Descubra o que motiva o país mais feliz do mundo

Top Atlântico / Atualizado a

Ano após ano e desde 2012, as Nações Unidas têm elaborado inquéritos para descobrir quais os países com maiores níveis de felicidade. Trata-se do World Happiness Report e aplica-se a países de todo o mundo com base em critérios culturais e socioeconómicos como esperança de vida, PIB, ajudas sociais e generosidade, entre outros.

O curioso é perceber que desde o seu início, a lista do Top 10 tem sido quase sempre ocupada pelos mesmos países, como é o caso da Suíça que se tem posicionado nos primeiros lugares desde há alguns anos.

Mas, afinal, o que motiva este país a ser um dos mais felizes do mundo? Será o forte sentido de comunidade, a governação, ter das melhores pistas de esqui ou o delicioso chocolate?

país mais feliz do mundo

Embora os suíços sejam calmos e reservados, na verdade fazem parte de um país que proporciona excelentes condições para se ter uma vida confortável e em segurança, além de oferecer espaços exteriores que incentivam a uma vida saudável, alguns deles ainda selvagens.

Basta pensar nos lagos, nas montanhas e nas paisagens naturais deslumbrantes que se encontram num estado puro.

Listas e posições à parte, com este relatório pretende-se alertar para o facto da felicidade ser proveniente dos processos onde os cidadãos podem participar e contribuir, e não do produto final.

Outra importante conclusão é que a maior riqueza de todas não é material ou até mesmo relacionada com saúde, mas sim a qualidade das relações íntimas e sociais que temos ao longo da vida.

país mais feliz do mundo

Em suma, são as boas relações que nos levam a sentir as melhores sensações, elevando a nossa qualidade de vida e por conseguinte o nosso índice de felicidade. Se existe melhor forma de descobrir ou fomentar as relações humanas e ser feliz junto das pessoas que lhe são especiais, será decerto a viajar. Para qualquer lado do mundo, ou para a feliz Suíça.

país mais feliz do mundo