Halloween: 7 locais assombrados para visitar em Portugal

Joana Santana / Atualizado a

Temos fãs de Halloween por aqui? 👻

Mesmo que esta seja uma data que não lhe diga muito, a verdade é que esta festividade importada tem cada vez mais adeptos em Portugal! De miúdos a graúdos, dia 31 de outubro, ou nos dias anteriores, são vários os programas dedicados ao Halloween.

Apesar de ser uma data repleta de tradições, as festas, as crianças mascaradas ou as visitas a locais envoltos em mistérios estão sempre na moda! No fundo, todas as atividades associadas a esta data realizam-se com o propósito de que seja, simplesmente, um dia – e noite – divertido no ano.

Quando falamos em locais supostamente assombrados espalhados pelo mundo, Portugal não é exceção e também tem a sua dose! Se todas as histórias são verdadeiras ou se tudo não passa de um mito, não conseguimos dizer-lhe, mas como todas as desculpas são boas para um bom passeio e para partir à descoberta, deixamos-lhe uma lista, de norte a sul, de 7 locais assombrados para visitar em Portugal neste Halloween!

Palacete de Marques Gomes – Vila Nova de Gaia

halloween: 7 locais assombrados para visitar em portugal
Foto by Quinta Marques Gomes

Lado a lado com o rio Douro, em Vila Nova de Gaia, o Palacete de Marques Gomes é um dos locais assombrados mais conhecidos de Portugal. Com construção anterior a 1932, o palacete foi abandonado devido a desavenças familiares e conta a lenda de que existem gravações recentes, alegadamente do primeiro proprietário, em que se ouve “Saiam daqui! Vão-se embora!”.

Quinta das Lágrimas – Coimbra

halloween: 7 locais assombrados para visitar em portugal
Foto by Quinta das Lágrimas

Bem conhecida de todos, no centro de Portugal, em Coimbra, temos a Quinta das Lágrimas, o local marcado por umas das mais emblemáticas histórias de amor do nosso país. Mas, com o trágico fim do relacionamento de D. Pedro I e Inês de Castro, ficaram também lendas e muitos mistérios por resolver. Até hoje se diz que as manchas vermelhas presentes na Fonte dos Amores são fruto das lágrimas de Inês durante o momento do seu assassinato.

Convento de Mafra

locais assombrados em Portugal: Convento de Mafra, Mafra

Património Mundial da UNESCO, a menos de 1 hora de Lisboa, o Convento de Mafra é um marco no país e no mundo! Pela sua grandiosidade e exuberância, a sua construção esteve envolta em muita polémica, principalmente, devido às várias mortes que ocorreram entre os trabalhadores. Diz-se, assim, que os espíritos desses falecidos trabalhadores vagueiam pelos corredores do convento. Já pelos calabouços, reza a lenda de que lá vivem ratazanas mutantes, muito violentas.

Palácio de Beau Séjour – Lisboa

halloween: 7 locais assombrados para visitar em portugal
Foto by Inês Félix

Lisboa, que em 2017 foi considerada a melhor cidade destino da Europa, não está excluída da lista e também pode fazer parte da sua tour por lugares fantasmagóricos. Construído em 1849 pela Viscondessa da Regaleira e, posteriormente, sobre a alçada do Barão da Glória, o Palácio de Beau Séjour é hoje um edifício público onde está inserido o Gabinete de Estudos Olisiponenses, da Câmara Municipal de Lisboa. Contudo, são vários os relatos de situações sem explicação como objetos que desaparecem ou mudam de lugar e campainhas que tocam e cuja a responsabilidade é atribuída aos ex-proprietários que, em espírito, deambulam pelo espaço.

Castelinho de S. Jorge – Estoril

halloween: 7 locais assombrados para visitar em portugal
Foto by Observador

Com uma vista fantástica para o mar, mesmo na Avenida Marginal, pode encontrar o Castelinho de S. Jorge, no Estoril. A história por detrás deste castelinho à beira-mar, diz-nos que, em tempos, a filha dos proprietários, que era cega, caiu acidentalmente ao mar acabando por falecer. Nos dias de hoje, o fantasma da criança continua, com a sua boneca de trapos, a andar pela casa enquanto afugenta compradores e curiosos.

Palácio de Valenças – Sintra

halloween: 7 locais assombrados para visitar em portugal

No centro da bela, mas também muito misteriosa, vila de Sintra, podemos encontrar o Palácio de Valenças. Aqui vivia – ou vive – Palmira, a antiga criada do proprietário que, profundamente apaixonada pelo patrão, mas com um amor que não era correspondido, acabou por se suicidar. Supostamente, a alma de Palmira ainda percorre a casa a chorar o amor impossível que sentiu pelo Conde.

Teatro Lethes – Faro

halloween: 7 locais assombrados para visitar em portugal
Foto by Teatro Lethes

A sul, por Faro, os mistérios também têm lugar! Foi dentro do belíssimo Teatro Lethes que, em tempos, uma bailarina exausta com a pressão que sofria fruto da sua profissão, suicidou-se em pleno palco. Reza a lenda que a sua alma nunca abandonou o teatro e que continua por lá, fazendo-se ouvir.

De norte a sul, a fim de pôr à prova os mais céticos ou numa tentativa de assustar os mais sensíveis a estas temáticas, tem ao seu dispor vários locais! Mais do que assustadores, todos eles são bonitas obras arquitetónicas e que, só por isso, já merecem uma visita.

No entanto, seja qual for a sua motivação, o que importa é que se divirta! Passeie, explore e, sobretudo, aproveite o feriado do dia seguinte ao Halloween. Aproveite para fazer uma escapadinha e desanuviar. Se precisar de saber onde dormir – em sítios que não estão assombrados – nós damos-lhe uma mãozinha!