Descubra 7 super destinos que podem deixar de existir brevemente

Top Atlântico / Atualizado a

O mundo é um local maravilhoso e bastante precioso. Locais que são ao dia de hoje fantásticos destinos turísticos, como as Maldivas, ou diversas ilhas do pacífico, são destinos que podem deixar de existir brevemente.

destinos que podem deixar de existir brevemente

É preciso cada vez mais reconhecer e respeitar a beleza destes destinos e que, como tal, merece ser cuidada e preservada. Por cada um de nós: locais e turistas!

Muralha da China

Muralha da China

Uma das 7 maravilhas do mundo moderno pode estar em risco de ver a sua estrutura ameaçada. A razão é simples. Devido aos quase 9 mil quilómetros de extensão, torna-se impossível fazer uma fiscalização intensa em todo o perímetro. Isto faz com que a venda ilegal de tijolos aos turistas, em jeito de lembrança, ponha em risco este monumento. Portanto, não se esqueça: se for à Muralha da China não adquira estes souvenirs por mais curiosos que possam parecer. Simplesmente desfrute de estar num local imenso e grandioso, como nenhum outro.

Fiji

Fiji

Por aqui já falámos um pouco das Ilhas Fiji e do povo fantástico que habita estas ilhas do Pacífico. No entanto, este paraíso na terra está a ser ameaçado pela subida do nível do mar. Sabe-se que nas últimas décadas algumas vilas têm perdido entre 15 a 20 centímetro de costa (The World Bank) e em 2050 prevê-se que chegue mesmo a um aumento de 43 centímetros.

Grande Barreira de Corais (Austrália)

Grande Barreira de Corais (Austrália)

Se nunca ouviu falar da Grande Barreira de Corais da Austrália, não deixe de ir ver algumas fotografias. É uma imensa (e maravilhosa) faixa de corais composta por 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral. Um espetáculo vivo!

Acontece que cada vez está menos vivo. O aumento da temperatura, juntamente com a poluição dos oceanos, está a fazer com que as cores intensas dos corais se estejam a apagar e sabe-se também que cerca de metade dos mesmos têm vindo a morrer nos últimos 25 anos (CoralCoE).

Mar Morto (Israel e Jordânia)

Mar Morto (Israel e Jordânia)

Apesar de apelidado de Mar Morto, falamos, na verdade, de um lago. Um lago incrível e único devido à sua elevada concentração de sal que nos faz boiar sem qualquer esforço. Além disso, tem propriedades terapêuticas, graças aos minerais que aqui se encontram.

É uma experiência memorável, sem dúvida. No entanto, deve ser em tudo preservada e respeitada. O nível de água do lago está a diminuir consideravelmente devido às mudanças climáticas e ao consumo de água pelos países mais próximos, como Israel, Jordânia e Síria.

Maldivas

Maldivas

Há destinos que não necessitam de apresentações. As Maldivas são certamente um deles. No entanto, o que torna este destino de águas cristalinas um oásis turístico é também o que pode levar ao seu fim. Falamos das águas ao nível dos bungalows, uma imagem idílica, mas problemática.

Entre as mais de mil ilhas, 80% delas estão apenas a um metro acima do nível do mar. Com o aquecimento global, e o sucessivo aumento do nível do mar, estima-se que as Maldivas possam inclusivamente desaparecer nos próximos 100 anos.

Floresta Amazónica

Floresta Amazónica

A situação na Amazónia merece a atenção de todos nós. A maior floresta tropical do mundo, morada de tantas espécies e cujas árvores desempenham um papel-chave na redução dos níveis de poluição, está a ser ameaçada há muito tempo. O desmatamento de mata para dar lugar a plantações e criação de gado é uma constante. Simultaneamente, o povo indígena tem vindo a perder a sua casa e também a vida.

Ilhas Salomão

Ilhas Salomão

Mais uma vez a situação no Pacífico não é a mais favorável. As ilhas Salomão são o espelho do que se passa na região. Com quase 1000 ilhas e uma barreira de corais naturais, este arquipélago está a ser ameaçado pela subida do mar. Por exemplo, a capital Choiseul está apenas a dois metros do nível do mar. Devido a esta situação, está a ser construída uma nova cidade. No entanto, algumas ilhas do arquipélago já desapareceram e muitas vilas foram dizimadas.

O que é possível fazer?

destinos que podem deixar de existir brevemente

Esta é a boa notícia. Existem sempre coisas a fazer. No que toca ao turismo, gestos simples podem ajudar muito:

  1. Economize os recursos naturais – os recursos são finitos e em zonas em desenvolvimento são também escassos. Por isso procure poupar na água e eletricidade no alojamento que ficar hospedado.
  2. Prefira produtos e serviços locais – assim garante que mantém o lucro gerado no país e não em grandes redes comerciais estrangeiras.
  3. Leve consigo uma garrafa de água reutilizável.
  4. Leve sempre o lixo consigo e deposite-o em local próprio.
destinos que podem deixar de existir brevemente

Estas são apenas algumas dicas, mas existem muitas mais. Procure informar-se e ser um turista mais completo. Vai ver que será uma viagem ainda mais transformadora.