7 curiosidades para quem adora viajar de avião

Top Atlântico / Atualizado a

Viajar de avião é, para muitas pessoas, só um meio de transporte para chegar rapidamente a um lugar longínquo. Mas também pode significar ir de férias, ir em trabalho numa missão especial e uma forma de chegar a familiares que moram noutro país ou cidade.

Seja como for, já todos terão decerto questionado o quão é seguro andar de avião, entre outras dúvidas que surgem com o tempo, mas que nunca há coragem de averiguar.

Hoje iremos desvendar algumas dessas questões em forma de curiosidade.

1. Um avião voa só com um motor?

Considerando que o avião é o transporte aéreo mais seguro do mundo, é de esperar que esteja preparado para lidar com imprevistos. Voar apenas com um motor a funcionar, em caso de avaria do outro, é possível e foi mais que testado nos aviões comerciais. Na realidade, caso falhem os dois motores, um avião aguenta planar durante cerca de 70 km.

viajar de avião

2. Existe um lugar que é mais seguro?

Embora não hajam certezas sobre este tema, tudo aponta para que os lugares mais seguros sejam os do meio e próximos das asas.

viajar de avião

3. Por que razão apagam as luzes na aterragem?

Embora possa parecer que se trata de poupança de energia, na verdade as luzes baixam de intensidade ou são mesmo apagadas durante a aterragem para habituar os olhos à “escuridão”. E porquê? Para o caso do avião ser evacuado numa emergência e a visão dos passageiros poder estar mais habituada ao escuro.

4. Beber álcool num voo, sim ou não?

O consumo de álcool não é proibido, mas convém alguma moderação. Isto porque os passageiros devem estar sóbrios aquando uma situação de emergência, sendo que existe ainda outro motivo: o consumo de bebidas alcoólicas no ar pode causar alguma desidratação.

viajar de avião

5. É mesmo preciso desligar o telemóvel?

Já todos conhecemos a regra de desligar o telemóvel ou outros aparelhos eletrónicos, na descolagem e aterragem do voo, falta entender o porquê? Embora o avião possa obviamente voar, a razão do pedido é para impedir que as ondas de rádio emitidas interfiram na comunicação do avião, em particular no painel do piloto.

viajar de avião

6. As máscaras de oxigénio funcionam?

Quantos de nós terão perguntado a si mesmo se as máscaras de oxigénio estão sempre operacionais? Por um lado, pode ficar descansado porque em caso de acidente, elas vão mesmo “cair ao seu colo” para serem usadas. Por outro lado, só duram 15 minutos, sendo por norma o suficiente até o avião alcançar uma altitude mais baixa e não ser mais preciso usá-las.

cockpit avião

7. Quais os “poderes especiais” do piloto?

Até onde pode um piloto pode intervir caso surja algum problema com um passageiro, mesmo antes do avião descolar? Bem, pode simplesmente recusar-se a deixar que essa pessoa embarque.

Na realidade, o piloto tem autoridade máxima assim que as portas se fecham. Outro “poder especial” tem a ver com a alimentação e que consiste em ter direito a refeições diferentes das dos passageiros para evitar quaisquer contaminações na comida. Afinal, é a única pessoa que sabe como fazer um avião aterrar, certo? Boas viagens!