Para onde viajar em outubro?
Outubro, em Portugal, é sinónimo de outono. E, para muitos, outono é sinónimo do fim da diversão e da alegria do verão. É sinónimo de folhas caídas no chão, de tempo mais frio, de dias mais curtos, de mudança da hora e de, inevitavelmente, o inverno a bater à porta. Mas não precisa de ser assim! Outubro é a oportunidade perfeita para prolongar o verão ou descobrir novos destinos que se tornam ainda mais especiais nesta época do ano. E há sempre um destino que se adequa ao que procura. Vamos descobrir para onde pode – e deve – viajar em outubro?
Se procura bom tempo e praia, mas perto de Portugal
Cenário: estamos em outubro, mas quer prolongar o verão. Quer calor, sol, água do mar e pele bronzeada. No entanto, não quer afastar-se muito de Portugal. Então, as Ilhas Gregas são a escolha perfeita! Em outubro, a maioria dos turistas já regressou a casa, mas o clima continua ameno, com temperaturas que facilmente chegam aos 25°C e o sol a brilhar bem alto no céu. Rodes, Milos, Santorini, Mykonos, ou Creta, por exemplo. Opções não faltam! Escolha uma ilha para explorar ao máximo ou aproveite para andar de ilha em ilha e não deixar nada por ver!
Se quer calor e praia, mas não se importa de ir mais longe
O cenário é o mesmo que o anterior, mas, se por calor e uma boa praia, não se importa nada de viagens longas e está disposto a ir mais longe para encontrar o paraíso, temos uma resposta para si: Maurícias! Localizadas no Oceano Índico, as Maurícias oferecem um cenário paradisíaco, com praias de areia branca, águas turquesa e uma vegetação de luxo. Em outubro, o clima é quente e seco, perfeito para umas férias de praia. Além disso, pode aproveitar também para se aventurar no interior da ilha e explorar as florestas tropicais, as cascatas e montanhas.
Se prefere um city break
Como é óbvio, nem todos procuram praia e sol em outubro e a escapadela perfeita pode também passar por explorar uma nova cidade! Para isso, temos duas sugestões que oferecem experiências completamente diferentes, mas igualmente imperdíveis!
Marrakech, em Marrocos, é uma cidade vibrante, cheia de contrastes, cores e muita vida. Em outubro, o calor intenso do verão já diminuiu, tornando-se numa altura ideal para explorar as agitadas ruas, as mesquitas e os incríveis souks (mercados) cheios de especiarias, tecidos e artesanato local. Além disso, Marrakech está cada vez mais cosmopolita, mas sem perder a sua essência. Por isso, há que aproveitar os maravilhosos restaurantes e a animação ao pôr do sol na praça Jem el Fna. Em outubro, terá também muito menos turistas, o que liberta muita mais a cidade para a sua vida normal. Visitar o deserto nesta altura torna-se também muito mais fácil e acessível!
Famosa pela sua hospitalidade, Dublin, na Irlanda, em outubro fica ainda mais irresistível! O outono pinta Dublin de tons dourados e castanhos, tornando o cenário ainda mais aconchegante e convidativo. Parques como, por exemplo, o Phoenix Park tornam-se mágicos! Além da animação constante dentro dos pubs, pode ainda aproveitar para participar no festival de música dedicado à música irlandesa no “Ireland Music Week”. Isto tudo, claro, acompanhado de uma maravilhosa Guiness na mão.
Se quer estar no meio da natureza
Para o seu outubro prefere uma imersão no meio da natureza para carregar baterias antes do inverno. E isso também é uma excelente opção! Principalmente, se seguir as nossas sugestões.
Na Finlândia, o outono é uma época mágica! Conhecido como “ruska”, o início do outono na Finlândia vive-se ao ar livre para aproveitar o tempo que ainda resta até às longas noites de inverno, repletas de nevões e temperaturas baixas. A natureza veste-se de cores impressionantes, o que é a companhia perfeita para longas caminhadas. Além disso, pode também experimentar a famosa sauna finlandesa, seguido de um mergulho em águas geladas de um lago. Este é um ritual comum na cultura finlandesa e promete uma experiência revitalizante.
A Patagónia, na América do Sul, é um vasto território partilhado entre a Argentina e o Chile. A nossa sugestão é que em outubro explore e maravilhe-se, com a beleza da Patagónia Chilena. Vai apanhar o início da primavera e viver de perto alguns dos melhores cenários naturais do mundo. Visite os glaciares imponentes como, por exemplo, o Glaciar Grey; explore o Parque Nacional Torres del Paine (um dos parques mais famosos do mundo) e conecte-se verdadeiramente com a natureza!
Outubro pode até marcar o início do outono, com dias mais curtos e temperaturas a descer em Portugal, mas isso não significa que seja altura para ficar em casa. Adie um pouco mais a época para se aconchegar em casa, entre mantas e bebidas quente, e aproveite o mês de outubro para viajar. Muito!