Top 5 mercados de Páscoa na Europa
Quando pensamos em mercados temáticos, naturalmente que pensamos sempre no mesmo tema: mercados de Natal! As luzes, os aromas que enchem o ar, a magia que se espalha pelas ruas… Os famosos mercados de Natal conquistam qualquer um. Mas há outra época do ano que merece tanto destaque quanto o Natal: a Páscoa! É que ainda por cima, a Páscoa coincide com a chegada da primavera, fazendo deste um motivo mais do que óbvio para celebrar. Para quem adora explorar novas culturas e tradições, os mercados de Páscoa são uma excelente desculpa para marcar uma viagem e conhecer um novo destino ou até revisitar um que já conheça. Por isso mesmo, hoje damos-lhe a conhecer o top 5 de mercados de Páscoa da Europa, para que comece já a preparar-se para viver esta época em grande!
Viena, Áustria

Se há cidade que sabe como celebrar a Páscoa à grande, essa cidade é Viena! Na verdade, estes mercados de Páscoa são quase uma extensão dos mercados natalícios, mas com um – grande! – toque primaveril. São vários os mercados espalhados pela cidade, mas o mais famoso é o mercado de Schönbrunn, que acontece junto ao palácio. Por toda a parte verá decorações alusivas ao tema, inúmeras atividades para miúdos e graúdos, música e imensos, mas mesmo muitos, ovos decorados à mão. Na verdade, em Freyung encontra a maior torre de ovos da Europa, construída com mais de 40 mil ovos da Páscoa.
Praga, Chéquia

Nenhuma lista de mercados de Páscoa estaria completa sem mencionar Praga. A capital checa é conhecida pelos seus mercados de Natal, mas os de Páscoa também não ficam mesmo nada atrás! Os vários mercados espalham-se pela Praça da Cidade Velha e pela Praça Venceslau, criando um ambiente festivo irresistível que, tal como noutras cidade, celebra a Páscoa e a chegada da primavera. Entre os destaques estão os ovos de Páscoa pintados à mão e as marionetas típicas checas. Já pela gastronomia, é impossível resistir ao trdelník, um doce em forma de espiral coberto de canela e açúcar.
Colmar, França

A famosa cidade que parece retirada de um conto de fadas, Colmar, também na altura da Páscoa dá que falar. As ruas pitorescas enchem-se de decorações temáticas e as várias bancas voltam a espalhar-se pelo centro histórico. A “Fête Le Printemps”, como é chamada, celebra não só a Páscoa, mas também o regresso da primavera e divide-se por dois locais: Place des Dominicains e Place de l’Ancienne Douane. A gastronomia é um dos grandes destaques, com bancas recheadas de queijos regionais, vinhos da Alsácia e doces tradicionais como o lamala, um bolo em forma de cordeiro.
Zagreb, Croácia

Durante a época pascal – uma das festividades religiosas com mais importância na Croácia – a capital transforma-se totalmente. Zagreb é um destino surpreendente e o mercado de Páscoa é uma verdadeira celebração das tradições croatas. Decorações floridas e ovos gigantes pintados à mão estão espalhados por todo o lado e dentro das igrejas é possível a assistir a espetáculos musicais religiosos. A Praça Ban Jelačić torna-se o epicentro da festa, com bancas de artesanato, doces tradicionais e muita música ao vivo. Apenas a 60 km de distância, pode também visitar a quinta da família a Salaj, onde encontrará inúmeras decorações e atividades ligadas à Páscoa.
Craiova, Roménia

Apesar de não ser uma cidade muito conhecida, Craiova é uma verdadeiro tesouro escondido. Durante a Páscoa, a cidade romena destaca-se pelo grande mercado que junta e celebra o melhor da cultura, tradição e espírito de comunidade romeno. Por aqui, é possível encontrar bordados tradicionais, cerâmicas pintadas e os famosos ovos decorados à mão, uma tradição muito antiga do país. Para adoçar a alma, não pode faltar os tradicionais cozonac, uma sobremesa pascal recheada com nozes e cacau.
A Páscoa não tem de ser uma época para celebrar fechado em casa. Antes pelo contrário! É cada vez mais comum aproveitar esta época para viajar – seja em família, com amigos ou até sozinho. Os mercados de Páscoa dão uma ajuda na hora de escolher o destino, uma vez que são a oportunidade ideal para conhecer um lado diferente da Europa, com toda a alegria da festividade e já carregado de cores primaveris. Agora que já conhece o top 5 dos mercados de Páscoa na Europa, a decisão está nas suas mãos. Nesta Páscoa, está pronto para embarcar numa aventura?