9 destinos alternativos (iguais a outros) para fugir às multidões

Joana Santana / Publicado a

Quando pensamos em férias imaginamos paisagens deslumbrantes, momentos de tranquilidade, experiências culturais enriquecedoras, aventuras inspiradoras e novas memórias que vão perdurar para sempre. E tudo isso está certo! No entanto, muitos dos destinos mais populares que fazem parte da bucket list de quase todos estão frequentemente apinhados de turistas, o que pode atrapalhar a experiência. Felizmente, existem alternativas incríveis e tão, mas tão parecidas com alguns dos sítios mais procurados, que são capazes de oferecerem a mesma beleza e encanto, mas com a vantagem de serem menos concorridas. É que quase nem vai notar que está noutro sítio diferente!

Não faz ideia quais são? Então venha connosco, que vamos contar-lhe onde pode encontrar esses destinos alternativos, mas igualmente incríveis!

Região vinícola no Cabo Ocidental, África do Sul

Em alternativa a Napa, Califórnia, Estados Unidos da América

A região vinícola de Cabo Ocidental, na África do Sul, é uma verdadeira jóia escondida que oferece uma experiência enológica tão impressionante quanto a que pode ter em Napa, na Califórnia, nos EUA. Qual a vantagem? Por aqui não vai encontrar uma avalanche de turistas. Com paisagens deslumbrantes de montanhas e vinhas, Cabo Ocidental é uma região perfeita para os amantes do vinho! Na cidade de Stellenbosch vai encontrar vinhas históricas e arquitetura holandesa lindíssima. Mas não fique por aqui e visite também Franschhoek, conhecida como a capital gastronómica da África do Sul, onde poderá degustar vinhos premiados acompanhados por refeições gourmet.

Paros, Grécia

Em alternativa a Mykonos, Grécia

Enquanto Mykonos é conhecida pela vida noturna animada e praias completamente cheias, Paros oferece uma experiência mais tranquila e genuína, mas sem sair das Cíclades – arquipélago do qual Mykonos e Paros fazem parte. Mantendo a autenticidade das ilhas gregas, Paros é uma ilha carregada de beleza natural, onde o ponto central são também as praias, que não ficam nada atrás das de Mykonos e as aldeias carregadas de charme que refletem as tradições gregas desde a arquitetura até à gastronomia. Isto tudo, com menos turista e a um ritmo bem mais calmo.

Templo Borobudur, Indonésia

Em alternativa a Angkor Wat, Cambodja

Situado na ilha de Java, na Indonésia, Borobudur é um dos maiores templos budistas do mundo e oferece uma experiência cultural e espiritual única, sem as habituais multidões do emblemático Angkor Wat. Este monumento do século IX é composto por milhares de blocos de pedra esculpidos, formando uma mandala gigante. A visita ao nascer do sol é particularmente mágica, com uma atmosfera tranquila e vistas deslumbrantes. Além disso, a proximidade de Yogyakarta – uma das cidades mais importantes da Indonésia, tal como Surakata, ambas berço da civilização da ilha – permite explorar a rica cultura e história da região.

Auroras Austrais na Tasmânia, Austrália

Em alternativa às auroras boreais na Escandinávia

O fenómeno de assistir a uma aurora boreal é uma daquelas experiências que todos deveriam poder viver, pelo menos, uma vez na vida. No entanto, enquanto estas atraem inúmeros turistas à Escandinávia, há um outro fenómeno, igualmente impressionante, que decorre no hemisfério sul: as auroras austrais. A Tasmânia, uma ilha no sul da Austrália, é um dos poucos lugares onde se pode admirar este espetáculo natural. No fundo, auroras boreais e auroras austrais são ambas um resultado de luz com mais energia e intensidade, que é enviado pelo sol para a Terra, mas por se localizarem no Polo Sul dão-se pelo nome de auroras austrais. Uma experiência absolutamente mágica, que pode ser vivida com muito menos turistas na zona da Tasmânia.

Parque Estadual de Letchworth, Nova Iorque (EUA)

Em alternativa ao Grand Canyon, Arizona (EUA)

Conhecido como o “Grand Canyon do Leste”, o Parque Estadual de Letchworth, no estado de Nova Iorque, é a alternativa perfeita ao Grand Canyon do Arizona. Este parque oferece paisagens impressionantes com desfiladeiros profundos e cascatas imponentes e majestosas. Com vários trilhos para caminhadas, haverá muito menos “trânsito” pedonal, o que lhe permitirá ter uma experiência bem mais tranquila. Mas quer uma dica extra? Vá no outono! Os tons de laranja das folhas a pintar a natureza, tornam o cenário ainda mais mágico!

Ilhas Faroé, Dinamarca

Em alternativa à Islândia

Enquanto a Islândia se tornou um destino turístico muito popular nos últimos anos, as Ilhas Faroé, na Dinamarca nem tanto, mas oferecem uma alternativa igualmente deslumbrante e, claro, com menos visitantes. As Ilhas Faroé são um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e conta com paisagens que variam desde montanhas altas, vales verdejantes e inúmeras cascatas. Tudo parecido com um cenário de filme! Tórshavn, a pequena capital das Ilhas, é o melhor ponto de partida para a seguir à descoberta da região e onde vai encontrar encantadoras casinhas coloridas cheias de personalidade. São várias as atividades que pode fazer por cá como, por exemplo, pescar ou andar de bicicleta, mas não pode mesmo deixar de experimentar montar um cavalo Faroês, a raça nativa das ilhas.

Bibi Ka Maqbara, Indía

Em alternativa ao Taj Mahal, Indía

O Taj Mahal é um local verdadeiramente icónico que até inspirou um filme da Disney. Isso não há como negar! Mas se deseja evitar as multidões do Taj Mahal e ainda assim ter uma experiência que o deixará igualmente sem palavras, Bibi Ka Maqbara, em Aurangabad, (também na Índia) é uma excelente alternativa. Conhecido como o “Taj do Deccan”, este monumento foi construído pelo filho do imperador Mughal Aurangzeb, em memória à sua mãe. Embora não tão grandioso como o Taj Mahal, Bibi Ka Maqbara possui uma beleza arquitetónica única e uma atmosfera muito mais tranquila. Aurangabad também tem outras atrações históricas como, por exemplo, as Grutas de Ellora e Ajanta, ambas Património Mundial da UNESCO.

Montenegro

Em alternativa à Croácia

Já não tão secreto, Montenegro tem dado muito que falar! É que este destino emergente tem paisagens costeiras tão belas quanto as da Croácia, mas com menos turistas. Montenegro combina história, cultura e beleza natural de forma única! A Baía de Kotor, com águas cristalinas e montanhas imponentes, é uma das principais atrações. Já a parte antiga da cidade é um labirinto de ruas estreitas e edifícios históricos, ideal para explorar a pé. Além disso, na Riviera de Budva tem ótimas praias para uns mergulhos durante o dia e uma vida noturna vibrante para desfrutar pela noite fora.

Lago Orta, Itália

Em alternativa ao Lago Como, Itália

Se procura cenários como o Lago Como, mas sem muitas pessoas, o Lago Orta (também ele em Itália) vai superar todas as suas expectativas. Situado na região de Piemonte, a paisagem vai deixá-lo sem palavras, acompanhada de uma atmosfera que transmite tranquilidade. No centro do lago está a ilha de San Giulio, com a famosa Basílica de San Giulio. Atravessar de barco e explorar a ilha é um must do! Usufrua das vistas mágicas da ilha e das margens e não se esqueça de passear também pela pequena cidade de Orta San Giulio.

Querer fugir às multidões não tem de ser sinónimo de comprometer a qualidade das suas férias. Muito pelo contrário! Explorar estes destinos incríveis, mas alternativos, pode proporcionar experiências mais autênticas e ainda mais memoráveis. O mundo está repleto de lugares incríveis que ainda não foram invadidos por turistas, basta ir aos sítios certos e terá viagens que serão das melhores da sua vida!

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.