha, tem uma ligação inesperada com um dos pratos mais populares do mundo – o hambúrguer. Embora se associem os famosos hambúrgueres aos Estados Unidos, a sua origem é em Hamburgo. Inicialmente, o hambúrguer não se fazia acompanhar de nada, sendo servido apenas o hambúrguer por si só – ou seja, apenas a carne. Anos mais tarde, os americanos adicionaram-lhe pão e outros alimentos, fazendo deles o sucesso que são hoje!
Parma, Itália
Parma, também na região de Emilia-Romanha, Itália, é uma cidade de charme renascentista e um verdadeiro paraíso gastronómico. O presunto de Parma, ou “prosciutto di Parma”, é produzido aqui há séculos. O seu sabor delicado e curado faz dele uma das iguarias italianas mais apreciadas. Uma visita a Parma é obrigatória para os amantes de enchidos, onde o presunto é rei.
Yorkshire, Inglaterra
Admitimos que este pode ainda não ser muito popular em Portugal, mas acredite, já corre as bocas do mundo. O Yorkshire Pudding é o prato tradicional de uma região no norte de Inglaterra de nome… Yorkshire, claro está! Este é um acompanhamento leve e fofo, feito com farinha, ovos e leite e é parte essencial de um assado britânico que, por tradição, se come aos domingos por toda a Inglaterra. No entanto, há quem também o coma como sobremesa, acompanhado por geleia.
Viajar pelas várias cidades através da comida é uma das formas mais deliciosas de conhecer diferentes culturas. Cada prato conta uma história, não só de sabores, mas também de lugares e pessoas que, ao longo do tempo, os aperfeiçoaram e os tornaram verdadeiros símbolos das suas regiões. É fascinante pensar como o nome de uma cidade pode ganhar fama global, não apenas pelas suas paisagens ou monumentos, mas também pelo legado gastronómico que deixa, não é? Quem sabe, depois de conhecer estes locais e os seus pratos, não fica cheio de vontade de fazer as malas e partir à descoberta? Se esse for o caso, já sabe, nós estamos aqui para o ajudar!