Safari no Quénia: sugestões para uma experiência inesquecível

Carla Unwarsa / Atualizado a

Se já alguma vez viajou por terras africanas ou se conhece alguém que já o tenha feito, é normal que já tenha dito ou ouvido a clássica frase “que saudades do cheiro da terra molhada de África“.

A verdade é que África tem realmente um cheiro muito característico! Um cheiro tão próprio capaz de ficar para sempre na nossa memória. Mas, mais do que o cheiro, há algo em África que se torna verdadeiramente memorável. Não! Não são (só) as paisagens ou as praias. Aqui falamos dos barulhos da Savana Africana! Os sons da natureza no seu estado mais puro e dos animais. Esses sons são impossíveis de esquecer! E qual a melhor maneira de os sentir e ouvir? Experenciado um safari!

Fazer um safari no Quénia é uma das melhores formas de viver África e a natureza de forma intensiva e imersiva. Para o ajudar, deixamos-lhe alguma sugestões para que, ao fazer um safari no Quénia, tenha uma experiência realmente inesquecível.

Chegada a Nairobi

Nairobi, Quénia

Chegando a Nairobi, capital do Quénia, deparamo-nos com uma cidade repleta de movimento e barulhos. Algo que não poderia ser de outra maneira, ou não tivesse Nairobi uma população acima dos 4 milhões de pessoas.

O trânsito é de loucos, nós sabemos! No entanto, chegando ao hotel depois de um longo voo, é altura de relaxar, jantar e preparar tudo para o dia seguinte, o dia em que começará o seu safari! Assim, o nosso conselho é que jante bem e durma o mais cedo possível, pois no dia seguinte, a partida será de manhã bem cedo. Aliás, todos os dias do safari serão longos (mas bons) e começarão bem cedo.

A escolha do Safari

safari no quénia: sugestões para uma experiência inesquecível

Os principais locais para um safari no Quénia são o Aberdade National Park, o Lake Nakuru National Park e o Masai Mara. São vários os programas para todos os gostos e para todos os bolsos!

Pode optar por fazer um safari express visitando apenas o Lago Nakuru e Masai Mara ou fazer um safari bem completo passando por Aberdare, Montera Quénia, Lago Nakuru e Masai Mara. Naturalmente, que cada local tem o seu próprio encanto e todas são experiências diferenciadas, mas, garantidamente, são todas inesquecíveis. Normalmente, os safari têm a duração de 4 a 7 noites, mas, caso seja um real aventureiro consegue arranjar opções mais longas.

A partida para o Safari

safari no quénia: sugestões para uma experiência inesquecível

Acorde cheio de energia, tome um bom pequeno almoço e, logo após o amanhecer, parta à aventura! Deixe para trás a cidade e o trânsito caótico. É hora de começar a viver o verdadeiro sentido de viajar pela África pura. A viagem pode ser longa e com várias paragens pelo caminho, mas muito própria.

Observe tudo com atenção! As estradas ladeadas com as senhoras que carregam os bebés às costas e as bagagens na cabeça. As crianças fardadas, a caminho da escola, que acenam sempre com um sorriso nos lábios. Os homens que pedalam as suas bicicletas a caminho do trabalho. Como as estradas ora são de asfalto, ora são de terra batida, sugerimos que leve um lenço e o use para tapar o nariz e a boca. O pó que se vai levantando pelos caminhos mais agrestes, pode tornar-se agressivo.

Aberdare National Park

Aberdare National Park

Um dos principais pontos de visita num safari pelo Quénia é o Aberdade National Park. Este, tem como principal característica a paisagem montanhosa e as suas florestas exuberantes. De noite, os guias vigiam os lagos! Caso apareça algum animal que se tente refrescar, será avisado por uma campainha que tem no quarto. Ouvir os elefantes a beber água e a tomar banho em plena escuridão, é quase garantido. Com alguma sorte, verá também algum felino que se aproxime.

Lake Nakuru National Park

Lake Nakuru National Park

No Lago Nakuru o rebordo é cor-de-rosa e nem conseguimos distinguir a água, a areia e a tonalidade certa. Quando se aproximar, verá centenas de flamingos! Como estes animais vivem em grandes grupos, vai poder presenciar uma grande azáfama entre eles. Muito barulho – e muito alto – sempre a esvoaçar em grupo, formando um V no ar, e os seus banhos de lago. Bem, um dia normal, na vida destas centenas de flamingos. Ao largo, também costumam aparecer rinocerontes para lhe dar um olá.

Masai Mara

Masai Mara

Ao chegar a Masai Mara, verá uma vista infinita de uma savana digna de um filme. Até se vai sentir no cenário de África Minha, com Meryl Streep e Robert Redford! Aqui, a imagem e a excitação de ver os animais no seu habitat natural é única. Os dias são compostos por visitas aos animais e às aldeias Masai, e, ao anoitecer, tudo isto ganha uma magia ainda mais especial! Os sons transformam-se noutra melodia. As manadas dirigem-se para os bebedouros naturais para se refrescarem e os felinos preparam-se para as caçadas.

Viva uma experiência completamente imersiva

safari no quénia: sugestões para uma experiência inesquecível

Num safari, as noites são escuras, no entanto, o brilho das estrelas dá o toque perfeito ao céu que o torna claro! Por isso, depois de jantar, instale-se à beira de uma fogueira e desfrute do ambiente com um chá ou café local. Feche os olhos e simplesmente ouça tudo com muita atenção! Ao longe, um rugir de um leão, a risada de uma hiena ou até os babuínos! Aproveite para conhecer as histórias dos que fazem consigo o safari e todas as curiosidades sobre a comunidade local. Quer uma dica extra? Crie um diário de viagem! Diariamente, relate no papel tudo o que viu, ouviu e, sobretudo, sentiu e faça desta viagem uma verdadeira imersão na natureza e na cultura africana.

Fazer um safari no Quénia é, sem dúvida, uma experiência única que merece ser relembrada ao pormenor. No entanto, sabemos que não é fácil planear a aventura de viajar até África sem nenhuma orientação. Por isso, antes de realizar a experiência da sua vida de fazer um safari pelo Quénia peça ajuda aos nossos especialistas. São vários os que são verdadeiros experts na temática dos safaris e que farão de tudo para lhe proporcionar uma viagem absolutamente marcante!