Lifestyle

5 maravilhosas razões para viajar com crianças

Share this post

Viajar com crianças é um tópico que tem vindo a dividir opiniões. Se há quem relembre as dificuldades logísticas de viajar com um ser mais pequeno, também há quem defenda os benefícios que estas experiências podem ter no futuro deles.
E são muitos.

Neste artigo fique a conhecer 5 razões para levar os seus filhos, sobrinhos ou netos a viajar muito brevemente consigo.

1 – Melhora a capacidade de adaptação

É usualmente partilhado que as crianças precisam de rotinas – na alimentação, nas atividades, na hora de dormir. No entanto, também é importante flexibilizar algumas dessas mesmas rotinas, algo que é colocado à prova numa viagem, já que o dia a dia se altera de uma forma considerável. Esta flexibilidade ajuda a promover uma maior capacidade de adaptação a diferentes contextos e situações. Uma competência extremamente importante e que deve ser desenvolvida desde tenra idade.

2 – Contacta com a diversidade que o mundo tem

As crianças são seres curiosos por natureza, sendo que esta curiosidade é uma caraterística muito positiva e que deve ser alimentada. Ora, nada melhor do que uma viagem – com novas paisagens, comportamentos, estilos arquitetónicos, sons e sabores – para aguçar os sentidos das crianças. Esta é uma forma de ampliar o mundo delas, mostrando que este é bem maior do que a sua cidade natal.

Por vezes a experiência pode tornar-se mais desconfortável, pelo choque cultural envolvido. Se acontecer, não reprima esse momento. Esta é uma excelente oportunidade para os pais esclarecerem algumas situações, explicando-as de uma forma natural e assertiva (por exemplo, o facto de em certos países as crianças trabalharem). É a aprendizagem a acontecer “ao vivo e a cores”.

3 – Coloca os conhecimentos à prova

E por falar em aprendizagem, também os conhecimentos aprendidos na escola ganham destaque numa viagem. De acordo com a idade da criança poderão surgir muitos assuntos relacionados com a matéria aprendida nas aulas. Por exemplo, poderá testar os conhecimentos de História numa viagem a Paris ou de Geografia num passeio ao Açores. Ou até mesmo incentivar o seu filho a comunicar em inglêsnuma ida a Londres.

Se o seu filho for bebé, pode experimentar explorar as cores e os sons. Com um pouco de criatividade vai ver que existe muito para aprenderem juntos.

4 – Ajuda as crianças a serem mais confiantes

Em viagem é natural que surjam imprevistos e por vezes algumas dificuldades. Faz parte. No entanto, é a forma confiante e paciente como ultrapassa essas dificuldades que pode ajudar a transformar uma experiência menos agradável em algo positivo (quiçá uma aventura).

Este tipo de experiências é extremamente valioso para as crianças desenvolverem a sua auto-confiança.

5 – Promove a união entre a família

Por fim, não podíamos deixar de falar do impacto positivo que tem junto da família como um todo. Esta é uma oportunidade de passar tempo de qualidade com os seus filhos, com atividades diferentes para lá das que marcam a rotina. Além disso, as diversas experiências em comum aproximam os elementos da família e fazem com que tenham mais histórias para contar (e relembrar um dia mais tarde).

Viajar em família é viver a experiência através dos seus olhos e também dos olhos dos mais pequenos.

Uma experiência que tem tanto de fascinante como de enriquecedora. Nestas férias já sabe: ofereça mundo ao seu filho. Uma oferta para a criança do presente e para o adulto do futuro.

Artigos relacionados