Os 10 países mais felizes do mundo

Joana Santana / Atualizado a

Como já tem sido habitual, todos os anos, a 20 de março, no Dia Internacional da Felicidade é divulgado um relatório que nos diz quais os países mais felizes do mundo! Baseado em respostas de um grupo de pessoas espalhadas por todo o mundo, é determinado qual o grau de felicidade de cada país e, por consequência, é criado, anualmente, um ranking.

Como para nós, felicidade é também sinónimo de viajar, partilhamos consigo quais os 10 países definidos como os mais felizes do mundo e o que pode ver e conhecer se por lá passar numa das suas próximas viagens.

1º – Finlândia

os 10 países mais felizes do mundo

Uma vez mais, a Finlândia ocupa o primeiro lugar deste top 10 sendo considerado o país mais feliz do mundo! Se gostaria de ir até lá fazer uma visita e, quem sabe, descobrir o segredo de tanta felicidade, vai encontrar um país absolutamente fantástico. Na Finlândia, poderá contactar com a natureza no seu estado mais puro. Os imensos parques naturais, as auroras boreais, as ilhas que viram praia de verão e que estão cobertas de gelo no inverno, os nevões, os animais! Vai ficar encantado com a natureza finlandesa, mas terá também muito ambiente de cidade para explorar, desde as mais cosmopolitas às mais medievais. A Finlândia é um país onde pode viver experiências imperdíveis e de onde sairá, certamente, mais feliz.

2º – Dinamarca

Além de ser considerado um dos países mais ecológicos e sustentáveis do mundo, a Dinamarca é igualmente o segundo país mais feliz do mundo! Também com uma mistura de modernidade com algumas cidades de centro ainda medieval, tem Copenhaga como capital. Um passeio pelos canais, uma caminhada junto às casas coloridas, uma visita à fábrica original da Lego ou à famosa estátua da pequena sereia, não podem faltar! Não regresse sem contemplar os luxuosos palácios reais que também existem pela Dinamarca.

3º – Islândia

Em terceiro lugar, temos também um país nórdico, a Islândia! Na verdade, a Islândia é um país tão mágico que não estamos surpreendidos que esteja entre os mais felizes. Aqui encontra uma paz e uma tranquilidade, conjugada com uma beleza única da natureza. Mais do que apenas gelo e ovelhas, são várias as atrações que não pode perder numa visita à Islândia. Por exemplo, além das clássicas e imperdíveis auroras boreais, dê um mergulho e relaxe na Lagoa Azul, uma lagoa com água a 38º aquecida pelo vulcão. A simpatia dos islandeses também lhe vai conquistar o coração!

4º – Israel

israel

Fora do continente europeu e diretamente para o médio oriente, o quarto lugar do ranking é para Israel. Considerado Terra Santa por várias religiões, as principais atrações são as cidades de Jerusalém e de Tel Aviv (a capital). Entre o Mar Morto e o Mar Mediterrâneo este é um país que recebe milhares de visitantes por ano, em peregrinação. Em Israel, encontra o porto mais antigo do mundo e vários edifícios que são verdadeiras obras arquitetónicas. Tem também a possibilidade de flutuar no Mar Morto e apanhar banhos de sol nas praias do Mediterrâneo. A gastronomia israelita é ótima e, quando o sol se põe, há toda uma animada vida noturna para viver, principalmente em Telavive

5º – Países Baixos

os 10 países mais felizes do mundo

A meio da tabela deste top 10, estão os Países Baixos. O conhecido país laranja, que tem como meio de transporte principal a bicicleta, é um país europeu que, mesmo que não fizesse parte dos países mais felizes do mundo, era completamente merecedor de uma visita. Na capital, em Amesterdão, passe pelos bairros, pelas praças e visite os vários museus, como por exemplo, o Museu Van Gogh ou a Casa de Anne Franck. Tudo isto de bicicleta, é claro, mas sem esquecer de dar um passeio de barco pelos canais. Aproveite o Dia do Rei, a 27 de abril, para sentir nos Países Baixos uma experiência ainda mais local.

6º – Suécia

suécia

A Suécia está em 6º lugar da lista dos países mais felizes do mundo e também não nos surpreende! Por entre muitas outras razões, se é um apaixonado por design deve fazer uma visita à Suécia e, especialmente, a Estocolmo, a capital. Passeie pelos bairros medievais, os palácios reais e sinta o contraste e a conjugação da modernidade dos edifícios mais recentes, como é o caso das incríveis estações de metro que são verdadeiras obras de arte. Dê um saltinho à Design House Stockholm uma espécie de museu dedicado ao design de interiores escandinavo. Mas se se fala de arte escandinava, obviamente que temos também de referir aquela que é feita pela mãe natureza e, por isso, não pode deixar também de tentar ver uma aurora boreal numa visita à Suécia.

7º – Noruega

os 10 países mais felizes do mundo

Já há muito que a Noruega se dedica a cultivar a felicidade no seu povo e na sua cultura e, atualmente, encontram-se em 7º lugar dos países mais felizes do mundo. Aqui ainda poderá encontrar muitos objetos e costumes inspirados nas tradições vikings. São também várias as áreas verdes, museus, casas de madeira todas coloridas e claro, a cereja no topo do bolo, os famosos fiordes do norte! Para que consiga explorar ao máximo esta última parte, embarque num cruzeiro e sinta-se verdadeiramente fascinado pela natureza. Com uns dias extras em Oslo, pode também ainda passar pela experiência de dormir num hotel de gelo e conhecer o povo Sami.

8º – Suíça

suíça

A Suíça é o 8º país mais feliz do mundo! Mas, só cá para nós, com o ótimo chocolate que produzem, quem é que não era feliz, certo? Brincadeiras à parte, a Suíça é um país incrível em que, maioritariamente, sentimos que estamos dentro de um quadro dada tanta beleza. Para os fãs de neve, os Alpes Suíços são dos destinos mais procurados para fazer esqui. Com várias vilas, um grande númerode lagos e muitos traços de arquitetura medieval, a Suíça é um país que merece muito uma visita.

9º – Luxemburgo

os 10 países mais felizes do mundo

A prova de que a felicidade não se mede por tamanho é o Luxemburgo que, apesar de ser um país pequeno, pertence ao top 10 dos países mais felizes do mundo. Com uma densa floresta e repleto de parques naturais, o Luxemburgo é verdadeiramente encantador. A sua capital, a Cidade do Luxemburgo, é conhecida pelas ruínas de fortificações medievais que ainda lá permanecem e pelo país estendem-se desfiladeiros rochosos e penhascos íngremes que dão um toque mágico à beleza natural deste cantinho europeu. É o refúgio perfeito para as suas férias!

10º – Nova Zelândia

os 10 países mais felizes do mundo

Por último, mas não menos menos incrível, temos a Nova Zelândia como o décimo país mais feliz do mundo! Do outro lado do mundo, a Nova Zelândia é um país verdadeiramente fascinante, invulgar e completo. Localizado no Pacífico, esta é daquelas viagens de uma vida e da qual nunca se vai esquecer! Sinta e explore a natureza como em nenhum outro país. Veja espécie de animais e de flora como nunca imaginou. Explore também as cidades e os arranha-céus e conheça o povo maiori, o povo nativo da Nova Zelândia. Aqui, encontra praias paradisíacas, vulcões, glaciares e um ambiente de descontração e beleza contagiante. Com estas condições, é impossível não ser feliz!

Ser (muito) feliz a viajar, não é difícil, independentemente de qual seja o país. No entanto, o ideal é que seja um país absolutamente incrível que nos encha as medidas e a memória. De coisas boas, claro! Se quiser dar um saltinho a um dos países mais felizes do mundo, tem sorte que o top 10 é maioritariamente composto por países na Europa, o que implica viagens mais curtas. No entanto, todos os países da lista são merecedores de uma visita, por isso, é só fazer as malas e ser muito feliz a viajar.

Vamos ser felizes a viajar juntos?