8 locais espetaculares que inspiraram filmes da Disney

Top Atlântico / Atualizado a

A Disney, juntamente com os seus filmes, é especialista em fazer-nos sonhar com mundos fantásticos e personagens singulares. No entanto, realidade e ficção por vezes fundem-se. E é exatamente em monumentos e paisagens reais que muitos dos filmes de animação da Disney vão beber inspiração. Fique a conhecer os locais espetaculares que inspiraram os filmes da Disney.

1 – Aladino (Taj Mahal, India)

locais espetaculares que inspiraram filmes da Disney: Taj Mahal, India

Agrabah, assim se chama a cidade recheada de mistério e encanto que serve de palco ao popular filme Aladino. Em Agrabah o palácio salta à vista e não é de estranhar, visto este ser inspirado no grandioso Taj Mahal.

O Taj Mahal é, na verdade, um mausoléu em homenagem a um rainha falecida. Curiosamente, também no filme a rainha do sultão faleceu.

2 – Up (Angel Falls, Venezuela)

locais espetaculares que inspiraram filmes da Disney: Angel Falls, Venezuela

Sobre as Angels Falls, Pete Docter, realizador de Up, disse o seguinte: “My feeling is that the location is also a character in the movie” (O que eu sinto é que o local é também um personagem do filme). Esta frase espelha bem a importância deste cenário.

As Angels Fals acabaram por entrar no filme como um dos locais da bucket list do personagem principal. É um local verdadeiramente especial!

3 – Brave-Indomável (Eilean Donan Castle, Escócia)

locais espetaculares que inspiraram filmes da Disney: Eilean Donan Castle, Escócia

Brave-Indomável é uma história feita de mitos, lendas e paisagens espetaculares. Como tal, nada melhor do que as Highlands, na Escócia, para servir de pano de fundo a este filme de animação.

Foi a primeira vez que a Disney Pixar trabalhou em conjunto com um órgão de turismo (VisitScotland). Desta parceria resultou uma reprodução fiel das Highlands em formato de animação. Assista e deslumbre-se.

4 – À Procura de Nemo (Porto de Sydney, Austrália)

locais espetaculares que inspiraram filmes da Disney: Porto de Sydney, Austrália

Em “À Procura de Nemo”, o dentista P.Sherman tem o seu consultório na Rua Wallaby Way, nº 42. Apesar desta morada ser fictícia, o retrato do Porto de Harbour é uma excelente réplica do original.

5 – Mulan (Cidade Proibida, China)

locais espetaculares que inspiraram filmes da Disney: Cidade Proibida, China

No filme Mulan, a Cidade Imperial é a casa do Imperador da China. Tanto o palácio, como os seus portões foram inspirados na Cidade Proibida de Pequim. Em tempos – até 1912, para sermos exatos – também os imperadores chineses viviam aqui. Agora, é património UNESCO e um museu de arte.

6 – Hercules (Grécia)

Grécia

São vários os pontos em comum entre o filme e a Grécia. A Ilha de Phil é inspirada na ilha de Rodes, inclusivamente em algumas cenas conseguimos visualizar o Colosso de Rodes.

Além disso, os entusiastas da arquitetura provavelmente perceberão as semelhanças com as estruturas clássicas da Grécia Antiga, como o Teatro Antigo de Epidauro, a Acrópole ou o Templo de Zeus.

7 – A Pequena Sereia (Castelo de Chillon, Suíça)

Castelo de Chillon, Suíça

O bonito castelo do príncipe Eric foi inspirado no Castelo de Chillon, junto ao lago de Genebra. Este monumento tem as suas origens no Império Romano e parece mesmo ter saído diretamente de um conto de fadas.

8 – Pacha e o Imperador (Machu Picchu, Peru)

locais espetaculares que inspiraram filmes da Disney: Machu Picchu, Peru

A vila de Pacha – o personagem que dá nome a este filme de animação – foi inspirada no super conhecido Machu Picchu. Esta é, sem dúvida, a grande atração turística do Perú e um símbolo da criatividade e engenho do Império Inca.

Castelo Disney

E foi desta forma que terminámos uma volta ao mundo pelos encantos da Disney.

Se for um apaixonado pela 7ª arte temos mais uma sugestão para si: 6 filmes sobre viagens que o vão fazer viajar no sofá. Bons filmes!