Os miradouros mais imperdíveis da Madeira
A Madeira é um daqueles destinos que parece ter sido esculpido à mão pela própria natureza. Situado no meio do Atlântico, este arquipélago é um verdadeiro paraíso, repleto de paisagens de cortar a respiração. Nesse sentido, uma das melhores formas de apreciar toda esta beleza madeirense é, sem dúvida, visitando os seus miradouros. Estrategicamente localizados para proporcionar vistas panorâmicas que parecem saídas de um postal, os miradouros da Madeira são parte obrigatória de uma viagem à ilha. Por isso mesmo, vamos dizer-lhe quais os que tem mesmo de visitar, para que não deixe de ver nenhum deles!
Miradouro da Bica da Cana
No topo da ilha, quase a tocar o céu, encontra o Miradouro da Bica da Cana. A uma altitude de mais de 1500 metros, este miradouro oferece uma vista de 360 graus sobre as montanhas da ilha. Nos dias mais claros, às vezes é possível ver o mar tanto a norte, como a sul.. A Bica da Cana é especialmente famosa pelas suas paisagens envoltas em nuvens, criando uma atmosfera quase mágica. É o local perfeito para quem quer sentir a verdadeira essência das montanhas da Madeira.
Miradouro da Boca das Voltas
Escondido entre as montanhas madeirenses, o Miradouro da Boca das Voltas oferece uma vista deslumbrante sobre o vale da Ribeira Brava. Este é um daqueles locais que parece ter saído de um filme, com as montanhas a erguerem-se dramaticamente em todas as direções e a água a serpentear lá em baixo. É, por exemplo, um ótimo ponto de paragem para quem explora as levadas e os trilhos da ilha, proporcionando também um merecido descanso com uma vista de cortar a respiração.
Miradouro da Eira do Serrado
Localizado no coração da Madeira, o Miradouro da Eira do Serrado tem uma vista espetacular sobre Curral das Freiras, a pitoresca e encantadora vila situada num vale profundo, rodeada por montanhas. Este miradouro é tão incrível, que se torna particularmente especial! Uma vez ali, paira no ar a sensação de estar isolado do mundo, dessa forma vai sentir que foi transportado para um local secreto no meio da natureza.
Miradouro da Ponta do Rosto
Se é fã de amanheceres deslumbrantes, o Miradouro da Ponta do Rosto é o local para estar aos primeiros raios de sol. Localizado na ponta leste da ilha, este miradouro oferece vistas incríveis sobre as formações rochosas da Ponta de São Lourenço e o Atlântico sem fim. A paisagem aqui é árida e rochosa, com tons quentes de vermelho e laranja que contrastam com o azul do mar, criando um cenário quase lunar.
Miradouro da Portela
O Miradouro da Portela é um daqueles locais que deixam qualquer um sem fôlego! Aqui encontra uma vista panorâmica que abrange tanto a costa norte como a costa sul da Madeira e, daqui, pode até ver as vilas de Porto da Cruz e Faial, rodeadas por colinas verdes e falésias que se estendem até ao mar. A paisagem é pontuada por azenhas, vinhas e floresta e daqui sente uma brisa fresca do mar, ideal em dias de calor.
Miradouro da Raposeira
Já na ponta oeste da Madeira, o Miradouro da Raposeira proporciona-lhe uma vista panorâmica sobre o Atlântico e a costa acidentada da ilha. Daqui, é possível ver as ondas a bater contra as falésias e, em dias claros, até as Ilhas Desertas no horizonte. Este é também excelente um local para assistir ao pôr do sol, longe da confusão, uma vez que – apesar de incrível – este miradouro é ainda um segredo muito bem guardado.
Miradouro da Ribeira da Janela
Pelo lado norte da costa da ilha, o Miradouro da Ribeira da Janela tem uma daquelas paisagens difíceis de esquecer! O nome vem da formação rochosa única que se eleva do mar, parecendo uma janela gigante esculpida na rocha. Amado por fotógrafos e por fãs de paisagens de arrepiar, uma das coisas que torna ainda mais fascinante este miradouro é a sua localização mais isolada e tranquila, longe do rebuliço das zonas mais turísticas.
Miradouro da Rocha do Navio
Além de uma vista incrível, o miradouro da Rocha do Navio tem com ele uma história muito interessante. É que este nome peculiar vem de um naufrágio que ali ocorreu, sendo o local conhecido por oferecer uma vista magnífica sobre a Reserva Natural da Rocha do Navio e o Oceano Atlântico. Este miradouro é acessível por teleférico, que desce bem até ao fundo da falésia, onde encontra uma pequena fajã.
Miradouro do Cabo Girão
Este é, sem dúvida, um dos miradouros mais famosos da Madeira, e não é difícil perceber porquê. O Miradouro do Cabo Girão é uma plataforma de vidro suspensa a 580 metros acima do nível do mar, oferecendo uma das vistas mais impressionantes da ilha. No entanto, e apesar de olhar para baixo e ver as falésias vertiginosas e o oceano lá em baixo ser uma experiência incrível, pode exigir uma pitada de coragem para os que têm medo de alturas.
Miradouro do Precipício
O nome deste miradouro diz tudo! Afinal, o Miradouro do Precipício está localizado nas montanhas do Paul da Serra e apresenta uma vista vertiginosa sobre as encostas íngremes da ilha. A sensação de estar à beira de um precipício com o oceano ao longe é verdadeiramente impressionante, mas mais uma vez, também pode dar um friozinho na barriga. Para os que se aventuram pelos trilhos de montanha da ilha este é, por exemplo, é um ótimo ponto de paragem.
Miradouro dos Balcões
Imagine estar num ponto alto, rodeado por um manto verde de floresta, com o oceano ao fundo e montanhas que se estendem até onde a vista alcança. É isso que o Miradouro dos Balcões tem para oferecer! Localizado na Levada da Serra do Faial, na zona do Ribeiro Frio, este miradouro é acessível através de uma caminhada fácil e agradável de, aproximadamente, 1,5km.
Um paraíso para aqueles que amam o contacto com a natureza e paisagens naturais de se ficar sem palavras. Assim é a Madeira! Desse modo, se ainda não teve o privilégio de visitar a Madeira, talvez esteja na altura de fazer as malas e embarcar numa aventura. No entanto, se já teve, então com certeza que está na altura de voltar a revisitar este tesouro português. Os miradouros são apenas o começo de uma viagem inesquecível, onde também não faltarão levadas, fajãs, praias e, claro, uma gastronomia de comer e chorar por mais! Vamos?