6 mistérios e curiosidades da Ilha de Páscoa

Top Atlântico / Atualizado a

Visitar a Ilha de Páscoa, parte integrante da Polinésia Oriental, é embarcar numa jornada feita de diversos mistérios. E não é de admirar, se tivermos em conta que o ex-líbris deste local são os seus estranhos gigantes de pedra. Fique connosco e conheça 6 mistérios e curiosidades da Ilha de Páscoa.

mistérios e curiosidades da Ilha de Páscoa

A curiosidade é, assim, o grande sentimento que nos domina ao visitar a Ilha de Páscoa. E é exatamente pelo nome da ilha que começamos a explorar a nossa lista de curiosidade e mistérios.

1 – A origem do nome

mistérios e curiosidades da Ilha de Páscoa

Tudo se deve a Jakob Roggeveen, o navegador holandês que, em 1722, descobriu esta ilha vulcânica. Acontece que Jakob realizou este feito na véspera de Páscoa, batizando o local de acordo com a época em que o descobriu.

Já os locais ainda chamam a Ilha de Páscoa pelo seu nome original – Rapa Nui.

2 – Um dos locais mais remotos do mundo

mistérios e curiosidades da Ilha de Páscoa

A Ilha de Pascoa está rodeada pelo Oceano Pacífico e encontra-se localizada a 3.700 km de distância da costa oeste do Chile. De referir que só existe uma forma de a alcançar – de avião. Esse mesmo avião parte apenas de Santiago (capital do Chile) e tem 6 horas de duração. Apesar de ser um local remoto, ao chegar à ilha os turistas têm ao seu dispor bons hotéis, restaurantes e passeios organizados.

3 – Por que é as estátuas foram construídas?

mistérios e curiosidades da Ilha de Páscoa

Apesar de não existirem certezas absolutas, a razão mais aceite é que os moais (nome dado às estátuas) foram construídos em homenagem aos antepassados, governantes e ancestrais Rapa Nui de grande importância. Acreditava-se que estes teriam a capacidade de transmitir a sua “mana”, ou poder espiritual, pela população, protegendo assim a mesma.

É exatamente a questão da proteção que também explica a posição dos moais – de costas para o mar e de frente para o interior da ilha – tomando conta da aldeia e das suas gentes.

4 – Estas estátuas não são “só cabeça”

estátuas ilha de páscoa

Apesar dos viajantes se referirem carinhosamente aos moais como “as cabeças da Ilha de Páscoa”, atualmente sabemos que estas também possuem um tronco. A descoberta foi feita na altura das primeiras escavações, em 1914. Consegue imaginar a surpresa quando ao, ao escavar, encontraram a continuação da estátua, relevando assim o incrível tamanho destes personagens? Em média têm 4 metros de altura, pensando umas “pouquíssimas” 14 toneladas. Incrível!

5 – O episódio da orelha roubada

Este caso insólito aconteceu em 2008. Um turista finlandês decidiu levar “uma recordação” para casa, arrancando uma orelha a um dos moais. No entanto, um habitante local reparou no jovem turista a fugir com a orelha e relatou às autoridades, que acabaram, mais tarde, por o deter.

Dado este estranho incidente, atualmente existe um controlo reforçado sobre o acesso de turistas.

6 – Os ratos podem estar na origem da queda desta civilização

ratos ilha de páscoa

Segundo esta teoria, tudo começa com o derrube de imensas árvores para limpar a terra, fazer canoas e, quem sabe, transportar os moais. Isto foi uma autêntica “estrada livre” para os ratos polinésios que vieram com as primeiras canoas. Sem predadores naturais e sem árvores, estes começaram a comer os seus brotos, impedindo que novas árvores crescessem.

Assim, sem árvores de fruto, as pessoas começaram a ficar sem alimento, prejudicando todo o ecossistema da ilha.

vacas de pasto, ilha de páscoa

E assim terminamos os mistérios e curiosidades sobre uma ilha verdadeiramente fascinante. Ideal para quem gosta de mistérios e locais bonitos.