Lifestyle

Algumas das tradições de Natal mais curiosas no mundo

Share this post

Na época mais mágica do ano, fomos conhecer algumas das tradições natalícias mais originais no mundo.

Provenientes de diferentes culturas, alguns rituais vão muito além da árvore ou da figura do Pai Natal, das luzes decorativas ou dos presentes. Vamos conhecê-las?

Áustria

Na Áustria, o Krampus é uma figura mítica conhecida entre as crianças, já que se trata de um “demónio do Natal” que castiga os meninos mal-comportados. Ninguém ficará indiferente a esta personagem, isso é certo!

França

Em França, acredita-se que esta quadra é uma oportunidade para fazer as pazes. Assim, no dia 25 de dezembro, visitam a casa das pessoas com quem querem fazer as pazes, para se reconciliarem. Uma tradição de paz e verdadeira harmonia.

Holanda

Ao contrário da imagem do Pai Natal a voar pelos céus num trenó para entregar os presentes, na Holanda ele surge montado a cavalo e carrega consigo um livro com a lista de todas as crianças holandeses. Diz a tradição que na noite de 5 de dezembro, elas deixam um sapato na lareira com uma recompensa para o cavalo e o próprio velhinho, chamado Sinterklaas.

Itália

Em Itália, a entrega dos presentes é feita pela Befana, uma bruxa que viaja na sua vassoura e faz parte do imaginário dos italianos há muitos anos. Aos meninos bem-comportados, ela deixa um presente na meia pendura na lareira, entre o dia 5 e 6 de janeiro, mas aos mal-comportados deixa carvão.

México

No México, país que já nos habituou à tradição do Dia dos Mortos, o dia 23 de dezembro em Oaxaca é marcado por um ritual fora do contexto habitual. Intitulada de “Noite dos Rabanetes”, as famílias juntam-se para esculpir imagens natalícias em rabanetes que são depois expostos no centro da cidade.

Portugal

Em Portugal, além dos habituais rituais da árvore de Natal, o presépio e a entrega dos presentes à meia-noite, existe uma tradição antiga que se perdeu no tempo. Na noite da consoada, é deixado um lugar vazio na mesa destinado aos espíritos dos entes queridos já falecidos. Acreditava-se que, na noite de 24, eles viriam juntar-se à celebração em família.

Reino Unido

De Inglaterra, chega-nos a tradição do beijo em baixo do azevinho. Surgido no século XVIII, os ingleses acreditavam que este ritual dava sorte. Atualmente, existem mais países que o praticam, como a Alemanha.

Venezuela

Na Venezuela, as manhãs das famílias são passadas a patinar. É verdade, isto acontece na semana anterior ao Natal, mas na véspera da grande noite chegam mesmo a ir à missa de patins.

 

Tradições e rituais à parte, uma coisa é certa: não podem faltar presentes e nada como ir a um Mercado de Natal para encontrar o que de mais original se faz, um pouco por todo o país e na Europa.

PESQUISAR VOO+HOTEL PARA VISITAR MERCADOS DE NATAL

Artigos relacionados