Quais são os melhores lugares do mundo para pedir sorte?
Sendo ou não supersticiosos, todos nós desejamos ter uma boa dose extra de sorte na vida, certo? Viajar, por si só, já representa uma grande sorte! Conhecer novos lugares, culturas e pessoas é, sem dúvida, um privilégio inestimável. Mas então, porque não aproveitar a visita a outros destinos para ir a lugares especiais que, segundo tradições locais, podem trazer ainda mais sorte? Parece um bom plano, certo? Então, fique por aqui que vamos contar-lhe quais são os melhores lugares do mundo para pedir (muita) sorte!
Fuente de Anfitrite, La Granja – Espanha

No coração de Espanha, em Segóvia, a Fuente de Anfitrite nos jardins do Palácio Real de La Granja é um dos mais belos lugares para pedir sorte. A tradição diz que quem conseguir atirar uma moeda e fazê-la pousar no pedestal da estátua de Anfitrite terá sorte em abundância. Para aumentar as hipóteses de sucesso, recomenda-se lançar a moeda com a mão direita, por cima do ombro esquerdo, enquanto se pensa no desejo. Os jardins que cercam a fonte são conhecidos como os “Versalhes espanhóis”, tornando a visita imperdível mesmo que a sorte não sorria no lançamento da moeda.
Estátua de Jan Nepomucký, Praga

Na Ponte Carlos, na bela cidade de Praga, encontra-se a estátua de São João Nepomuceno (em português). A tradição manda tocar na base da estátua, especificamente na placa de bronze que retrata o martírio do santo que foi lançado ao rio. Muitos acreditam que este gesto não só traz boa sorte, mas também garante o regresso a Praga. O constante toque das mãos dos visitantes ao longo dos séculos tornou esta parte da estátua notavelmente mais brilhante que o resto. Além disso, há quem diga que se também tocar no cão, o seu parceiro ser-lhe-á fiel para toda a vida!
Fontana di Trevi, Roma

Um dos mais famosos lugares para pedir sorte em todo o mundo é a imponente Fontana di Trevi, em Roma. A tradição diz que quem atirar uma moeda para a fonte, de costas para a água e usando a mão direita por cima do ombro esquerdo, garantirá sorte e o seu regresso a Roma. Já duas moedas asseguram um romance com um italiano ou italiana, enquanto três prometem casamento. Milhares de moedas são recolhidas da fonte regularmente e devido à grande procura desta fonte, e de forma a manter a sua preservação, foram adotadas novas regras de acesso. A fonte está agora limitada a 400 visitantes de cada vez, durante 30 minutos, sendo necessário fazer reserva com antecedência e pelo valor de 2€ por pessoa.
Pont Marie, Paris

Em Paris, a Pont Marie esconde uma tradição romântica entre os lugares para pedir sorte. Os casais que passam por esta ponte de barco devem pedir um desejo quando estiverem sob o arco central, trocando um beijo sem respirar até saírem deste espaço. Caso estejam a pé, devem também pedir um desejo, mas de olhos fechados. Apesar de menos turística que a Pont des Arts (conhecida pelos cadeados do amor), a Pont Marie também é um local muito procurado para casais que querem garantir sorte no amor. Os fins de tarde, com o sol dourado sobre o Sena, são especialmente mágicos para este ritual romântico.
La Fuente de Canaletes, Barcelona

No início das Ramblas, em Barcelona, encontra-se a Fuente de Canaletes. A tradição local diz que quem beber água desta fonte apaixona-se pela cidade e certamente regressará. Curiosamente, esta fonte também é onde os adeptos do FC Barcelona se reúnem para celebrar as vitórias da equipa. Para seguir a tradição, deve-se beber diretamente da fonte, apesar de que muitos prefiram apenas simular o gesto como ato simbólico.
Ponte dei Sospiri, Veneza

Em Veneza, a romântica Ponte dos Suspiros tornou-se um dos lugares mais poéticos para pedir sorte no amor. Segundo a tradição, se um casal se beijar sob esta ponte ao pôr-do-sol, enquanto passeia de gôndola e os sinos da Basílica de São Marcos tocam, o seu amor será eterno. Embora seja difícil coordenar todos estes elementos, muitos casais tentam a sua sorte. Apesar deste ar romântico, a Ponte dos Suspiros foi em tempos o corredor por onde passavam vários prisioneiros condenados à morte. Por isso mesmo, recebeu o nome dos suspiros, porque diz-se que esta era a última vista dos condenados que suspiravam a olhar para o exterior.
Ema, Templos Japoneses

No Japão, os Ema são pequenas placas de madeira que representam um dos mais autênticos lugares para pedir sorte. Encontrados em templos xintoístas e budistas, o ritual consiste em comprar uma placa, escrever o desejo e pendurá-la no templo para que os deuses (kami) possam lê-lo. Cada templo tem Emas com designs únicos, frequentemente relacionados com o tipo de sorte que se pede. Os japoneses acreditam que quanto mais alto se pendura o Ema, mais próximo ele estará dos deuses. Depois de pendurado, o Ema é recolhido pelos monges e queimado para que passe para o mundo espiritual, onde será decidido pelos deuses se será ou não concretizado.
Casa di Giulietta, Verona

Romeu e Julieta protagonizam uma das mais famosas histórias de amor. Por isso mesmo, em Verona, a Casa de Guilietta é um dos lugares mais românticos para pedir sorte no amor. A tradição diz que tocar no seio direito da estátua de bronze da personagem criada por Shakespeare, no pátio da casa, traz sorte no amor e garante fidelidade eterna. Além deste ritual, os visitantes também costumam deixar cartas com pedidos de amor nas paredes do pátio ou entregar às “secretárias de Julieta”, que respondem às mensagens enviadas à personagem.
Charging Bull, Nova Iorque

No bairro de Nova Iorque onde estão agregadas as maiores instituições financeiras, o Charging Bull representa um dos lugares mais populares para pedir riqueza e dinheiro. Segundo a tradição, tocar no focinho do touro traz sorte nos negócios, enquanto tocar nos seus testículos proporciona prosperidade financeira. Estas práticas tornaram-se tão populares que, diariamente, turistas e até profissionais de Wall Street fazem fila para tocar na estátua, esperando atrair riqueza e sucesso aos seus projetos.
Ponte Milvio, Roma

A histórica Ponte Milvio tornou-se num dos mais recentes lugares para pedir sorte em Roma. A tradição, inspirada no romance “Ho Voglia di Te” de Federico Moccia, consiste em colocar um cadeado na ponte, trancá-lo e atirar a chave ao rio Tibre, simbolizando amor eterno. O fenómeno tornou-se tão popular que as autoridades instalaram estruturas específicas para os cadeados, protegendo a ponte histórica. Para aderir a esta tendência, basta então comprar um pequeno cadeado, gravar as iniciais do casal, trancá-lo numa das estruturas e lançar a chave ao rio, selando assim o amor com sorte.
Everard t’Serclaes, Bruxelas

O memorial de Everard’t Serclaes, aquele que conseguiu libertar a cidade do Conde de Flandres, em Bruxelas, é conhecido como um grande lugar para pedir boa sorte. O ritual consiste em deslizar a mão ao longo do corpo da estátua, desde o ombro até aos pés, o que supostamente traz boa sorte e garante o regresso à cidade. Alguns acreditam ainda que tocar no braço proporciona um ano de felicidade, enquanto tocar no rosto assegura fertilidade e se tocar no cão terá, para sempre, a fidelidade do parceiro.
Blarney Stone, Cork

Na Irlanda, a Pedra de Blarney é um dos lugares mais desafiantes para pedir sorte. Localizada no topo do Castelo de Blarney, em Cork, a lenda diz que quem beijar esta pedra receberá a habilidade de falar de forma eloquente e persuasiva. O ritual é peculiar: o visitante deve deitar-se de costas sobre um vão, segurar-se em barras de ferro e inclinar-se para trás até conseguir beijar a pedra, que está na parte externa da parede do castelo. Para que corra tudo bem, o melhor é que tenha alguém a ajudá-lo. Embora desafiante, milhares de pessoas, incluindo celebridades e políticos enfrentam este teste anualmente, como por exemplo, Wiston Churchill, o fez no seu tempo.
Não se esqueça: na próxima viagem, além das fotografias e lembranças, talvez seja possível voltar para casa com um pouco mais de sorte na bagagem. Basta para isso ir aos sítios certos! No entanto, mesmo que não acredite plenamente no poder da sorte, participar nestas tradições proporciona uma experiência única e memorável. É uma forma de estar envolvido com a cultura local e aproveitar a viagem ao máximo!