Os mais impressionantes lugares abandonados no mundo
Por todo o mundo existem vários lugares impressionantes que pelas mais diversas razões acabaram abandonados e esquecidos no tempo. Envoltos em muitas histórias e lendas, há sempre algo de misterioso e irresistível nestes espaços vazios. Se gosta deste tipo de aventuras e não resiste a matar a curiosidade ao visitar este tipo de locais quando viaja, então prepare-se pois preparámos uma seleção imperdível de alguns dos melhores lugares abandonados no mundo.
Castelo Bannerman, Nova Iorque

Nas margens do rio Hudson, a cerca de apenas 80km da cidade de Nova Iorque, ergue-se o Castelo de Bannerman. Construído no início do século XX, numa pequena ilha, por um comerciante de armas – Francis Bannerman – tinha o propósito de servir como armazém de armamento militar excedente. No entanto, após um incêndio e vários anos de negligência, o castelo ficou em ruínas. Atualmente, é possível visitá-lo através de excursões de barco durante os meses de verão.
Parque Aquático Ho Thuy Tien, Vietname

No Vietname, existe um parque aquático que nunca chegou a funcionar em pleno. Inaugurado no início dos anos 2000, o parque fechou rapidamente por razões financeiras e legais. A atração principal é um dragão gigante de betão que servia como entrada para piscinas e escorregas. Atualmente, a vegetação cobre toda a estrutura, criando um cenário quase pós-apocalíptico, mas ainda assim fascinante.
Presidio Modelo, Cuba

Em Cuba, existe uma prisão de arquitetura circular que parece saída de um filme de ficção científica. O Presídio Modelo foi construído nos anos 20 e, durante décadas, foi palco de histórias intensas, incluindo a prisão de Fidel Castro. Inspirada no modelo arquitetónico desenvolvido pelo filósofo Jeremy Bentham, tinha capacidade para 2500 prisioneiros, mas chegou a albergar mais de 6000 reclusos durante o seu período de funcionamento. Cinco edifícios circulares gigantescos formavam o complexo prisional, permitindo aos guardas no centro observar todas as celas simultaneamente.
Kuk Po, Hong Kong

Na zona norte de Hong Kong, já perto da fronteira com a China, encontra-se Kuk Po, aquilo que em tempos foi um pequena aldeia. Este pequeno povoado foi gradualmente abandonado nas últimas décadas, à medida que os habitantes migravam para áreas urbanas numa procura por melhores oportunidades. Hoje em dia, apenas vemos estruturas vazias e natureza exuberante a dominar a paisagem. No entanto, chegar a Kuk Po exige algum esforço, uma vez que trilhos pedestres são o único acesso possível.
Fortes Marítimos Maunsell, Inglaterra

Durante a 2ª Guerra Mundial, a Inglaterra construiu torres fortificadas no estuário do Tamisa para defender o país contra ataques aéreos alemães. Estes Fortes Marítimos Maunsell, erguidos sobre pilares de betão no mar, eram equipados com artilharia antiaérea e alojavam pequenas guarnições militares. No entanto, após o fim da guerra, perderam a sua função e acabaram abandonados. Durante os anos 60, algumas estações de rádio piratas ocuparam algumas destas fortificações, mas atualmente permanecem completamente abandonadas.
Hotel Kupari, Croácia

Na costa da Croácia, perto de Dubrovnik, existia um complexo de hotéis exclusivo a oficiais militares em tempos de guerra. O Resort de Kupari foi muito procurado na Jugoslávia, mas após os conflitos dos anos 90, ficou em ruínas. Hoje, continua de pé, mas com vidros partidos, balas cravadas e paredes cheias de grafitis. No entanto, as vistas incríveis para o mar Adriático mantêm-se, o que faz com que esta estrutura abandonada contraste com as praias paradisíacas que existem à volta. Diz-se que existem alguns projetos de renovação em desenvolvimento, mas, pelo menos por enquanto, o edifício continua abandonado.
Hospital Beelitz-Heilstätten, Berlim

Nos arredores de Berlim, o Hospital Beelitz-Heilstätten foi construído entre 1898 e 1930, inicialmente como sanatório para tratar pacientes com doenças pulmonares, em particular, a tuberculose. Mais tarde, serviu como hospital militar e chegou a receber Adolf Hitler durante a 1ª Guerra Mundial. O complexo hospitalar incluía mais de 60 edifícios espalhados por vastos terrenos florestais, mas após a 2ª Guerra Mundial, as forças soviéticas ocuparam as instalações como hospital militar até 1994. A retirada das tropas russas da Alemanha reunificada levou ao abandono de grande parte do complexo, que permanece assim até aos dias de hoje.
Igreja de San Juan Parangaricutiro, México

No México, a Igreja de San Juan Parangaricutiro, apesar de ser um edifício abandonado, tornou-se também um exemplo de resistência. Tudo começou quando em 1943, um vulcão nasceu literalmente num campo de milho mexicano. Quando entrou em erupção, cobriu gradualmente a aldeia de San Juan Parangaricutiro com lava e cinzas. Durante meses, a população assistiu impotente à aldeia a desaparecer sobre material vulcânico, onde apenas a torre e o altar da igreja permaneceram visíveis. Atualmente, se quiser estar frente a frente com esta relíquia, uma longa caminhada sobre terreno vulcânico acidentado é o que o espera.
Estação Internacional Ferroviária de Canfranc, Espanha

Inaugurada em 1928, na fronteira de Espanha com França, encontra-se a grandiosa Estação Ferroviária Internacional de Canfranc. Com 241 metros de comprimento e uma arquitetura majestosa de art nouveau, pretendia ser uma porta de entrada moderna entre os dois países. No entanto, a 2ª Guerra Mundial, acidentes ferroviários, a Guerra Civil Espanhola e questões políticas levaram ao declínio progressivo da estação. Em 1970, após um acidente destruir uma parte crucial no lado francês, a estação parou completamente de funcionar o que levou ao abandono da estação.
Monumento Buzludzha, Bulgária

No topo de uma montanha na Bulgária ergue-se o Monumento Buzludzha, construído em 1981 pelo regime comunista para comemorar eventos históricos do movimento socialista búlgaro. A sua forma futurista, semelhante a uma nave espacial, impressiona qualquer um. No entanto, após a queda do comunismo em 1989, o monumento foi rapidamente abandonado e vandalizado. Atualmente, o interior encontra-se severamente deteriorado, embora fragmentos impressionantes dos mosaicos originais ainda sejam visíveis. No exterior, a estrutura continua a dominar a paisagem e torna-se ainda mais incrível quando neva.
Explorar e conhecer bem o mundo é também ter experiências diferentes do comum. Visitar lugares abandonados e que parecem parados no tempo pode ser uma ótima forma de enriquecer mais as suas viagens e, claro, a sua vida. As memórias serão certamente impressionantes e as histórias também. Por isso, deixe-se inspirar por estes lugares e marque já a sua próxima grande aventura!