As 7 construções mais surpreendentes do mundo

Top Atlântico / Atualizado a
A criatividade não conhece limites. Exemplo são as construções de arquitetura contemporânea, pioneira a desafiar o óbvio e a surpreender-nos com as suas formas ousadas e aparentemente impossíveis.Mais do que construções, são verdadeiras obras de arte que se têm vindo a tornar pontos turísticos por excelência.

Grande Teatro Nacional – Pequim, China

Conhecido como o Ovo Gigante, eis o colossal Grande Teatro Nacional de Pequim. A sua abóbada, com uma circunferência de 212 metros, domina a paisagem envolvente e transmite uma sensação de imponência indescritível. Esta obra foi criada por Paul Andrew, arquiteto francês, e é conhecida por albergar uma ópera, sala de concertos e um teatro.

Capital Gate – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Na capital dos Emirados Árabes Unidos há um edifício que se destaca. O Capital Gate prende o olhar seja pela sua inclinação, que lhe valeu a entrada para o livro dos Records do Guiness como a torre mais inclinada do mundo (mais do que a Torre de Pisa), e pela sua fachada impressionante feita de aço e vidro. Ao todos são 35 andares de uma identidade muito própria.

Escola de Arte, Design e Media – Singapura

A realidade e o sonho fundem-se neste edifício sustentável. Telhados verdejantes, fontes no coração da escola, e um sistema de irrigação ativado pelo clima (de forma a economizar água e luz) são algumas das maravilhas que se pode encontrar neste modernoe premiado edifício.Uma construção a pensar no futuro, dos que lá estudam e de todos nós.

Casas Krzywy Domek – Sopot, Polónia

Casa torta, assim é a tradução para português desta construção polaca que parece ter sido retirada de um quadro surrealista. Ao olhar cria-nos uma sensação de que vai ruir ou derreter a qualquer momento, mas a verdade é que este edifício está bem firme, fazendo parte do complexo de um shopping em Sopot. Além disso, é também o lar de um dos mais famosos bares da região, o Wonky Pub. A visita é, por isso, obrigatória.

Casa do Penedo – Fafe, Portugal

construções modernasPortugal também tem lugar no pódio, com a Casa do Penedo. Esta é considerada das casas mais estranhas do mundo pela forma como a construção humana e a naturezase fundem num só. A família portuguesa que construiu esta casa, em 1972, procurou aproveitar as quatros colossais rochas para servir de estrutura à habitação, criando assim um local de profunda comunhão com a natureza.Por fim, temos ainda boas notícias: é possível visitar a Casa do Penedo e usufruir das várias experiências que possuem.

Edifício Deslizado – Kent, Inglaterra

construções modernasÉ impossível não ficar intrigado com esta obra do britânico Alex Chinneck. Um edifício aparentemente normal, de uma pacata rua de Kent, não fosse o efeito deslizante dar sensação que a fachada derreteu. O efeito foi tão avassalador que a janela do 1º andar se encontra totalmente na horizontal. Falta saber se efetivamente alguém habita esta extraordinária casa.

Centro de Heydar Aliyev – Baku, Azerbaijão

construções modernasEste edifício é um ícone em Baku, seja pela importância cultural do próprio centro, seja pela forma como se insere na paisagem da capital do Azerbaijão. Colossal e surreal são dois dos adjetivos que lhe podem ser aplicados. Mas há mais. Há quem diga que o edifício parece uma baleia, um glaciar ou um terminal de aeroporto. De uma coisa temos a certeza, ninguém lhe consegue ficar indiferente.construções modernasSejam obras-primas naturais ou feitas pela nossa mão, o Mundo conta com incontáveis encantos. Se quiser ficar a conhecer estas obras em primeira-mão, vejas as oportunidades que temos no nosso site ou, caso prefira, entre em contacto diretamente com um dos nossos colaboradores.