Os melhores destinos na Europa para viajar em família

Joana Santana / Atualizado a

Marcar as tão desejadas férias em família nem sempre é uma tarefa fácil! Dependendo do número de pessoas, idades, gostos e preferências pode ser difícil chegar a um acordo. Se esse costuma ser o seu caso, não temos uma solução milagrosa, mas podemos dar-lhe algumas dicas.

Todos juntos, percebam se preferem campo, cidade ou praia; qual o meio de transporte que querem utilizar; se pretendem aprender coisas novas ou contactar com novas culturas, entre outros.

Depois dessa triagem feita, é hora de começar a pensar quais os locais que correspondem aos critérios que ficaram decididos. Se decidiram ficar pela Europa, deixamos-lhe os melhores destinos para viajar em família, no velho continente.

Cidade

Sevilha, Espanha

Sevilha - Os melhores destinos na Europa para viajar em família

A encantadora cidade de Sevilha, na Andaluzia, em Espanha é uma ótima opção para uma viagem em família. Em primeiro lugar, pode facilmente ir de carro devido à proximidade com Portugal, o que torna tudo muito mais cómodo. Em segundo lugar, é lá que pode encontrar um dos melhores parque temáticos da Europa, a incrível Isla Mágica que fará, com toda a certeza, a alegria de miúdos e graúdos. Por último, a cereja no topo do bolo: é uma cidade absolutamente lindíssima repleta de monumentos que deixarão toda a família boquiaberta.

Londres, Reino Unido

Londres

Super completa e perfeita para todas as idades, Londres é uma cidade a considerar quando quer marcar umas férias em família! Além de ser uma cidade magnífica, terá facilidade em se deslocar para qualquer ponto da cidade ou atração. Sim, porque entre museus, espetáculos e monumentos, está sempre alguma coisa a acontecer. Quer seja fã de teatro, de musicais, de história, arte ou até mesmo do Harry Potter, atividades é o que não faltam!

Barcelona, Espanha

Também por terras de nuestros hermanos, a energia de Barcelona contagia e cativa! Riquíssima culturalmente, há sempre animação nas ruas e muito para ver e aprender. Encontra várias obras-primas que são de visita obrigatória. Por exemplo, a Sagrada Família ou o Parque Güell, bem como maravilhosos vastos jardins e miradouros. Além disso, em Barcelona consegue também ir à praia, o que é, sem dúvida, um plus!

Amesterdão, Países Baixos

Treine os passeios de bicicleta por casa e rume com a família até Amesterdão! Depois, por lá, é só alugar uma bicicleta e explorar a cidade sobre duas rodas, já que esta capital europeia está totalmente preparada para isso. É uma forma super divertida de passear com miúdos! Descanse ou faça um piquenique nos vários parques, como por exemplo o Vondelpark e passe no NEMO Science Museum, onde as crianças podem experimentar e explorar conceitos científicos de maneira divertida. Não regresse sem um passeio de barcos pelos canais, num daqueles que é considerado um dos países mais felizes do mundo.

Praia

Menorca, Espanha

Menorca - Os melhores destinos na Europa para viajar em família

Menorca é uma das ilhas mais bonitas das Ilhas Baleares, em Espanha! Conhecida pelas suas paisagens naturais deslumbrantes, a ilha conta com uma costa impressionante, com mais de 100 praias de areia branca e água cristalina. Em Menorca há praias para todos os gostos: desde enseadas isoladas até praias mais movimentadas. Esta é também a ilha mais calma do arquipélago, com um ambiente tranquilo e a natureza muito bem preservada.

Creta, Grécia

Creta

Se deseja estar com a família num ambiente paradisíaco, mas que contemple também um lado cultural, Creta é o local ideal. Além de praias fabulosas de areia branca, águas azuis e paisagens lindíssimas, em Creta encontra uma ilha recheada de história, ou não fosse esta o berço da mitologia grega. Explore a maior ilha da Grécia através das praias, dos monumentos, o parque nacional e tenha umas férias em família muito completa.

Cultura

Roma, Itália

Se pretende passar uns dias com a família a aprender e vaguear por referências históricas, Roma tem de estar na sua lista de opções. A verdade é que existem poucas cidades como esta, existem atrações para todas as idades! Em Roma, acordamos e respiramos história, andamos e tropeçamos em história. É como se fosse um museu a céu aberto, em que os miúdos vão aprendendo e conhecendo edifícios históricos, mas sem estarem fechados entre quatro paredes. Com uma beleza que consegue impressionar qualquer idade, uma gastronomia ainda mais fabulosa – qual é a criança que não adora uma boa pizza? – tem ainda parques lindíssimos para ver e, quem sabe, descansar entre passeios numa bela e relaxante sombra.

Florença, Itália

Florença

Florença, a capital da região italiana da Toscana, é uma cidade rica em história, arte e arquitetura. Apesar de ser muito completa, com imensa coisa para ver, a cidade é compacta, o que permite que seja fácil de explorar, mesmo com os mais pequenos. Com vistas fabulosas, Florença é ótima para ter uma verdadeira aula em família através dos vários museus, obras de arte de renome e os edifícios históricos. Isto que até pode soar aborrecido para uma criança, mas em Florença não é assim! Existem vários museus que estão preparados para ser fáceis de entender pelos mais pequenos, ao mesmo tempo que são divertidos e claro, educacionais.

Istambul, Turquia

Istambul - Os melhores destinos na Europa para viajar em família

Visitar Istambul é, sem dúvida, uma experiência que ficará para sempre na memória de toda a família! Esta é uma cidade fenomenal, muito rica em cultura e tradições, repleta de edifícios históricos. É ideal para que os miúdos comecem desde cedo a contactar de perto com outra cultura, neste caso a incrível cultura muçulmana. A gastronomia também é ótima e não vão faltar atividades para fazer, monumentos para visitar e tanto, mas tanto para aprender. Partilhe com os miúdos o entusiasmo de estar na cidade que divide a Europa da Ásia, enquanto faz um passeio de barco pelo Bósforo. Uma viagem diferente, mas muito completa que se torna numa viagem para a vida.

Roadtrip

Itália

Itália

Fazer uma roadtrip, em família, pela Itália proporcionará uma combinação única de cultura, história, paisagens deslumbrantes, gastronomia deliciosa e experiências inesquecíveis. Em primeiro lugar, os italianos adoram crianças, por isso, pode contar com uma dose de simpatia extra e ajuda, caso precise. Em segundo, sendo Itália um país com imensas cidades que merecem uma visita, uma roadtrip pode ser a melhor forma de explorar ao máximo. Pode optar pelo norte e perder-se na beleza dos grandes lagos, ir pela região da Toscana maravilhar-se com as cores e paisagens, escolher a Costa Amalfitana para cenários de filme, com o mar como pano de fundo e mergulhos com cheiro a limão. As opções são imensas e como Itália tem boas infraestruturas rodoviárias, torna a condução mais fácil e segura. Além disso, todo o país é ligado por autoestradas o que lhe permitirá explorar diferentes regiões do país.

Croácia

Croácia - Os melhores destinos na Europa para viajar em família

Com uma costa deslumbrante ao longo do Mar Adriático, a Croácia tem praias de águas cristalinas, parques nacionais que oferecem paisagens deslumbrantes e cidades históricas com uma rica herança cultural e arquitetónica. Para que consiga ver e experienciar tudo isto, uma roadtrip é a escolha certa. Pode passar a manhã a ver os edifícios da rua, dar um mergulho antes de almoço, passar a tarde num museu e passar o fim do dia numa parque. A Croácia tem uma rede de estradas bem desenvolvida e é considerado um país seguro, o que facilita tudo! Se aí em casa forem fãs da popular série Game of Thrones, não pode deixar de incluir no seu itinerário os locais onde foram filmadas algumas das cenas mais icónicas da série. Uma roadtrip torna as férias mais dinâmicas e ninguém vai ficar aborrecido!

Estes são os melhores destinos na Europa para viajar em família! Já está inclinado para algum deles? Lembre-se, seja qual for o destino, o principal objetivo é que esta seja uma viagem verdadeiramente memorável para todos e que se divirtam, muito!