Destinos / Lifestyle

7 atrações para descobrir o lado genuíno de Cuba

Share this post

A maior ilha da América Central é um destino que facilmente nos encanta. Cuba mantém-se fiel à sua identidade e, mesmo com o turismo a crescer mais livremente, continua a fazer-nos sentir que estamos a partilhar da sua história. Os edifícios coloniais, os carros clássicos que são autênticas relíquias, as fábricas de charutos, a hospitalidade das gentes que abrem as portas de casa para receber turistas, o sol e as praias de areia branca, a gastronomia, a música e a Salsa, o mais conhecido estilo de dança cubano. Tudo o que nos atrai para umas magníficas férias num ambiente diferente.

HAVANA

A capital de Cuba é também uma das cidades mais charmosas que irá conhecer nesta viagem. Havana é um misto entre passado e presente, entre bairros com ruelas como Vieja Havana e recentes avenidas largas como Miramar, entre um cenário colonial e um ambiente tropical, ou até mesmo romântico.

Se for com a família, saiba que é bastante seguro e nesse caso recomendamos uma ida ao Parque Lenin. A cerca de 25 quilómetros a sul da cidade, é um encontro entre a natureza, a cultura e a diversão, ideal para fazer um piquenique, passear a cavalo, andar em montanhas-russas, ver um zoológico, nadar nas piscinas e muito mais. Seja pelos exemplares de arquitetura, as mansões, os museus, os castelos e catedrais, ou pela vertente cultural mais ligada à dança, teatro, música, Havana tem muito para oferecer.

TRINIDAD

Um grande exemplo do quanto Cuba se mantém genuína é Trinidad, considerada Património Mundial da UNESCO desde 1988 ou não fosse a mais bem preservada cidade colonial das Caraíbas.

Foto: ©Silvan Rehfeld

Um estatuto que lhe foi reconhecido pelo centro histórico, os monumentos, os palácios e as praças, os museus, as casas em variados tons, a praia Ancon com cinco quilómetros de areia fina e água azul-turquesa, e ainda o Valle de los Ingenios. Uma série de três vales que se estendem ao longo de 12 quilómetros perto da cidade de Trinidad, onde era produzido açúcar entre os séculos XVIII e XIX.

Foto: cubaconecta

VIÑALES

De uma enorme beleza natural, Viñales tornou-se conhecida pelos seus museus e o Jardim Botânico, entre outras atrações. Localizada a oeste de Havana, esta cidade rural tem um vale considerado Património Mundial da UNESCO onde existem plantações de tabaco e fabrico de charutos, trilhos pedestres, cavernas e a possibilidade de fazer passeios a cavalo ou até escalada. Além disso, está rodeada por montanhas e cúpulas de calcário que se elevam até 300 metros, denominadas de mogotes. Um cenário onde predomina o verde, como se pode ver.

CAYO JUTÍAS

De Viñales é possível percorrer cerca de 65 quilómetros por terra até Cayo Jutías, uma das inúmeras pequenas ilhas existentes em Cuba, chamadas de Cayos. A praia de Jutías é bastante tranquila, de areia branca e água transparente onde pode fazer snorkeling para observar corais de perto. Um pequeno paraíso de uma enorme beleza ainda intacta. Vai simplesmente adorar!

Foto: ©salomeileache

Cayo Coco, Cayo Guillermo e Cayo Santa Maria têm igualmente praias fabulosas que merecem uma visita. Fica a dica.

SAN JUAN DE LOS REMEDIOS

Situada no centro da ilha de Cuba, perto da costa e dos Cayos, San Juan de los Remedios é outra pequena cidade cubana que revela muito da identidade do país. Aqui, cada praça e monumento revela os 500 anos de história desde a sua fundação. Por outro lado, a música e a dança ocupam um lugar de destaque neste local de gentes alegres, onde ainda é feita a celebração bianual da Parranda, uma espécie de carnaval cubano. Uma visita imperdível.

Foto: CDN

CIENFUEGOS

Apesar de ser a província mais pequena de Cuba, Cienfuegos ou “Pérola do Sul” como é conhecida, tem um centro histórico interessante de conhecer e um porto de onde é feita a maioria das exportações de açúcar da ilha. Um passeio leva-nos a conhecer uma arquitetura mais influenciada pelos franceses, em especial na praça central de seu nome Parque Jose Martí. Para ver tem ainda palácios, uma catedral, teatro e arco do triunfo.

Foto: Pé na estrada cabeça na lua

A cerca de 18 quilómetros do centro de Cienfuegos, aproveite para conhecer a paradisíaca Playa Rancho Luna.

Foto: Pé na estrada cabeça na lua

VARADERO

Começámos por Havana e terminamos em Varadero, onde se encontram praias fabulosas ao longo de 20 quilómetros e apenas a duas horas da capital. A areia é branca e fina. As águas ora parecem verdes ou azuis, mas sempre com uma temperatura amena, tornando-se o spot ideal para fazer mergulho ou snorkeling, mas principalmente para relaxar.

Em Varadero visite os mercados, o Parque Nacional Península de Zapata, as grutas e lagoas, e desfrute da animação noturna tão característica das cidades cubanas. Um local que vai completar a sua viagem a Cuba e fazer deste destino uma referência para as férias.

QUERO MUITO IR A CUBA

Artigos relacionados

4 cidades lá fora onde ir no feriado de 15 de agosto